Avaliação: BMW 320i M Sport 2024 é sedan para quem gosta de carro

Atual geração traz receita que mescla conforto e tecnologia, mas sem abrir mão da esportividade que o consagrou há anos
Diego Dias
Por
28.09.2023 às 14:00
Atual geração traz receita que mescla conforto e tecnologia, mas sem abrir mão da esportividade que o consagrou há anos

Carro premium mais vendido em 2023, o BMW Série 3 ainda é um dos queridinhos no segmento, tanto que até agosto emplacou 3.068 unidades do modelo 320i – versão que tem produção no Brasil na fábrica de Araquari (SC).

Quando juntamos as unidades vendidas do 330e (sua versão híbrida importada), o sedan chega a mais de 3.500 unidades emplacadas. Números consideráveis para um carro premium, que chega na Mobiauto para mais uma avaliação.

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Andamos no 320i M Sport 2024, versão de apelo mais esportivo e a topo de linha do BMW 320i. Vale dizer que a única novidade na linha 2024 é a cor Vermelho Melbourne. Dito isso, vamos apontar nesta avaliação quais os pontos positivos do sedan que deixa Mercedes-Benz Classe C e Audi A4 comendo poeira nas vendas e os pontos em que ele deixa a desejar.

BMW 320i M Sport 2024 – Preço: R$ 361.950

BMW 320i M Sport 2024 – 6 Pontos positivos

1)    Motor

Quem é apegado a números talvez vá torcer o nariz para a ficha técnica do BMW 320 i M Sport, que traz sob o capô o famoso motor quatro cilindros 2.0 turbo B48B20, que pode beber tanto etanol quanto gasolina – uma das vantagens do carro feito no Brasil.

Ele entrega 184 cv e 30,6 kgfm de torque, ou seja, é até menos potente que um Jeep Compass (185 cv), por exemplo, mas quando você dirige a resposta é outra, pois acelerações e retomadas são vigorosas, tanto que o número de 0 a 100 km/h não deixa enganar: são apenas 7,1 segundos.

A calibração para o motor é afinada, sem contar que ele utiliza um turbocompressor de duplo fluxo que ajuda aproveitar toda a faixa de rotações do motor 2.0. Vale dizer que não é nenhum BMW Motorsport ao entregar sua força (não assusta), mas tem seu valor e o sedan é eficientemente rápido. Tudo é questão de como é feita a entrega para o chão e isso o 320i M Sport faz muito bem.

2)    Câmbio

Assim como boa parte da gama BMW (o que inclui a linha X de SUVs), o BMW 320i m Sport vem equipado com a transmissão automática de oito marchas. O destaque é sua suavidade de operação que nos faz lembrar de um câmbio de dupla embreagem, já que nos modos de condução “civis” você nem sente as trocas de marchas. Achou sem sal? Basta ativar o modo Sport e assim as primeiras marchas te garantiram um tranco nas trocas para te passar uma maior sensação de esportividade.

3)    Dirigibilidade

Dirigibilidade sem dúvidas é um dos maiores diferenciais de qualquer BMW, que nesse aspecto sempre aposta em um toque mais esportivo. Com o 320i M Sport não é diferente, sendo prazeroso de guiar em (quase) todos os cenários – com exceção das nossas ruas lunares. Não à toa o slogan da marca é “Puro prazer de dirigir”.  O sedan é feito com base na plataforma CLAR, o que por consequência traz uma rodagem muito sólida e dinâmica, com o motorista ficando a par de tudo o que está acontecendo com o carro – mérito também da direção bem comunicativa.

4)    Visual

Atualizado no final do ano passado, o BMW Série 3 produzido em terras tupiniquins demorou poucos meses para adotar o mesmo desenho do europeu, o que por si só mostra a importância do sedan para a fabricante no Brasil.

