Bajaj quer motos abastecidas com gás de lixo e dejetos orgânicos
Não é novidade que hoje em dia as marcas de moto têm buscado alternativas de propulsão para se enquadrarem em leis cada vez mais preocupadas com o meio ambiente. Há quem invista em hibridização e hidrogênio, como a Kawasaki, e quem aposte na eletricidade como a Royal Enfield e a Honda. Mas, para a Bajaj, a solução mais prática para motos baratas e mais sustentáveis está no gás.
Neste ano, a Bajaj apostou no gás natural ao lançar a Freedom 125 na Índia e, aparentemente, a decisão rendeu frutos, pois já foram emplacadas mais de 25 mil unidades da motocicleta no país asiático nestes primeiros meses de venda. Agora, o CEO da marca, Rajiv Bajaj, quer que a marca se concentre no desenvolvimento do biogás, de acordo com reportagem do site Ride Apart.
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De acordo com a publicação, a marca acredita que o biogás possui potencial como combustível alternativo sustentável, uma vez que sua produção seja massificada e os seus custos reduzidos.
Ao menos no que diz respeito à sustentabilidade, o biogás, de fato, detém uma vantagem clara sobre o gás natural. Enquanto este último é proveniente de combustíveis fósseis da superfície, que, além de serem uma fonte finita, contribuem para aumentar o nível de gás carbônico na atmosfera (ainda que em um patamar menor do que o da gasolina e do diesel), o biogás tem sua origem em material orgânico.
O biogás utiliza materiais como esterco, dejetos humanos, madeira, palhas, plantas, óleos vegetais, bagaços de cana-de-açúcar, da casca do arroz, entre outras fontes orgânicas e descartáveis para a sua produção. Para isso, o processo se faz valer da fermentação de bactérias anaeróbicas para a decomposição deste material, que culmina em um mistura de gases como dióxido de carbono, metano, nitrogênio, oxigênio, hidrogênio e gás sulfídrico para formar o chamado biogás. Esta mistura de biogás é a que pode ser aproveitada como combustível, enquanto o material restante deste processo pode ser reutilizado como adubo fertilizante.
Ou seja, além de ser originado por fontes renováveis e orgânicas, parte destas fontes é reaproveitada pela natureza, tornando o biogás potencialmente carbono neutro (já que os gases da sua queima podem vir de fontes reutilizadas, anulando ou ao menos diminuindo muito a sua contribuição de gás carbônico na atmosfera).
Outra vantagem do biogás é que seu processo de produção pode ser totalmente local, facilitando a logística e contribuindo para o desenvolvimento de novas cadeias de fornecimento. Porém, a sua estrutura de produção ainda é cara e complexa, o que faz com que o biogás ainda não seja economicamente viável em larga escala. O intuito da Bajaj é, justamente, tentar reduzir estes custos no futuro para viabilizar motos impulsionadas pelo biogás.