Avaliação: Fiat Fastback Abarth é o SUV esportivo mais versátil do Brasil?

SUV cupê é preparado como um esportivo, mas não renuncia a funcionalidades como um porta-malas generoso
Vinicius Moreira
Por
13.03.2024 às 06:26
SUV cupê é preparado como um esportivo, mas não renuncia a funcionalidades como um porta-malas generoso

Fica até difícil citar o nome Fiat por aqui quando o assunto é Abarth. Em nenhuma parte da carroceria do Fastback Abarth, a não ser a bandeira da Itália na grade frontal, é possível achar uma menção à montadora. Mas sim, a Abarth é uma divisão esportiva da fabricante italiana que também produz o Pulse Abarth – o primeiro da Abarth como marca no Brasil.

O que também fica difícil de imaginar é a possibilidade de sair de uma pista (track day) e ir buscar as crianças na escola com o mesmo carro, por exemplo. Prazer, Fastback Abarth! Soma-se a isso a capacidade de 516 litros de porta-malas e o que se tem é uma combinação difícil de achar no mercado nacional.

É verdade que o Fastback Abarth não está imune a alguns pontos negativos que vamos esmiuçar mais abaixo, mas mesmo assim o SUV cupê esportivo da Abarth traz um conjunto equilibrado. Confira mais detalhes logo abaixo.

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SUV esportivo preparado

Diferente de alguns carros que se limitam a diferentes costuras de bancos, interior e detalhes em vermelho pela lataria como apelo à esportividade, o SUV cupê da Fiat traz mais do que um apelo visual. Desde o momento que se aperta o botão de partida o Fastback Abarth desperta no motorista o seu lado sensorial.

O som do escape retrabalhado com saída dupla na traseira ou os “espirros” do turbo vão te levar a crer que você está a bordo de um esportivo. Afinal, dados de fábrica apontam que o Fastback Abarth acelera de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos e alcança uma velocidade máxima de 220 km/h.

Outro ponto que mostra toda a força do Abarth são as retomadas. Em pouco menos de quatro segundos, o SUV avança de 40 km/h aos 80 km/h, algo que certamente vai facilitar bastante as ultrapassagens na cidade. Mas use com moderação em centros urbanos, senão a multa vai chegar no seu endereço.

Por outro lado, numa condução mais racional, o Fastback Abarth também permite ir da casa para o trabalho tranquilamente com o conforto de um SUV. Aliás, a suspensão é 5 mm mais baixa que a versão Abarth Turbo 270 do Fastback. Além disso, as molas são 7% mais rígidas na dianteira e 6% na traseira. O vão livre do solo também é mais baixo, 18,7 cm, o que mostra toda a preparação da configuração realmente esportiva do modelo.

Por último, o spoiler traseiro é mais um recurso para potencializar a aura mais esportiva do SUV. Com o item, a Abarth garante que seu arrasto aerodinâmico (Cx) foi diminuído em 1,4%. De acordo com a fabricante, esse ganho fez com que o esportivo ganhasse três décimos de segundo e chegasse dos 80 km/h a 120 km/h em 5 segundos em comparação com a versão topo de linha do Fastback “civil”.

Modo Poison

Esse modo de condução merece um capítulo à parte. Já adiantamos que não é recomendável guiar em modo Poison em um ciclo mais urbano. O anda e para, com semáforos e obstáculos, traz um desconforto ao guiar com pequenos trancos.

Dito isso, em locais onde é possível acionar o acelerador com mais disposição, o modo Poison reverbera roncos do escape, espirros da turbina e deixa o SUV mais arisco. Ou seja, mostra na essência para que veio, mas pode acabar incomodando no uso diário mais convencional, pois a acelerador fica mais sensível e as trocas de marchas são feitas em rotação mais alta.

No que o Abarth deixa a desejar?

Focado na aerodinâmica, o Fastback Abarth tem a caída cupê na coluna C. Por isso, a visibilidade do motorista fica reduzida e praticamente nula quando há ocupantes no banco traseiro – algo já característico das demais versões do carro. O espaço interno também não é dos melhores. São 2,54 metros de entre-eixos, apenas 2 cm a mais que um Fiat Argo, por exemplo.

