Avaliação: Citroën C3 1.0 é a releitura do Fiat Uno com alma francesa

Modelo tem pegada popular, motor e câmbio Fiat e quer alavancar vendas da marca
Renan Rodrigues
Por
08.11.2022 às 22:00
Modelo tem pegada popular, motor e câmbio Fiat e quer alavancar vendas da marca

Quando parecíamos caminhar para o fim dos investimentos em um automóvel com a alma de um carro popular, a Citroën apresentou a nova geração do C3 e, agora que faz parte do mesmo grupo automotivo, pode até ter a importância do Fiat Uno. 

Isso foi possível graças a um projeto indiano para o hatch. Ele poderia ser ainda mais simples por aqui, mas foi justamente a formação da Stellantis que reformulou o C3 e atrasou um pouco o lançamento. 

Ainda assim, a simplicidade do projeto, evidenciada até na ausência de chave canivete, tem uma áurea de Fiat Uno. Especialmente por ofertar um espaço superior a média e a mecânica compartilhada com a marca italiana. 

O grande destaque do C3 é o conjunto de suspensão. O hatch consegue filtrar bem todas as imperfeições do solo e transmitir poucos solavancos para dentro da cabine. A altura do solo também é um ponto importante, confirmando a “atitude de SUV”. 

Modelo tem pegada popular, motor e câmbio Fiat e quer alavancar vendas da marca

O motor 1.0 de até 75 cv e 10,7 kgfm de torque garante um comportamento esperado para essa categoria. O câmbio de cinco marchas, assim como o propulsor, é emprestado pela Fiat e poderia ter engates melhores. 

Citroën C3 Feel Pack 1.6 AT 2023 – Preço: R$ 78.990. Pintura bi-ton: R$ 2.590. Total: R$ 81.590.

Citroën C3 Feel 1.0 Manual 2023 – Itens de série

Airbags duplos

Controle de estabilidade e tração

Assistente de partida em rampa - Hill holder

Monitoramento de pressão dos pneus

Ar-condicionado

Direção elétrica

Vidros elétricos

Modelo tem pegada popular, motor e câmbio Fiat e quer alavancar vendas da marca

Travas elétricas

Retrovisores elétricos

Indicador de trocas de marcha

Central multimídia Citroën Connect de 10” com Android Auto e Apple Carplay sem fio

1 tomada USB dianteira e 2 traseiras

Volante multifuncional com regulagem de altura

Bancos dianteiros com ajuste de altura

Limpador e desembaçador elétrico traseiro

Alarme Perimétrico

Luzes diurnas de LED

Modelo tem pegada popular, motor e câmbio Fiat e quer alavancar vendas da marca

Rodas de liga leve de 15”

Painel interno com faixa azul metálica

Barras longitudinais no teto

Volante com ajuste de altura

Emblema Chevron cromado na grade

Maçanetas na cor da carroceria

Dados técnicos: direção elétrica progressiva; suspensão McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira); freios a discos ventilados (dianteira) e tambores (traseira); diâmetro de giro, 10,5 m; coeficiente aerodinâmico não divulgado; vão livre do solo, 180 mm; ângulo de ataque, 23°; ângulo de saída, 39°; ângulo de transposição de rampas, 21°; pneus 195/60 R15.

Dimensões: comprimento, 3.981 mm; entre-eixos, 2.540 mm; largura, 1.733 mm; altura, 1.604 mm; porta-malas, 315 litros; carga útil, 410 kg; tanque de combustível, 47 litros; peso em ordem de marcha, 1.056 kg.

Modelo tem pegada popular, motor e câmbio Fiat e quer alavancar vendas da marca

Motor: 1.0, dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 6V, aspirado, flex, comando de válvulas variável na admissão e escape, injeção multiponto de combustível
Taxa de compressão: 11:1
Potência: 71/75 cv a 6.000 rpm (G/E)
Torque: 10/10,7 kgfm a 4.250/3.250 rpm (G/E)
Peso/potência: 10,2/9,6 kg/cv (G/E)
Peso/torque: 74,8/73,4 kg/kgfm (G/E)
Câmbio: automático, 6 marchas
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 14,1 segundos (E) e 15 segundos (G)
Velocidade máxima: 160 km/h (G/E)

Consumo Inmetro: 9,3 km/l com etanol e 12,9 km/l com gasolina na cidade; 10 km/l com etanol e 14,1 km/l com gasolina na estrada.

Você também pode se interessar por:

Avaliação: Chevrolet Onix tem cacife para voltar a ser líder de vendas?
Sete segredinhos de um carro que muitos motoristas desconhecem
11 economias de custo absurdas que os carros brasileiros fazem
Carros que todo brasileiro deveria dirigir uma vez na vida
Os 10 carros automáticos mais baratos no Brasil em 2022

Comentários