Avaliação: Chevrolet Bolt EUV é um teaser do futuro da GM no Brasil

Com espaço interno amplo e muita autonomia, SUV do Bolt surpreende e indica como será o futuro elétrico da marca traz. Só peca no preço
Diego Dias
Por
08.11.2023 às 20:01
Com espaço interno amplo e muita autonomia, SUV do Bolt surpreende e indica como será o futuro elétrico da marca traz. Só peca no preço

O Chevrolet Bolt EUV é daquela safra de carros que vão deixar saudades no mercado. Lançado em junho deste ano, a versão SUV do Bolt tem estoque limitado e dará adeus ao mercado brasileiro num futuro não muito distante, já que seu papel é de abrir caminho para a eletrificação da GM no Brasil, que trará Blazer EV e Equinox EV em 2024, e um ainda misterioso elétrico de R$ 150.000 e origem chinesa até 2025.

Apesar disso, traz uma proposta interessante em porte e nível de equipamentos. Tivemos um bom contato com o Chevrolet Bolt EUV 2023, tanto que rodamos mais de 400 quilômetros com o SUV elétrico. Utilizamos o veículo diariamente no trânsito entre idas e vindas para a redação - e também numa breve viagem ao interior de São Paulo (SP), trazendo um saldo bastante positivo ao final dos testes.

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Como padrão na Mobiauto, vamos apontar quais os pontos positivos do Chevrolet Bolt EUV 2023 e quais ele precisaria melhorar. Confira em detalhes o SUV elétrico a partir de agora:

Chevrolet Bolt EUV 2023 – 7 Pontos Positivos

1.     Força na medida

Equipado com um motor elétrico de 204 cv de potência (150 Kw) e 36,7 kgfm de torque, o Bolt EUV tem desempenho mais do que suficiente para rodar na cidade ou na estrada. No ambiente urbano, tem agilidade de sobra, com acelerações vigorosas quando necessário e com boa progressividade, sem assustar quem não está acostumado com o torque instantâneo de um carro elétrico.

Na estrada, o Bolt EUV também se dá muito bem, com retomadas mais do que ágeis quando necessário – sem contar as ultrapassagens, feitas sem qualquer dificuldade. Vale dizer que, num carro elétrico com proposta mais familiar, é importante ter uma motorização de maior força, já que o uso em viagens fica facilitado e a autonomia também não é comprometida. O carro se esforçará menos para manter velocidades de cruzeiro.

2.     Autonomia

Outra boa surpresa do Bolt EUV é sua autonomia. Segundo o padrão do Inmetro, são 377 quilômetros. No entanto, em nossa rodagem, superamos esse número com folga, alcançando 440 quilômetros com uma carga na bateria, que tem capacidade útil de 65 kWh. Tudo vai depender da forma que você dirige, como num carro a combustão. Com o maior peso sendo no uso rodoviário, pois rodar a 100 km/h ou a 120 km/h faz muita diferença em relação ao impacto na bateria.

3.     Visual futurista

O design do Chevrolet Bolt EUV sem dúvidas não é do mais comuns, mas por isso mesmo ele não passa despercebido, sobretudo quando temos um carro elétrico com o logotipo de uma marca popular como a Chevrolet. Rolaram até perguntas sobre ele em pleno trânsito, por conta da curiosidade.


Os DRL de LED afilados, com as luzes principais logo abaixo e o capô mais alto em relação ao Bolt convencional fazem diferença, deixando o Bolt EUV com carroceria mais próxima à de uma minivan do que um SUV de fato. Atrás, as lanternas também em LED sobre a tampa preta formam uma interessante assinatura visual à noite. É um carro bem resolvido e com aquele ar futurista que muita gente gosta em um elétrico.

4.     Compacto para quem vê...

Mais um ponto interessante do Bolt EUV é o seu porte. Com 4,30 metros de comprimento, 1,61 m de altura e 1,77 m de largura, ele não é grande como um Jeep Compass, mas tem espaço na cabine maior do que o SUV compacto-médio da Stellantis. Afinal, estamos falando de um entre-eixos com 2,67 metros, 10 cm a mais que o de um Chevrolet Tracker.

Já falamos disso no próximo tópico. Mas a questão mesmo é que, por conta desse tamanho, o Bolt EUV é um carro bastante ágil no dia a dia, com o bônus de ser fácil de colocá-lo em qualquer vaga. Isso vai beneficiar principalmente moradores de grandes cidades, que vão apreciar essa vantagem.

5.     Espaço interno

Espaço interno sem dúvidas é outro atrativo do elétrico da GM. A sensação é que estamos num grande salão no Bolt EUV, já que toda a área central do carro é bem aproveitada pela cabine, sem contar que os balanços são curtos e o painel é bem recuado.

Tudo isso ajuda na sensação de espaço, que não só é melhor porque o carro não é tão largo. Porém, os bancos são bem confortáveis e, dependendo da estatura, quem vai no assento traseiro pode até cruzar as pernas. Para melhorar, toda a instrumentação e sistema multimídia são facílimos de mexer e muito intuitivos.

6.     Assoalho plano

Característica mais comum em carros elétricos, o piso plano também se faz presente no Bolt EUV. O bacana é que aqui o passageiro conta com uma extensa área para acomodação das pernas, inclusive na parte central do banco traseiro – ponto mais crítico em boa parte dos veículos. Com isso se tem uma boa distância em relação aos bancos da frente.

7.     Freio regenerativo

Quem olha à primeira vista, não imagina o quanto o SUV do Bolt é divertido de dirigir – e não estou falando do desempenho do motor de mais de 200 cv e seu torque instantâneo (algo padrão em carros movidos a bateria). Com o eficiente sistema de freio regenerativo, pode-se guiar o Bolt EUV apenas usando o pedal do acelerador, bastando apenas apertar o botão do “One Pedal” para ativar o recurso.

