Ford Mustang Mach E custará menos de R$ 1.000 por cv

SUV cupê elétrico da nova família Mustang chega com 487 cv por R$ 486.000, querendo peitar elétricos de luxo
LF
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16.10.2023 às 10:00
SUV cupê elétrico da nova família Mustang chega com 487 cv por R$ 486.000, querendo peitar elétricos de luxo

A vida é uma questão de perspectiva. Vejamos o caso do Ford Mustang Mach E. Após muita promessa, o SUV cupê elétrico da nova família Mustang enfim chega ao Brasil por R$ 486.000. É um preço salgado, claro. Por outro lado, significa menos de R$ 1.000 por cavalo-vapor.

Isso porque o Ford Mustang Mach E será comercializado em configuração única de motorização e acabamento, GT Performance. São 487 cv de potência e insanos 87,7 kgfm de torque, o que lhe permite ir de 0 a 100 km/h em apenas 3,7 segundos, mesmo pesando mais de 2 toneladas. Sob esse prisma, nem parece tão caro assim.

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Ford Mustang Mach E: motorização e baterias

O Mustang Mach E já pode ser adquirido em qualquer uma das 110 concessionárias Ford no Brasil. Mas as entregas acontecem em um prazo de até 60 dias. Já a manutenção será feita em 50 pontos de venda e pós-venda especializados em veículos elétricos. Aliás, ele é o primeiro modelo elétrico com bateria (BEV) da marca a ser comercializado no Brasil.

Toda a cavalaria e torque são gerados por dois motores síncronos com ímãs permanentes, um sobre cada eixo. O conjunto de baterias, com 12 módulos de íons de lítio localizados no assoalho, tem 91 kWh e pesa 596 kg. Trata-se da opção com maior capacidade oferecida nos EUA. Rende 379 km de autonomia no PBEV (Programa de Etiquetagem Veicular) do Inmetro.

Como funciona a recarga do Ford Mustang Mach E

O Mustang Mach E permite recarga rápida do tipo DC (corrente contínua), com bocal Tipo 2, em velocidade de até 150 kW, o que permite a recuperação de 80% da carga em cerca de 40 minutos. De cortesia, traz um wallbox portátil AC (corrente alternada) de 7 kW, que possibilita o carregamento integral em 14 horas. Já um wallbox fixo de 11 kW pode ser adquirido como acessório.

Além disso, a Ford oferece em parceria com a EZ Volts um voucher de recarga rápida gratuita por 12 meses ou 950 kW, o que acontecer primeiro. Já o sistema FordPass Connect permite acompanhamento em tempo real do nível de carga e status da recarga, além de atualizações via nuvem do sistema de entretenimento, agendamento online de revisões e serviços leva-e-traz.

Quem são os rivais do Ford Mustang Mach E

Com o Mustang Mach E, o objetivo da Ford é encarar elétricos de luxo dos mais diversos, como o Porsche Taycan, o BMW i4, o Audi Q8 e-tron, o Volvo XC40 e o BMW iX3. E elétricos chineses como o BYD Tan? Na apresentação, eles foram ignorados pela empresa americana, que não os enxerga como rivais diretos.

Para brigar de frente com marcas premium estabelecidas, a Ford adotou com o Mach E a mesma estratégia do Bronco Sport: ele usa a grife Mustang como uma espécie de submarca. Tanto que quase não há emblemas do oval azul nem adornando a parte de fora da carroceria, nem dentro da cabine.

Como é o Ford Mustang Mach E

Com 4.743 mm de comprimento, 1.881 mm de largura, 1.623 mm de altura e impressionantes 2.984 mm de entre-eixos, o Ford Mustang Mach E é, ao mesmo tempo, um carro esguio como o próprio Mustang, porém largo e musculoso como um SUV. A receita desagradará muitos puristas, óbvio, mas está alinhada às demandas do consumidor moderno.

Desde o caimento cupê da carroceria até o desenho de faróis, grade e lanternas traseiras, o Mach E faz de tudo para emular o visual do Mustang original e se provar um membro legítimo da família. O porta-malas possui 541 litros de volume e há outros 139 litros disponíveis sob o capô dianteiro, no espaço que o motor elétrico deixa livre.

A presença de botões eletrônicos no lugar de maçanetas externas e os pneus de baixa resistência ao rolamento ajudam o elétrico a obter mero 0,292 de coeficiente de arrasto (Cx), número baixo para um SUV cupê de seu porte. Ao mesmo tempo, tem bons 20 cm de vão livre do solo na coluna B.

Ainda, o Mustang Mach E GT Performance conta com suspensões independentes nos dois eixos e amortecedores com o sistema Magneride, dotados de campo magnético para ajudar a controlar as oscilações da carroceria. A distribuição de peso é de 50:50.

Para aliviar peso, partes como a tampa do porta-malas e o aplique em preto brilhante que contorna o teto panorâmico e agrega o spoiler traseiro, formando o efeito de pintura bicolor, são feitos de termoplástico e polímero polipropileno, respectivamente.

Para parar o SUV cupê elétrico esportivo, freios esportivos Brembo trazem pinças de quatro pistões fixos à frente e um pistão deslizante atrás. São quatro modos de condução - Engage (Normal), Whisper (Escorregadio), Unbridle (Sport) e Unbridle extended (Sport+). Nos dois últimos, o condutor pode ativar um falso ronco de motor para ecoar dentro da cabine.

Quadro de instrumentos digital de 10,2 polegadas, iluminação interna ambiente com sete cores, sistema de som Bang&Olufsen com 560 Watts de potência (nove alto-falantes, subwoofer e amplificador de seis canais), bancos dianteiros elétricos com ventilação e aquecimento, volante aquecível, ar digital de três zonas e um nababesco teto panorâmico formam o pacote de conforto.

Na parte de segurança, o modelo conta com nove airbags (frontais, laterais, de cortina, laterais traseiros e de cortina do motorista), ACC (controle de cruzeiro adaptativo) inteligente com stop&go, frenagem autônoma emergencial à frente e à ré com detecção de pedestres e ciclistas, assistente ativo de permanência em faixa, alerta de ponto cego, alerta de tráfego cruzado, assistente de manobras evasivas e reconhecimento de sinais de velocidade.

Por fim, a central multimídia de 15,5 polegadas do Ford Mustang Mach E GT Performance traz Android Auto e Apple CarPlay sem fio, jogos, perfis personalizáveis e capacidade de aprendizagem de hábitos do condutor. Ademais, seis entradas USB tipo A ou C estão espalhadas por diferentes pontos da cabine.

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