Avaliação Fiat Argo

O Fiat Argo, o coringa da Fiat. O hatch compacto que oferece versatilidade de motorização e estilo.
Mayara Sauer
Por
22.05.2019 às 13:19 • Atualizado em 21.06.2019
O Fiat Argo, o coringa da Fiat. O hatch compacto que oferece versatilidade de motorização e estilo.

Argo me diz que temos 3 carros em um só. Brincadeiras a parte, o Fiat Argo é o compacto hacth, que ficou no lugar dos modelos Palio, Punto e Bravo. Hoje, compete diretamente com os mais populares Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Ford Ka, e com os mais ”premium” VW Polo, Ford New Fiesta, Peugeot 208 e Citroën C3. 

A linha 2019 possui 7 versões. Todas com a mesma cara. O que muda é o tipo de motorização e transmissão, podendo ser 1.0 litro, 1.3 litro ou 1.8 litro, com transmissão manual, automatizada ou automática. O Argo testado foi a versão topo de linha HGT 1.8. automático. Segue abaixo todas as versões.

Versões:

  • Fiat Argo 1.0 – R$ 48.990,00
  • Fiat Argo Drive 1.0 – R$ 52.690,00
  • Fiat Argo Drive 1.3 – R$ 53.690,00
  • Fiat Argo Drive 1.3 GSR – R$61.790,00
  • Fiat Argo Trecking 1.3 – R$ 58.990,00
  • Fiat Argo Precision 1.8 AT – R$ 63.590,00
  • Fiat Argo HGT 1.8 AT 2019 – R$ 69.900,00

Design:

O design dele traz elementos que deixam o carro mais arrojado e jovial. Por exemplo, a grade frontal com um cravejado, lembrando escama de peixe me chamou a atenção. A cor chumbo do retrovisor traseiro combinando com o aerofólio deixa o visual com um ar de sofisticação. Essa versão também possibilita a pintura de duas tonalidades, com o teto preto. Sem falar que os retrovisores possuem rebatimento elétrico e luz de solo. Esse último recurso funciona quando a ré é engatada e o retrovisor se movimenta em direção ao chão. 

Ele traz entradas de ar decorativas, que dão o toque de esportividade ao veículo. As rodas de liga leve, aro 16 e diamantadas também dão destaque à roupagem esportiva do Fiat Argo. Lembrando que essa versão oferece aro 17 como opcional. Os faróis são duplos e com LEDs diurnos. As lanternas possuem lentes que imitam LED. Esse conjunto deixam o carro com um visual interessante.

Espaço e Conforto:

O porta-malas tem capacidade de 300 litros. Serve bem uma pessoa solteira, que não necessita de tanto espaço. Ainda tem a praticidade de ter a tampa com abertura elétrica na chave. Por ser um compacto hatch, o espaço para passageiros não é um atrativo para quem tem família, filhos. É um carro para o dia a dia, para usar na cidade. 

A parte interna já segue a plataforma padrão FCA. O modelo de teste tinha o revestimento dos bancos de tecido, mas a versão HGT disponibiliza pacote com bancos em couro personalizados. O acabamento é todo no plástico rígido. A parte central apresenta uma combinação de texturas e tons diferentes. 

A direção é elétrica e segue o padrão Jeep. Possui aletas laterais para trocas de marcha manual e ajuste de altura e profundidade. O ar condicionado do HGT que testei é analógico, mas oferece ar condicionado digital como opcional. 

Tecnologia:

De conectividade, vem entrada USB e outra auxiliar. A central multimídia Uconnect, tem tela 7 polegadas, sensível ao toque e compatível a Apple Car Play e Android Auto. Também dá para ver as imagens da câmera de ré e informações gerais sobre o veículo.

O painel de instrumentos mostra as informações essenciais para o condutor como velocímetro e contador de giros analógicos, mais o computador de bordo entre os dois. Para quem desejar incrementar o carro, tem a opção de adicionar o pacote Tech que inclui Chave Keyless, ar condicionado digital, retrovisores com rebatimento elétrico e luz de conforto, quadro de instrumentos TFT de 7 polegadas e Kit High Tech (sensor de chuva, sensor crepuscular e retrovisor interno eletrocrômico).

Segurança:

No quesito segurança oferece 4 air bags, auxílio de partida em rampa e controle de estabilidade e tração de tecnologia embarcada. No banco traseiro tem cinto de três pontos e o recurso do Isofix para prender a cadeirinha da criança.

Desempenho e consumo:

O motor flex 1.8 do HGT rende até 132 cavalos de potência e 18,9 kgfm de torque, um desempenho razoável para o uso urbano. Com as aletas laterais é possível extrair mais do motor. Se você quer economia de combustível, o Argo HGT 1.8 automático não é a versão que recomendo. Recebeu nota D no Inmetro. Ele faz 8,1/9,9 km/litro e 11,6/13,8 km/litro, igualmente cidade/estrada com etanol e gasolina. 

Compraria?

Pensando em custo benefício, acredito que existem opções melhores no mercado oferecendo mais sofisticação com preços mais baixos.   

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