A bizarra estrada de gelo que proíbe usar cinto ou andar devagar demais

Rodovia sobre o gelo localizada na Estônia, pequeno país da região báltica, só existe no inverno e tem as regras mais peculiares possíveis de tráfego. Entenda
Camila Torres
Por
21.12.2021 às 19:22
Rodovia sobre o gelo localizada na Estônia, pequeno país da região báltica, só existe no inverno e tem as regras mais peculiares possíveis de tráfego. Entenda

Localizada no continente Europeu, a Estônia faz parte dos países Bálticos que fazem fronteira com a Rússia. Acho que já deu para se ter ideia do frio que faz no inverno, a ponto de tornar o mar uma pista de gelo para carros. 

Na região Oeste do país ficam as cidades Saaremaa e Hiiumaa, separadas por uma distância de 30 km, que podem ser tranquilamente percorridas em uma balsa nas estações mais quentes. 

Porém, na época mais gelada do ano, toda a água azul do mar que cobre as costas dessas cidades é transformada em uma belíssima estrada de gelo com um branco tão deslumbrante quanto o de qualquer mar.

Nesses meses, o transporte de balsa se torna inviável e a única alternativa para ir de uma cidade à outra é sobre quatro rodas. Mas a aventura não é tão aterrorizante quanto parece. Os responsáveis pela via de gelo garantem que o trajeto é seguro. 

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Há relatos de que, mesmo na primavera, a placa de gelo tem mais de meio metro de espessura, isso sem contar a neve por cima. Porém, há algumas medidas de segurança adotadas pelas autoridades locais para trafegar no local, tais como: 


5 Regras de trânsito pitorescas na estrada de gelo na Estônia 

Rodovia sobre o gelo localizada na Estônia, pequeno país da região báltica, só existe no inverno e tem as regras mais peculiares possíveis de tráfego. Entenda

1. Limite de peso: veículos com mais de 2,5 toneladas, (como, por exemplo, um caminhão ou uma picape Ram 3500) não podem trafegar pela pista de gelo. O motivo é bem simples: por mais que acidentes sejam raríssimos, para manter o nível de segurança, melhor não abusar.

2. Manter distância: não estamos falando de dez ou 20 metros de distância. Lá eles preferem usar o tempo para aumentar ainda mais o espaçamento entre os carros. A pista de gelo conta com semáforos que garantem uma distância de dois minutos entre um carro e outro. Tudo para evitar que haja aglomerações e acidentes causados por perda de aderência.

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3. Tudo ou nada: é simplesmente proibido dirigir entre 25 km/h e 40 km/h. É que nessa velocidade o atrito dos pneus com o solo podem produzir vibrações capazes de romper o gelo. A outra alternativa é pisar no acelerador e torcer pelo melhor. Como fez o jornalista Joel Atlas, da BBC, que dirigiu a 70 km/h. 

4. Dirigir antes do pôr-do-sol: se você está imaginando como deve ser encantador ver o pôr-do-Sol nessa imensidão de branco, já alertamos que não é possível. Isso porque dirigir apenas enquanto há a luz do dia é mais uma das medidas de segurança, já que a via temporária não conta com iluminação, o que compromete a visibilidade do condutor, mesmo com os faróis ligados. 

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5. Não poder usar o cinto de segurança: talvez essa seja uma das proibições que mais te deixou intrigado. Mas a justifica é simples e faz tanto sentido que fica até um tanto óbvia após esclarecida. Em caso de um acidente, quero dizer, caso o gelo se rompa e seu carro comece a afundar, será mais fácil para você sair dele a tempo ou chegar à superfície novamente se já estiver sem o cinto.


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