Os 17 carros chineses que chegarão ao Brasil em 2024
Recentemente, a BYD lançou o tão aguardado Dolphin Mini no Brasil. Há pouco, a montadora chinesa também trouxe o BYD Tan, um SUV premium de sete lugares para brigar com Mercedes-Benz, Audi e BMW. Esse movimento de atuar em mercados tão distantes aponta para um cenário que vai muito além da montadora chinesa.
Esse ano deve ficar marcado, não só pela chegada, como o lançamento de diversas marcas e modelos chineses no Brasil. Além de BYD e GWM, outras marcas como Jaecoo e Omoda prometem fazer sua estreia no mercado automotivo nacional.
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Dessa forma, listamos alguns modelos que tiveram sua chegada confirmada, inclusive para esse primeiro semestre, além de outros que virão ou estão cogitados para a segunda metade de 2024.
Volvo
Volvo EX30
Você deve estar se perguntando o que uma montadora de origem escandinava (Suécia) está no início desta lista. Mas a Volvo agora pertence ao grupo chinês Gelly, mesmo conglomerado que vai trazer a Zeeker para cá.
Dito isso, o Volvo EX30 foi apresentado ainda ano passado no Brasil. Posicionado para ser o modelo mais em conta da marca, o SUV elétrico deverá ser lançado em maio deste ano, conforme apurado com concessionários.
São duas configurações de bateria, uma com 51 KWh e a outra com 69 KWh, o que oferece até 250 km e 338 km de autonomia, já no ciclo do Inmetro. Ambas possuem 271 cv de potência e 35 kgfm de torque, além de uma velocidade máxima de até 180 km/h.
Volvo EX90
Com seu lançamento adiado para este ano, o Volvo EX90 vai chegar como o topo da gama elétrica da montadora. O SUV vai se juntar ao já vendidos aqui XC40 e C40, ambos elétricos também.
A motorização do elétrico vai oferecer 517 cv de potência e 92,8 kgfm de torque, pois o SUV possui dois motores elétrico, um posicionado em cada eixo, o que garante tração integral. No ciclo WLTP, o EX90 te até 600 km de autonomia por conta do conjunto de baterias de 111 KWh.
BYD
BYD King
O sedan híbrido plug-in será o próximo lançamento da montadora chinesa no Brasil. Em conversa com a Mobiauto, o supervisor de Marketing de Produto da BYD, Natan Baranauskas, confirmou que o King chegará ainda nesse primeiro semestre.
Por aqui, o modelo chinês quer medir forças com o Toyota Corolla no segmento de híbridos. Ainda sem medições no ciclo do Inmetro, lá fora, o sedan faz até 26 km/l e possui uma autonomia de até 1.200 km.
BYD Song Pro
Também confirmado para o primeiro semestre à Mobiauto, o BYD Song Pro é um SUV médio do porte de Corolla Cross e Jeep Compass. O modelo chega para reforçar o catálogo da montadora chinesa ao lado do já presente por aqui Song Plus.
Para o Brasil, o SUV deverá ter um conjunto híbrido plug-in equipado com um motor 1.5 aspirado, combinado com outro motor elétrico. Ambos rendem 197 cv de potência.
BYD Shark
A picape elétrica da BYD pode mexer com o segmento aqui no Brasil. Batizada de Shark, a picape tem previsão de lançamento para o próximo mês de maio, no México, e deve chegar ao Brasil no fim deste ano ou mais tardar começo de 2025.
O que mais chama atenção na picape são seus dados de potência. Ainda sem a confirmação da montadora, o mais provável é que a Shark venha equipada com motor 1.5 térmico, que vai atuar com outros dois motores elétricos. Ambos rendem 480 cv de potência combinada.
GWM
GWM Haval H4
A Mobiauto já tinha confirmado que o Haval H4 será produzido pela GWM na planta de Iracemápolis (SP). O que ainda não está certo é quando o SUV será lançado por aqui. Existem chances de que o modelo chegue ainda este ano, mas o mais provável é 2025.
Inspirado no Jolion, o Haval H4 possui a mesma plataforma LMN do irmão Haval H6. Outra semelhança que pode ser replicada por aqui é o trem de força. Combinando o motor 1.5 a um motor elétrico, o SUV tem 243 cv de potência e até 54 kgfm de torque. O conjunto tem uma transmissão automatizada de dupla embreagem.
GWM Tank 400
Primeiro da linha Tank previsto para chegar ao Brasil, o SUV híbrido com cara de jipe tem mais em comum com Chevrolet Trailblazer e Toyota SW4. Ambos são derivados das picapes Poer, Chevrolet S10 e Toyota Hilux, respectivamente.
Com visual carregado de linhas bem demarcadas e formas mais angulosas, o Tank 400 é um híbrido plug-in. Seu conjunto motriz é composto por um motor 2.0 de 16v, que rende 255 cv de potência e 38,7 kgfm de torque. Outros dois motores elétricos entregam 163 cv. Combinados oferecem 408 cv de potência e 76,5 kgfm de torque.
GWM Wey 05
A linha Wey da GWM atua como marca do grupo GWM fora do Brasil, mas como aqui a dinâmica é diferente, o Wey 05 fará parte da linha da montadora chinesa dedicada ao segmento premium.