No caso do 320i M Sport, temos um visual mais agressivo composto pelas rodas de 19 polegadas, além do para-choque com design próprio que difere do 320i GP e 320i Sport GP, trazendo uma tomada de ar inferior maior e linhas mais angulosas nas extremidades. Na traseira, tem acabamento vertical em preto nos para-choques. É um estilo que permanecerá atual por um bom tempo.

5)    Tecnologia

Uma das principais mudanças na última atualização do BMW Série 3 foi o interior, que passou a contar um painel curvo que agrega duas telas: uma para o painel de instrumentos com 14 polegadas; e outra para a central multimídia com 12,3 polegadas. O cluster é bem completo de informações e permite uma ampla gama de configurações, sem contar o layout inspirado em avião tipo caça.

Pode-se ainda nem tirar os olhos da pista com a comodidade do head-up display, que também é configurável ao gosto do motorista – é possível colocar informações de GPS e de mídia, além de força G.

Já a central multimídia concentra boa parte das funções, inclusive o ar-condicionado. Traz Android Auto e Apple Carplay sem fio, além de informações de trânsito em tempo real, previsão do tempo, entre outros.

6)    Esportividade

A BMW pensou em muitos aspectos quando desenvolveu o Série 3 lá na década de 1980 e muitos detalhes o sedan conserva até hoje. Temos a posição de guiar do sedan, que é bastante baixa e pode fazer donos de SUVs estranharem ao dirigir com as pernas esticadas. Você praticamente fica sentado rente ao assoalho do carro.

Destaque ainda para a tração traseira, com o Série 3 sendo um dos poucos carros no mercado com essa configuração e que garante sorrisos em entradas mais animadas em curvas. A suspensão dessa versão 320i M Sport também é mais baixa, além de ser mais firme, conjunto que garante ainda mais feeling para quem está ao volante.

BMW 320i M Sport 2024 – 4 Pontos negativos

1)    Porta-malas

Eis aqui um dos pontos de maior fragilidade do BMW 320i M Sport, entre outras configurações do sedan: o porta-malas. Por conta de uma exigência dos clientes brasileiros, a montadora improvisou um estepe dentro do porta-malas – algo que não era previsto no projeto do sedan, que sequer tem um nicho adicional para um pneu adicional para emergências. Com isso, o carro tem um bagageiro com capacidade de 370 litros em vez dos 480 litros da versão europeia – que tem somente o kit de reparo.

2)    Túnel central

Uma característica inerente ao projeto do BMW Série 3 é o túnel central traseiro por conta do sedan ser um carro de tração traseira. E se por um lado você ganha esportividade e prazer ao dirigir um modelo nessa configuração, por outro acaba roubando espaço interno para quem vai sentado no banco de trás, sobretudo quem se acomoda no meio do banco, sendo obrigado a colocar as pernas para os lados para conseguir se acomodar com um pouco mais de conforto. Os rivais Audi A4 e Mercedes-Benz Classe C se saem um pouco melhor nesse sentido.

3)    Altura de rodagem

O BMW Série 3 sempre foi um sedan de visual mais assentado, ou seja, sempre teve uma altura de rodagem mais baixa, o que visava reforçar também sua esportividade. Mas aqui na versão 320i M Sport isso é ainda mais perceptível, tanto que a alatura mínima em relação ao solo é de apenas 136 mm, o que deixa o sedan mais suscetível a raspadas em valetas e lombadas (principalmente quando o carro está carregado). Então atenção nisso caso queira arrematar o 320i M Sport, pois ele exige mais cuidados nessas situações.

4)    Ar-condicionado sem botões

Apesar de contar com uma central multimídia de grandes dimensões (são 12,3 polegadas) que agrega os comandos de ar-condicionado de uma forma até mais intuitiva do que costumamos a ver por aí, o BMW 320i M Sport – e suas demais configurações - abandonaram os botões físicos do sistema de climatização.

