Bomba? Fiat Marea é “táxi limusine conversível” adorado em ilha da Itália

Sedan modificado, sem teto e com entre-eixos alongado é um dos veículos mais usados por cooperativas de taxistas na Ilha de Capri
Renan Bandeira
Por
07.03.2022 às 09:13
Sedan modificado, sem teto e com entre-eixos alongado é um dos veículos mais usados por cooperativas de taxistas na Ilha de Capri

O Fiat Marea é um dos veículos mais usados para produção de memes no Brasil. Com fama de “bomba”, o modelo está sempre envolvido em brincadeiras, como a de que estaria sendo usado como artilharia de ataque na guerra entre Rússia e Ucrânia.

Mas tem um lugar no mundo em que o Marea não só é respeitado, como adorado. Estamos falando da Ilha de Capri, no Golfo de Nápoles, Itália.

Sedan modificado, sem teto e com entre-eixos alongado é um dos veículos mais usados por cooperativas de taxistas na Ilha de Capri

Lá, várias unidades do Marea podem ser encontradas como uma espécie de táxi limusine conversível. Navegando por sites de turismo que falam sobre Capri, é possível encontrar diversas fotografias do sedan com a plaquinha de serviço no teto e diversas modificações na carroceria.

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A mais visível, claro, é a retirada do teto fixo. Isso aparenta ser um padrão nesse tipo de serviço por lá, tanto que outros modelos - como a Opel Zafira, por exemplo - também perdem essa parte da carroceria e se conversíveis, usando uma capota flexível meio que improvisada.  

Sedan modificado, sem teto e com entre-eixos alongado é um dos veículos mais usados por cooperativas de taxistas na Ilha de Capri

Mas o Marea Taxi ainda tem um entre-eixos espichado, no mais glorioso estilo limusine, para levar os passageiros com mais conforto. Em algumas unidades, o banco traseiro é posicionado mais para trás, a fim de facilitar o acesso à cabine e carregar até seis pessoas.

Curioso é que, embora pareça um projeto improvisado, o “Marea Taxi Capri” - como é conhecido por lá - foi desenvolvido pelo próprio centro de estilo da Fiat na Itália, justamente para o trabalho nas cooperativas de taxistas da ilha. 

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Sedan modificado, sem teto e com entre-eixos alongado é um dos veículos mais usados por cooperativas de taxistas na Ilha de Capri

Ao que parece, a configuração foi um pedido pessoal de Luca di Montezemolo, ex-presidente de Fiat e Ferrari, após uma visita ao local. Infelizmente, porém, não há muitas informações disponíveis sobre essa variante. 

Assim como no Brasil, o Marea não ficou muito tempo em linha de produção na Itália, sendo fabricado entre 1996 e 2002.

Sedan modificado, sem teto e com entre-eixos alongado é um dos veículos mais usados por cooperativas de taxistas na Ilha de Capri

Como tinha opções de motores variadas, podendo ser encontrado com usinas 1.6 16V, 1.8 16V, 2.0 20V e 2.4 20V a gasolina, além de versões 1.9 16V e 2.4 20V a diesel, não há como afirmar com precisão qual o motor usado em cada unidade dos táxis.

A opção que parece ser a mais comum, como entregam as etiquetas nos para-lamas dianteiros em algumas imagens, é a 1.8 16V a gasolina, que rendia 113 cv no mercado italiano.

Sedan modificado, sem teto e com entre-eixos alongado é um dos veículos mais usados por cooperativas de taxistas na Ilha de Capri

Imagens: flickbr

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