BYD Qin L: por que este elétrico de R$ 80 mil mudará o futuro da marca

Sedan faz parte da linha popular da marca chinesa e é equipado com sistema de alto padrão
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13.03.2025 às 16:05 • Atualizado em 30.06.2025
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Sedan faz parte da linha popular da marca chinesa e é equipado com sistema de alto padrão

O BYD Qin L será lançado ainda este mês na China. Mas o principal chamariz do sedan médio não está no preço previsto para ficar entre R$ 80.000 e R$ 112.000 (na conversão direta do dólar). O destaque fica por conta da plataforma de 800 Volts que o Qin L usará, o que vai influenciar diretamente no ganho de potência, capacidade de energia armazenada na bateria e consequentemente maior autonomia em carros baratos. 

O uso da base de 800 V para elétricos não é uma novidade. Porém, o ponto de virada do Qin L é que o sistema de alta voltagem só era empregado, até então, em carros de alto padrão, não só da marca chinesa como no mercado em geral.

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Na BYD, o Seal já utiliza essa tecnologia. Na versão 2025 do esportivo elétrico é possível recarregar a bateria de 10% a 80% do sedan em apenas 25 minutos. Com opções de bateria de 61,44 kWh e 80,64 kWh, o Seal possui 510 km e 650 km de autonomia, respectivamente, no ciclo chinês.

No BYD Qin L elétrico, o que permite o uso dos 800 V é a plataforma 3.0 Evo da BYD. Com essa arquitetura, os carros da marca chinesa podem atingir as 23.000 rotações por minutos do motor elétrico.

Na versão de entrada, o sedan de porte médio tem um motor elétrico dianteiro que entrega até 148 cavalos de potência, com uma bateria de 46,08 kWh. Enquanto na variante mais cara, a cavalaria é de 215 cv e a bateria de 56,64 kWh. A autonomia é de 470 km e 545 km no ciclo CLTC.

Geralmente, o Inmetro costuma diminuir essa quilometragem em 30% no PBEV. Assim, teríamos 382 km e 329 de autonomia. Para um sedan de 4,72 metros de comprimento, 1,88 de largura, 1,49 m de altura e 2,82 m de entre-eixos são bons números.

O Qin L ainda virá com nova tecnologia de assistência de direção da BYD “God’s Eye” (Olhos de Deus) no nível C.

A aplicação do sistema 800V da marca chinesa no modelo elétrico pode ser pontapé inicial para que mais veículos baratos tenham tal tecnologia, e passem a oferecer mais potência, autonomia e melhor recepção de carga, que diminui o tempo de carregamento.

E isso, sim, pode ser a virada de chave para que os carros elétricos virem realidade de uma vez por todas. Afinal, sejam BYD ou qualquer outra marca, para um carro elétrico oferecer números convincentes de autonomia, recarga e potência, as cifras para venda acabam altas.

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Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.