Avaliação Chevrolet S10 2019

Chevrolet S10: uma picape histórica
Mayara Sauer
Por
12.11.2019 às 13:34 • Atualizado em 19.11.2019
Chevrolet S10: uma picape histórica

A Chevrolet S10 carrega, além de uma estrutura robusta, 24 anos de história. Ela foi lançada no Brasil, numa época que quem queria picape, tinha só a opção de picapes menores, como pampa e saveiro, ou picapes muito grandes, como D-20 ou F1000. 

A S10 está na terceira geração e oferece 10 versões, que apresentam 4 opções de acabamento (LT, LTZ e High Country e Midnight), 2 opções de motorização (2.5 Flex ou 2.8 Diesel), 2 opções de transmissão (manual ou automático) e 2 opções de tração (4x2 e 4x4). A versão testada foi a S10 LTZ 2.5 Flex 4x2 automática. 

Versões: 

S10 ADVANTAGE Flex 4x2 MT – R$ 111.290
S10 LT 2.5 Flex 4x2 AT – R$ 125.990
S10 LT 2.5 Flex 4x4 AT – R$ 131.190
S10 LT 2.8 Turbo Diesel 4x4 MT – R$ 168.690
S10 LT 2.8 Turbo Diesel 4x4 AT – R$ 174.590
S10 LTZ 2.5 Flex 4x2 AT – R$ 134.790
S10 LTZ 2.5 Flex 4x4 AT – R$ 143.490
S10 LTZ 2.8 Turbo Diesel 4x4 AT – R$ 191.890
S10 HIGH COUNTRY 2.8 TD 4X4 AT – R$ 198.490
S10 MIDNIGHT 2.8 Turbo Diesel 4x4 AT – R$ 175.590

Design

O acabamento da LTZ é considerado um dos mais requintadas diante as outras versões, com exceção da Midnight, que possui um acabamento diferenciado all black. O requinte está  presente no cromado em alguns itens da carroceria (grade frontal, no hack, nos retrovisores e na maçaneta). As rodas dessa versão possuem aro de 18 polegadas como item de série, são diamantadas e pintadas por dentro de black piano. Vem com hack no teto funcional, cumprindo a promessa de um veículo para transporte de carga. 

Espaço e Conforto

A capacidade de carga da caçamba da S10 varia alguns litros de acordo com cada versão. As LTZ têm a menor capacidade de carga, 1108 kg. A abertura da tampa da caçamba é manual, pela maçaneta. Poderia ter um sistema hidráulico ou uma abertura elétrica, como vem na Fiat Toro, pois a tampa tem peso considerável.

Para entrar na picape, poderia ter um estribo lateral para facilitar a subida, já que é um carro bem alto. Uma pessoa mais baixa, pode sentir uma certa dificuldade. Dentro, o acabamento é simples, no plástico rígido. O revestimento dos bancos da LTZ é mais sofisticado do que a LS, é denominado premium, mas não é de couro. O banco do motorista tem regulagem elétrica de distância, altura e inclinação, enquanto a LS não tem. 

Um ponto de atenção é o espaço interno traseiro, pois só tem dois encostos de cabeça, comprometendo a segurança do terceiro ocupante. O túnel central é um pouco elevado, meio palmo de altura, o que pode limitar a acomodação do terceiro passageiro.

Conectividade

O painel de instrumentos é básico e todo analógico, que mostra conta-giros, velocímetro, consumo e temperatura do óleo. A central multimídia da LTZ vem com tela LCD, tamanho de 8 polegadas e sensível ao toque. Traz o sistema My Link, que é compatível a Android Auto e Apple Car Play e possui conexão Bluetooth. No console central, há uma entrada USB e outra auxiliar.

A  Chevrolet S10 vem com o Sistema OnStar, uma linha direta com a GM que assiste o condutor em caso de socorro, furto ou roubo, além de outros serviços, como reserva de hotel e restaurante. Funciona como uma secretária eletrônica, 24 horas, disponível 7 dias por semana. O motorista pode ter ainda informações sobre manutenção. 

Desempenho

A LTZ tem duas opções de motor 2.5 flex e 2.8 diesel. A versão testada com motor Ecoflex, 4 cilindros em linha, com 2.5 litros, flex, desenvolve até 206 cavalos e 27 kgfm de torque. A tração dela é 4x2, deixando-a preparada apenas para o uso urbano. As versões que vêm com tração 4x4, oferecem seletor de tração 4x2, 4x4 e reduzida. 

De acordo com a montadora, essa versão faz de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos, uma boa marca para um carro desse porte, que possui 6 mil kg de peso bruto total. A transmissão da versão testada é automática de 6 velocidades e está bem encaixada ao conjunto mecânico do motor, com boas retomadas. Vale lembrar que a retomada pode vir com mais força, quando se trata da versão 2.8 diesel, que possui torque máximo de 51 kgfm.

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Consumo

De autonomia, a versão com motor 2.5 flex, com etanol, na cidade faz 5,3 km/l e na estrada 6,4 km/l; com gasolina, faz na cidade 7,9 km/l, e na estrada 9,4 km/l. Essa versão recebeu do Inmetro nota B na classificação por categoria e D, na geral. As versões com motor a diesel são um pouco mais econômicas, pois fazem a partir de 8,8 km/l, mas possuem as mesmas notas do Inmetro que as versões com motor flex.

Segurança

A Chevrolet S10 faz o dever de casa para um carro que custa mais de 130 mil reais. A picape possui airbag duplo, alerta de colisão frontal, assistente de estacionamento, câmera de ré, alerta de pressão dos pneus, controle eletrônico de estabilidade e tração. Conta com sistema de freios com ABS, sistema de distribuição de frenagem (EBD) e assistência de frenagem de urgência.

Compraria?

A Chevrolet S10 oferece uma variedade de versões que atendem as mais diversas necessidades do consumidor, desde preços, pacote de equipamentos a tipos de motor e tração. Tem opção tanto para os que priorizam o uso urbano, quanto para os que precisam usar fora de estrada. O modelo fica atrás da concorrência no que diz respeito à performance, uma vez que o mercado já oferece picapes médias com motores mais fortes.

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