Além disso, o sistema que usa a energia das frenagens para recarregar a bateria pode ser modulado por aletas atrás do volante, sem contar que pode parar o carro totalmente dessa maneira também. É como se você estivesse num jogo de vídeo-game, com a aleta esquerda freando o veículo quando é pressionada.

Chevrolet Bolt EUV 2023 – 3 Pontos negativos

1.     Preço

Lançado no Brasil no meio deste ano, o Chevrolet Bolt até que fez sua estreia com preço razoavelmente competitivo para aquela época. Mas hoje, custando R$ 279.990, tornou-se muito menos atrativo do que SUVs elétricos com maior potência, como BYD Yuan Plus (R$ 229.900) e Volvo EX30 (a partir de R$ 219.990). Ou seja, o Bolt EUV custa o mesmo preço de um SUV elétrico de uma marca premium, o que o deixa menos competitivo para os padrões atuais.

2.     Prazo de validade

Um dos pontos mais questionáveis do Bolt EUV é que ele desembarcou no Brasil com prazo de validade, já que apenas um lote de 200 unidades do SUV elétrico será comercializado em nosso mercado. Depois disso, o Bolt EUV deve deixar de vir para o nosso mercado, já que tanto o SUV quanto o Bolt hatch darão adeus para o portfólio global da montadora.

Vale lembrar que a própria GM afirmou que o Bolt EUV seria um modelo de transição da marca, já que Blazer EV e Equinox EV chegarão por aqui num futuro não muito distante para ocupar um lugar de maior destaque entre os elétricos da Chevrolet no país, que tem planos ambiciosos mundialmente falando.

3.     Saída de ar traseira

Embora o ar-condicionado do Chevrolet Bolt EUV gele muito bem, obrigado, ele não conta com saídas de ar traseiras – o que acaba fazendo falta para quem vai acomodado no banco traseiro do SUV.

A saída de ar traseira é um recurso cada vez presente em carros de categoria inferior e acaba ficando sem sentido um modelo dessa faixa de preço não contar com isso. É um dos maiores pênaltis do modelo, pois é de extrema importância num país tropical como o nosso.

Chevrolet Bolt EUV 2023 – Ficha Técnica

Motor: elétrico, transversal, síncrono de ímãs permanentes

Potência: 207 cv

Torque: 36,7 kgfm

Peso/potência: 8,43 kg/cv

Peso/torque: 46,62kg/kgfm

Câmbio: automático, marcha única

Tração: dianteira

0 a 100 km/h: 7,7 s

Velocidade máxima: 148 km/h (limitados eletronicamente)

Bateria: íons de lítio de 288 células

Capacidade: 68 kWh (65 kWh úteis)

Autonomia Inmetro: 377 km

Recarga DC (rápida): até 55 kW

Recarga AC (wallbox): até 11 kW

Dimensões e capacidades: 4.306 mm de comprimento, 2.675 mm de entre-eixos, 1.770 mm de largura, 1.616 mm de altura, 462 litros de porta-malas, 396 kg de carga útil, 1.711 kg de peso em ordem de marcha.

Dados técnicos: direção elétrica; suspensão McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira); freios a discos ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira); diâmetro de giro, 10,8 m; coeficiente aerodinâmico, 0,33 Cx; vão livre do solo, não divulgado; ângulo de ataque, não divulgado; ângulo de saída, não divulgado; ângulo de transposição de rampas, não divulgado; pneus, 215/50 R17; estepe por kit de reparo emergencial.

Chevrolet Bolt EUV 2023 – Equipamentos

  • Piloto automático adaptativo
  • Alerta de colisão frontal com detecção de pedestre
  • Frenagem automática de emergência em baixa velocidade
  • Alerta de saída de faixa
  • Alerta de ponto cego
  • Faróis com acendimento automático
  • Farol alto adaptativo
  • Alerta de pressão dos pneus
  • Controles de estabilidade e tração
  • 10 Airbags
  • Partida remota pela chave
  • Retrovisores com ajuste elétrico e aquecimento
  • Retrovisor interno fotocrômico
  • Rodas de liga-leve aro 17
  • Ar-condicionado automático digital
  • Câmera com visão 360 graus
  • Carregador de smartphone sem fio (wireless)
  • Banco dianteiro e traseiro com aquecimento
  • Volante com aquecimento
  • Chave presencial para acesso e partida
  • Painel de instrumentos digital configurável de 8 polegadas
  • Banco do motorista com regulagem elétrica
  • Central multimídia MyLink com tela de 10,2 polegadas
  • Conexão Apple CarPlay e Android Auto sem o uso de cabos
  • Alexa nativa e Spotify integrado
  • Sistema de som Bose com 7 alto-falantes e subwoofer
  • Carregador emergencial portátil 220 (limitado a 2,2 Kva)

Chevrolet Bolt EUV 2023 – Vale a pena?

Com motorização de desempenho mais do que suficiente, espaço interno amplo em uma embalagem mais compacta e bom pacote de equipamentos, o Chevrolet Bolt EUV traz um conjunto muito bem acertado, sendo um dos melhores carros elétricos que temos à disposição hoje no mercado. Não é à toa, já que a General Motors vem investindo pesado em eletrificação há uns bons anos.

O que pesa para ele é ter chegado tarde no mercado brasileiro num momento em que existe uma nova oferta de veículos eletrificados na concorrência. Isso fez seu valor passar de razoável para péssimo em questão de meses. Cabe ao consumidor decidir se vale investir em um modelo de transição ou esperar os carros elétricos definitivos para o Brasil.

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