BYD registra picape híbrida de absurdos 620 cv contra a Toyota Hilux
A BYD está preparando uma picape híbrida plug-in para enfrentar a Toyota Hilux. A prova disso vem do outro lado do planeta. Na China, imagens de patente mostram o registro da picape, ainda sem nome, e antecipa seu visual.
Vale lembrar que a BYD tem ampliado seu portfólio com modelos voltados para atividades ao ao ar livre, como é o caso do Yangwang U8, um SUV gigante de luxo que é capaz de flutuar e até mesmo andar de lado. Esse movimento tem relação com a mudança cultural a respeito do trabalho excessivo no país asiático.
Você também pode se interessar por:
- Quando a BYD começará a produzir carros no Brasil
- BYD Dolphin é 1º elétrico no Brasil a vender mais de 1.000 carros por mês
- Ford assina contrato que faltava para BYD assumir fábrica na Bahia
- Vale a pena comprar um BYD? Veja prós e contras da marca
É neste contexto em que uma picape preparada para o off-road se encaixa. A picape ainda não tem nome, mas lembra bastante a linguagem visual da Ford Ranger Raptor e aparenta ser bem resolvida visualmente. O projeto é tocado pelo chefe de design da BYD, Wolfgang Egger, ex-Audi.
Como é a inédita picape híbrida da BYD
Segundo a imprensa chinesa, a picape será lançada no quarto trimestre e fará parte da série Ocean da BYD. Portanto, podemos esperar nomes na mesma linha de Dolphin e Seal, que já fazem parte dessa série.
Visualmente, a dianteira se destaca pela grade com o logotipo da BYD, como a Ford costuma fazer com a Ranger Raptor. As linhas gerais da carroceria são mais retas e quadradas, mas as caixas de rodas prometem ser proeminentes.
A iluminação dianteira contará com LED circulando o facho principal e percorrendo toda a frente do veículo. Haverá, ainda, teto solar, rack de teto e santantônio integrado ao visual.
O interior foi revelado anteriormente, com o carro ainda camuflado. O que se pode dizer é que há ao menos duas telas digitais flutuantes, uma para a central multimídia e outra para o quadro de instrumentos. Há, ainda, um head-up display feito pela Huawei, uma manopla de câmbio estilo manche de avião e botões tipo teclas de piano no console central.
Motor híbrido plug-in
A primeira versão confirmada da picape será híbrida do tipo plug-in (PHEV), com recarga externa. Nela, a picape combinará um motor 1.5 turbo de ciclo Miller com 140 cv, o mesmo da família DM-i do Song Plus, com outros dois motores elétricos, um sobre cada eixo. Juntos, os dois motores elétricos somam 496 cv.
Combinados, os três motores entregarão absurdos 623 cv, quase o triplo dos atuais 224 cv de uma Hilux GR-Sport. Mesmo em relação às atuais picapes médias mais potentes no Brasil, Ford Ranger (250 cv) e VW Amarok com motor V6 (258 cv), sua potência é mais que o dobro.
A imprensa chinesa também estima dimensões com cerca de 5,30 metros de comprimento e altura na casa de 1,80 metro. A plataforma é a DM-p, a mesma que é utilizada pela BYD para os veículos híbridos plug-in com proposta off-road. Futuramente, segundo a imprensa chinesa, sua picape terá uma variante elétrica.
Por Renan Rodrigues
Editor de conteúdo
Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.