Avaliação: Citroën C3 1.0 é a releitura do Fiat Uno com alma francesa
Quando parecíamos caminhar para o fim dos investimentos em um automóvel com a alma de um carro popular, a Citroën apresentou a nova geração do C3 e, agora que faz parte do mesmo grupo automotivo, pode até ter a importância do Fiat Uno.
Isso foi possível graças a um projeto indiano para o hatch. Ele poderia ser ainda mais simples por aqui, mas foi justamente a formação da Stellantis que reformulou o C3 e atrasou um pouco o lançamento.
Ainda assim, a simplicidade do projeto, evidenciada até na ausência de chave canivete, tem uma áurea de Fiat Uno. Especialmente por ofertar um espaço superior a média e a mecânica compartilhada com a marca italiana.
O grande destaque do C3 é o conjunto de suspensão. O hatch consegue filtrar bem todas as imperfeições do solo e transmitir poucos solavancos para dentro da cabine. A altura do solo também é um ponto importante, confirmando a “atitude de SUV”.
O motor 1.0 de até 75 cv e 10,7 kgfm de torque garante um comportamento esperado para essa categoria. O câmbio de cinco marchas, assim como o propulsor, é emprestado pela Fiat e poderia ter engates melhores.
Citroën C3 Feel Pack 1.6 AT 2023 – Preço: R$ 78.990. Pintura bi-ton: R$ 2.590. Total: R$ 81.590.
Citroën C3 Feel 1.0 Manual 2023 – Itens de série
Airbags duplos
Controle de estabilidade e tração
Assistente de partida em rampa - Hill holder
Monitoramento de pressão dos pneus
Ar-condicionado
Direção elétrica
Vidros elétricos
Travas elétricas
Retrovisores elétricos
Indicador de trocas de marcha
Central multimídia Citroën Connect de 10” com Android Auto e Apple Carplay sem fio
1 tomada USB dianteira e 2 traseiras
Volante multifuncional com regulagem de altura
Bancos dianteiros com ajuste de altura
Limpador e desembaçador elétrico traseiro
Alarme Perimétrico
Luzes diurnas de LED
Rodas de liga leve de 15”
Painel interno com faixa azul metálica
Barras longitudinais no teto
Volante com ajuste de altura
Emblema Chevron cromado na grade
Maçanetas na cor da carroceria
Dados técnicos: direção elétrica progressiva; suspensão McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira); freios a discos ventilados (dianteira) e tambores (traseira); diâmetro de giro, 10,5 m; coeficiente aerodinâmico não divulgado; vão livre do solo, 180 mm; ângulo de ataque, 23°; ângulo de saída, 39°; ângulo de transposição de rampas, 21°; pneus 195/60 R15.
Dimensões: comprimento, 3.981 mm; entre-eixos, 2.540 mm; largura, 1.733 mm; altura, 1.604 mm; porta-malas, 315 litros; carga útil, 410 kg; tanque de combustível, 47 litros; peso em ordem de marcha, 1.056 kg.
Motor: 1.0, dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 6V, aspirado, flex, comando de válvulas variável na admissão e escape, injeção multiponto de combustível
Taxa de compressão: 11:1
Potência: 71/75 cv a 6.000 rpm (G/E)
Torque: 10/10,7 kgfm a 4.250/3.250 rpm (G/E)
Peso/potência: 10,2/9,6 kg/cv (G/E)
Peso/torque: 74,8/73,4 kg/kgfm (G/E)
Câmbio: automático, 6 marchas
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 14,1 segundos (E) e 15 segundos (G)
Velocidade máxima: 160 km/h (G/E)
Consumo Inmetro: 9,3 km/l com etanol e 12,9 km/l com gasolina na cidade; 10 km/l com etanol e 14,1 km/l com gasolina na estrada.
Você também pode se interessar por:
Avaliação: Chevrolet Onix tem cacife para voltar a ser líder de vendas?
Sete segredinhos de um carro que muitos motoristas desconhecem
11 economias de custo absurdas que os carros brasileiros fazem
Carros que todo brasileiro deveria dirigir uma vez na vida
Os 10 carros automáticos mais baratos no Brasil em 2022
Editor de conteúdo
Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.
Outras notícias
- Novidades sobre carros
10 SUVs 0 km com preço de hatch que você não sabia
- Notícias
Novo Citroën Basalt terá jeitão de Fastback, motor de Pulse e carma de Honda Fit
- Notícias
Por que o Citröen C3 Aircross ainda não deslanchou nas vendas?
- Notícias
Citroën C4 Cactus sai de linha, segundo concessionárias
- Novidades sobre carros
Novo Citroën C3: o que o modelo europeu tem que queríamos no nosso
- Novidades sobre carros
Como a Stellantis é líder de vendas em SUVs sem ter o modelo mais vendido
- Novidades sobre carros
Citroën Basalt é flagrado com carroceria final e chega até o final do ano
- Comparativo
Citroën C3 Aircross x Chevrolet Spin: qual sete lugares é melhor?
- Notícias
Citroën Basalt 2025 vai concorrer contra quem?