Se por um lado deixou a cabine com estilo mais minimalista, por outro perdeu-se praticidade na hora de ajustar a ventilação e temperatura. É aquele tipo de solução que fica esteticamente agradável, mas que no uso diário dirigindo acaba não sendo muito prático, pois exige que você olhe para a tela para poder fazer algum ajuste.

BMW 320i M Sport 2024 - Ficha Técnica

Motor: 2.0, dianteiro, longitudinal, quatro cilindros, turbo compressor de duplo fluxo, flex, duplo comando de válvulas no cabeçote com variação na admissão e escape, acionado por corrente
Taxa de compressão: 11:1
Potência: 184 cv a 5.000 rpm
Torque: 30,6 kgfm a 1.350 rpm
Peso/potência: 7,93 kg/cv
Peso/torque: 47,7 kg/kgfm
Câmbio: automático de oito marchas
Tração: 4x2 traseira
0 a 100 km/h: 7,1 s
Velocidade máxima: 235 km/h
Consumo Inmetro: Cidade 7,5 km/l (A) e 10,6 km/l (G) – Estrada 9,1 km/l (A) e 13,2 km/l (G)

Dimensões: comprimento, 4.709 mm; entre-eixos, 2.851 mm; largura, 1.827 mm; altura, 1.435 mm; porta-malas, 365 litros; tanque de combustível, 59 litros; peso em ordem de marcha, 1.460 kg.

Dados técnicos: direção elétrica progressiva; suspensão tipo McPherson (dianteira) e Multi-link (traseira); freios a disco ventilados com ABS (dianteira e traseira); vão livre do solo, não divulgado; ângulo de ataque: não divulgado; ângulo central: não divulgado; ângulo de saída: não divulgado; pneus 225/40 R19 (dianteiros) e 255/35 R19 (traseiros); número de ocupantes: 5

BMW 320i M Sport 2024 – Equipamentos

  • Volante esportivo em couro acabamento interno em Alumínio Mesheffect;
  • Ar-condicionado automático digital de três zonas
  • Bancos com ajustes elétricos (ajuste de lombar para o motorista)
  • Faróis full-LED
  • Farol alto automático
  • Assistente automático de estacionamento
  • Luz ambiente
  • Teto solar elétrico; sistema Driving Assistant
  • BMW Comfort Access 2.0
  • Pacote M Sport
  • Roda de 19 polegadas M Double Spoke
  • Controle de cruzeiro adaptativo
  • Monitor de tráfego traseiro
  • Alerta de colisão traseira
  • Aviso de mudança de faixa de rolamento
  • Assistente de frenagem autônoma
  • Cinto de segurança M Sport
  • Direção esportiva variável
  • Revestimento do teto em Anthracite
  • Suspensão M Sport e sistema de som surround Harman
  • Central multimídia de 12,3 polegadas
  • Painel de instrumentos digital com tela de 14 polegadas;
  • Chave presencial para acesso e partida
  • Câmera 360°
  • Porta-malas com abertura e fechamento elétrico
  • Teto solar elétrico
  • Rodas de liga-leve de 19 polegadas com pneus Run-Flat 225/40 (dianteiro) e 255/45 (traseiro)

BMW 320i M Sport 2024 – Vale a pena comprar?

Com as últimas atualizações de design, o BMW 320i M Sport ficou mais alinhado ao restante da gama da marca sem ficar exagerado, o que é uma boa notícia. O pacote visual M Sport também o deixa ainda mais esportivo sem exatamente apelar para um motor mais potente, solução que acaba agradando o mercado.

A questão é que o Série 3 é um dos sedans mais tradicionais do Brasil, já que sua história é de sucesso desde que o país abriu as portas para as importações no início da década de 1990.

Visual bem acertado, conforto e tecnologia agora ele tem de sobra e podemos dizer que ele está em uma de suas melhores fases, e mantendo a tração traseira e esportividade que o torna tão único no segmento. Talvez seja isso o motivo de seu sucesso: atende os requisitos do mundo moderno e preserva sua própria receita.

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