Conforme publicado pelo jornalista Guilherme Fontana, da Revista Quatro Rodas, o Wey 05 deve fazer sua estreia em terras brasileiras ainda este ano ou no começo de 2025.
JAC
JAC Hunter
O segmento de picapes médias é mais um nicho no radar da JAC Motors. Exemplo disso é que Sérgio Habib, presidente da SHC Motors, represente da JAC no Brasil, confirmou à Mobiauto a chegada da picape Hunter entre julho e agosto desse ano. O modelo terá versões a diesel e elétrica.
JAC QX
Assim como a BYD e a GWM, a Jac Motors também vai mirar o segmento de híbridos no Brasil. O modelo escolhido da marca para marcar presença é o JAC QX, um SUV híbrido que chegará para medir forças com o GWM Haval H6 e BYD Song Plus.
Em flagra da Mobiauto, o SUV foi visto já sem camuflagem, ou seja, em fase final de testagem. O SUV combina um motor 1.5 aspirado de 110 cv e 13,5 kgfm de torque a propulsores elétricos que rendem 204 cv e 30,6 kgfm de torque. Outro dado que chamou atenção é o consumo do JAC Qx, que é de 75,2 km/l. Ele pode rodar 120 km no modo elétrico graças a baterias de 21,68 kWh.
JAC Yiwei 3
Já lançado na China, o JAC Yimei 3 deve chegar em breve ao Brasil. O modelo que vem para brigar com GWM Ora 03 e BYD Dolphin tem até 330 km de autonomia, isso no ciclo de medição chinês. A marca chinesa ainda não confirmou qual trem de força vai equipar o hatch elétrico.
Zeekr
Zeekr 001
Aproveitando a onda de crescimento nas vendas de chineses no Brasil, a Zeekr deve chegar ao Brasil em breve. Seu primeiro lançamento tem tudo para ser ainda este ano com o Zeekr 001, um SUV elétrico cupê posicionado no mercado de luxo. A informação foi divulgada pela Revista Quatro Rodas ainda em 2023.
O nome da marca até pode soar distante, mas a montadora pertence ao grupo chinês Gelly, que também é dona da Volvo. O 001 inclusive já foi flagrado em testes pelo Brasil.
Na versão mais básica, o SUV é equipado com um motor elétrico que rende 272 cv de potência. Nas outras duas, são 543 cv de potência com dois motores elétrico um em cada eixo atuando combinados. A diferença entre as três versões está na autonomia, com 620 km, 585 km e 594 km respectivamente.
Zeekr X
Cotado para ser o primeiro produto da Zeekr no Brasil, o 001 deverá ter a companhia de outro modelo, o Zeekr X. Com um posicionamento voltado para brigar com Mercedes-Benz, BMW e Porsche, o Zeekr X tem em sua versão básica um motor elétrico posicionado na parte de trás o veículo. Ou seja, o SUV tem tração traseira e oferece 272 cv de potência.
Já na segunda configuração, para versões superiores, o SUV recebe outro motor na dianteira, o que rende 428 cv de potência combinados. Em termos de autonomia, o Zeekr X permite até 446 km de autonomia, isso no ciclo WLTP.
Omoda
Omoda C5
Apesar de também pertencer ao grupo Chery, a Omoda chega ao Brasil sem qualquer tipo de vínculo com o grupo Caoa. Um dos modelos que a montadora vai trazer ao país é o Omoda C5.
Diferente da configuração vendida na China, o SUV cupê deve ser vendido aqui com o motor 1.6 TGDi a gasolina com 187 cv de potência e 28 kgfm de torque, que vai atuar com motor elétrico composto por sistema de 48 v. Esse conjunto caracteriza o C5 como um híbrido leve.
Omoda 5 EV
Já no Brasil, inclusive com avaliação feita pela Mobiauto, o Omoda 5 EV é uma certeza de lançamento para este ano. No entanto, a Omoda ainda confirmou qual motorização elétrica vai equipar o SUV que será vendido por aqui.
Mas o SUV poderá ter duas opções de propulsores. A primeira possui 204 cv de potência e 35,7 kgfm de torque, enquanto a segunda tem 224 cv de potência e 40,7 kgfm. Vale lembrar que o modelo testado pela Mobiauto estava equipado com a última motorização citada.
Jaecoo
Jaecoo j7
Ao melhor estilo jipe, o Jaecoo J7 é um SUV híbrido que pretende medir forças com os já bem-posicionados no Brasil GWM Haval H6 e BYD Song Plus.
A marca chinesa ainda não confirmou qual motorização híbrida vai equipar o SUV. Na China, ele é equipado com motor 1.6 turbo e mais dois motores elétricos. Combinados, essas usinas rendem 197 cv de potência. São 1.200 km de autonomia e 100 km apenas no modo elétrico.
Jaecoo J9
Diferente do J7, o Jeacoo J9 é um SUV com dimensões de grande porte para levar até sete pessoas. São 4,82 metros de comprimento e 2,82 m de entre-eixos, maior que um Jeep Compass e bem próximo de um Tiggo 9.
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.