Tanto visualmente quanto na sua preparação, o Fastback Abarth mostra que veio para estar na prateleira dos esportivos, mas um ponto crucial foi deixado de lado: os freios a disco na traseira. É verdade que nas rodas dianteiras o SUV tem freios a disco ventilados, mas os freios a tambor estão presentes nas rodas traseiras, um erro repetido do Pulse Abarth. A frenagem é boa, não causa sustos, mas em um carro de mais de R$ 150.000 os freios a disco nas rodas de trás seriam bem-vindos para justificar.

Fiat Fastback Abarth 2024 – Ficha Técnica

  • Motor: 1.3, dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V, turbo, flex, injeção direta, duplo comando variável de válvulas com variação inteligente na admissão
  • Taxa de compressão: 10,5:1
  • Potência: 180/185 cv (G/E) a 5.750 rpm
  • Torque: 15,4/15,7 kgfm (G/E) a 1.750 rpm
  • Peso/potência: 7,21/7,02 (G/E) kg/cv
  • Peso/torque: 47,2 kg/kgfm (G/E)
  • Câmbio: automático, 6 marchas
  • Tração: dianteira com bloqueio eletrônico de diferencial
  • 0 a 100 km/h: 8 s (G) e 7,6 s (E)
  • Velocidade máxima: 220 km/h (G/E)
  • Dados técnicos: direção elétrica progressiva; suspensão McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira); freios a discos ventilados (dianteira) e tambores (traseira); diâmetro de giro, 10,9 m; coeficiente aerodinâmico não divulgado; vão livre do solo, 187 mm; ângulo de ataque, 20°; ângulo de saída, 23°; pneus 215/45 R18.
  • Dimensões e capacidades: comprimento 4.427 mm; entre-eixos 2.533 mm; largura 1.774 mm; altura 1.545 mm; porta-malas 516 litros; carga útil 400 kg; tanque de combustível 47 litros; peso em ordem de marcha, 1.299 kg.
  • Fiat Fastback Abarth 2024 – itens de série
  • Modo de condução esportivo Poison
  • Sistema de vetorização de torque
  • Painel com tela de 7” com layout exclusivo (3 modos de visualização)
  • Freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold
  • Faróis e lanternas full-LED
  • Ar-condicionado digital automático
  • Central multimídia com tela de 10,1 polegadas
  • Conexão Apple CarPlay e Android Auto sem fios
  • Carregador de celular por indução
  • Entradas USB
  • Alerta de colisão frontal
  • Frenagem autônoma de emergência
  • Alerta de saída de faixa com correção ativa
  • Comutação automática do farol alto
  • Seis airbags
  • Controles de estabilidade e tração
  • Limpadores do para-brisa com acionamento automático
  • Paddle-shifts para trocas manuais de marchas
  • Rodas de liga-leve de 18 polegadas com pneus 205/45
  • Plataforma de serviços conectados Connect Me
  • Bancos de couro sintético
  • Chave presencial para acesso e partida
  • Cores: Branco Banchisa, Cinza Strato, Preto Volcano e Vermelho Montecarlo com detalhes em vermelho

Vale a pena investir R$ 160.990 no Fastback Abarth?

Há quem vai dizer que o Pulse Abarth, que sai por R$149.990, é mais barato que a versão esportiva do irmão Fastback. É verdade, no entanto, a versatilidade oferecida no SUV cupê por conta da sua maior altura em relação ao solo, bem como o maior porta-malas, mostra que ele se torna uma opção mais racional. Para se ter uma ideia, o preço atual do Fastback Abarth é de 160.990, que representa um pouco mais de um cavalo de potência por R$ 1.000.

Quando o assunto são os esportivos de carteirinha, esse preço é o menor e o mais próximo que o consumidor brasileiro pode chegar de um esportivo genuíno, além, claro, do Pulse Abarth.

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