Carro elétrico popular chinês já está no Brasil custando R$ 70.000

Logigo Lliro custa só metade de um Caoa Chery iCar ou Renault Kwid E-Tech, mas não pode ser usado em vias públicas e mira mesmo é nos carrinhos de golfe
LF
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23.09.2022 às 14:33
Logigo Lliro custa só metade de um Caoa Chery iCar ou Renault Kwid E-Tech, mas não pode ser usado em vias públicas e mira mesmo é nos carrinhos de golfe

Já falamos há algum tempo sobre a nova febre do mercado automobilístico chinês: os microcarros elétricos, segmento liderado pelo estranho Wuling Mini EV. Outros produtos surgiram por lá em meio a essa onda, e agora você já pode comprar um minicarro elétrico chinês também no Brasil. E por apenas R$ 70.000.

Estamos falando do Lliro, modelo lançado pela Logigo, uma empresa brasileira de conectividade que se notabilizou no mercado como fornecedora de centrais multimídia para fabricantes instaladas no país. 

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A empresa resolveu se aventurar também em serviços de mobilidade com um minicarro que poderá ser comprado por R$ 70.000 ou alugado em pacotes que partem de aproximadamente R$ 2.000 mensais.

Por aqui, o pequenino se chama Logigo Lliro, mas na China ele se chama T90 e é comercializado por uma montadora local chamada Jinpeng. E está sendo trazido ao Brasil pela Logigo por conta de outro projeto envolvendo o mesmo modelo, em outro país da América Latina.

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“O projeto surgiu quase por acaso. Recebemos uma demanda da fabricante para desenvolver o sistema de entretenimento desse carro para ele ser comercializado na Costa Rica. Foi daí que veio a ideia: e se a gente trouxesse algumas unidades para oferecer no Brasil?”, explica Fabio Lira, líder de parcerias estratégicas da marca nacional.

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O Logigo Lliro estava exposto no ABX22, evento realizado pelo portal Automotive Businesse, sobre “Negócios do Ecossistema Automotivo e da Mobilidade”. Segundo a Logigo, o objetivo de sua exposição no evento foi gerar os primeiros contatos para tentar fechar negócios com o modelo. A Mobiauto esteve lá e conheceu o pequeno elétrico de perto.

Logigo Lliro custa só metade de um Caoa Chery iCar ou Renault Kwid E-Tech, mas não pode ser usado em vias públicas e mira mesmo é nos carrinhos de golfe

A primeira curiosidade é que o Lliro será comercializado apenas para uso em locais fechados, como aeroportos, condomínios fechados, fábricas e grandes empresas. Isso acontece devido ao projeto muito simples, sem freios ABS ou airbags frontais, obrigatórios por lei no Brasil.

Assim, o objetivo da Logigo é comercializar o Lliro para servir como veículo de apoio logístico em ambientes como aeroportos, condomínios fechados, fábricas e grandes empresas. Em resumo, seus principais rivais não serão o Kwid E-Tech ou o iCar, mas sim os carrinhos de golfe.

Logigo Lliro custa só metade de um Caoa Chery iCar ou Renault Kwid E-Tech, mas não pode ser usado em vias públicas e mira mesmo é nos carrinhos de golfe

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“Temos carrinhos de golfe custando mais de R$ 100.000. A gente oferece um carro de verdade, fechado e mais seguro, a um preço mais competitivo”, argumenta Fabio Lira.

Logigo Lliro custa só metade de um Caoa Chery iCar ou Renault Kwid E-Tech, mas não pode ser usado em vias públicas e mira mesmo é nos carrinhos de golfe

No contato direto, é possível ver o caráter simples do projeto, mas há algumas boas surpresas, como faróis e lanternas com pontos de LED, rodas de liga leve, partida do motor por botão, couro sintético nos bancos e duas telas digitais flutuantes, de 10 polegadas cada, bem chamativas no painel e já adaptadas ao português.

Por outro lado, os freios dianteiros são por discos sólidos e os traseiros, a tambor. Trilhos, chicotes e parafusos ficam expostos na cabine. São 3,50 metros de comprimento, 1,54 m de largura, 1,52 m de altura e 2,30 m de entre-eixos. Como comparativo, um Fiat Mobi mede 3,60 m, 1,66 m, 1,55 m e 2,31 m, respectivamente.

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O motor tem 3500 Watts, o equivalente a pouco menos de 5 cv. A velocidade máxima é de 42 km/h, enquanto a bateria permite uma autonomia de cerca de 100 km a cada recarga, segundo a Logigo. Para uso indoor, não é preciso mais que isso.

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Por não ser voltado a uso em vias públicas, o Lliro não precisa ser emplacado. Porém, a Logigo afirma que está homologando outro modelo de maior porte da mesma fabricante, este sim com requisitos para poder rodar normalmente nas ruas. Se o projeto der certo, a marca espera lançar esse segundo produto em 2023.

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