Flagra: JAC QX híbrido será rival de Song Plus e Haval H6 com consumo surreal

Marca chinesa tenta surfar a onda das rivais GWM e BYD
Renan Bandeira
Por
31.01.2024 às 16:20
Marca chinesa tenta surfar a onda das rivais GWM e BYD

O mercado brasileiro de carros está sendo invadido pelas marcas chinesas. Contamos nesta semana sobre as picapes que devem desembarcar por aqui e mostramos como os veículos chineses impulsionaram as vendas de elétricos no país. Vendo o sucesso de BYD e GWM em nosso mercado, a JAC Motors “desistiu” de vender veículos apenas elétricos e trará um SUV híbrido para cá.

Você também pode se interessar por:

Trata-se do JAC QX, um SUV compacto médio híbrido plug-in (aquele que vai na tomada). Ele será rival direto de BYD Song Plus e Haval H6. Ainda não há informações sobre sua chegada e o preço de sua etiqueta, mas o flagra do repórter Diego Dias, da Mobiauto, aponta que o modelo está em testes finais de rodagem (por não estar camuflado) e que ele deve desembarcar aqui ainda neste ano.

Seu visual é mais agressivo que o de outros JAC vendidos por aqui e parece ser mais requintado que e-JS4, e-JS1, e-j7 e outros elétricos da fabricante chinesa. Os faróis têm iluminação de LED e a tomada de ar inferior na dianteira deixa o SUV com cara de mal. Na traseira, a lanterna é uma peça única que atravessa toda a lataria e usa LED – mesmo estilo das rivais.

Por dentro, é um pouco mais simples que os BYD e GWM. Mas parece ter peças macias ao toque nos painéis de portas e frontal, o que é um grande salto pro padrão de acabamento do e-JS4, por exemplo. O JAC QX ainda oferece duas telas grandes de 12,3”, digitais e integradas, sendo um para o painel de instrumentos e outra para o sistema multimídia. A cabine ainda tem carregador por indução.

As dimensões são bem próximas as de Song Plus e Haval H6. O JAC QX mede 4,60 m de comprimento, 1,89 m de largura, 1,70 m de altura e 2,72 m de entre-eixos. Como referência, o SUV da BYD mede 4,70 m de comprimento e 2,76 de entre-eixos, e o da GWM tem 4,68 m de comprimento e 2,74 m de entre-eixos.

Externamente, os rivais são maiores que o JAC. No entanto, entre os eixos a distância é quase a mesma, o que deve garantir espaço interno parecido.

O conjunto motriz será formado por um motor 1.5 aspirado, fornecido pela empresa FinDreams Powertrain – que pertence a BYD -, motores elétricos e uma bateria de lítio. Não há dados de potência e torque combinados, mas o motor aspirado rende 110 cavalos de potência e 13,5 kgfm de torque, enquanto a parte elétrica entrega 204 cv e 30,6 kgfm.

A bateria é de 21,68 kWh e oferece uma autonomia em modo só elétrico de 120 km, considerando as medidas usados na China – aqui, essa distância vai diminuir.

A motorização é capaz de fazer o JAC QX acelerar de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos. Além disso, garante um consumo de 75,2 km/.

Fotos: Diego Dias/ Mobiauto

Comentários