Avaliação: algum truque do Honda WR-V 2021 justifica os R$ 95.000?

Atualizado na linha 2021, SUV de entrada da marca japonesa tem boas sacadas, mas é caro e ainda guarda muitos resquícios do Fit
LF
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15.12.2020 às 13:40
Atualizado na linha 2021, SUV de entrada da marca japonesa tem boas sacadas, mas é caro e ainda guarda muitos resquícios do Fit

O Honda WR-V surgiu em 2017 para preencher uma lacuna entre o Fit e HR-V. A marca japonesa foi a primeira a aplicar no Brasil uma tática que, logo depois, seria usada pela Caoa Chery com o Tiggo 2 em relação ao Celer, e que depois a VW aplicaria no Nivus na comparação com o Polo.

Assim, o WR-V aproveitava muito, muito mesmo, do projeto do Fit em sua concepção. Se a frente era toda nova, com grade, para-choque, conjunto óptico e capô exclusivos, e a traseira trazia um recorte específico para as lanternas, além de para-choque também único, o restante do visual vinha todo herdado do monovolume.

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O aproveitamento da carroceria ficou tão descarado que o objetivo de posicionar o WR-V como o Honda mais vendido no país, no lugar ocupado até então pelo HR-V, acabou nunca se cumprindo. O modelo logo ganhou a pecha de “Fitão”, que a fabricante até hoje tenta combater.

Atualizado na linha 2021, SUV de entrada da marca japonesa tem boas sacadas, mas é caro e ainda guarda muitos resquícios do Fit

Outro erro estratégico de lançamento foi colocar o WR-V numa faixa restrita (e cara) de preços, entre R$ 80 mil e R$ 90 mil, sem ao menos oferecer itens como controle eletrônico de estabilidade ou bancos de couro sintético de série.

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Pois bem: a linha 2021 do SUV de entrada da marca no país chegou com uma pequena reestilização visual, encorpada com o ganho de equipamentos. O ESC e o acabamento interno ligeiramente mais refinado enfim chegaram, mas a pedida ainda é salgada: R$ 94.700 mais R$ 1.500 por uma pintura metálica ou R$ 1.800 pela opção branca perolizada.

Atualizado na linha 2021, SUV de entrada da marca japonesa tem boas sacadas, mas é caro e ainda guarda muitos resquícios do Fit

Apesar de o valor assustar, o WR-V tem truques que podem convencer o comprador a investir quase R$ 100 mil reais nele ao invés de comprar um Fit. Além da dianteira mais alta, ele possui suspensões mais robustas e confortáveis, além de maior vão livre do solo. Tem o sistema de "bancos mágicos" e um ar-condicionado digital com uma ótima sacada.

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Saiba mais sobre o desempenho do WR-V em mais um vídeo do quadro Auto Avalia, logo abaixo. Não consegue visualizá-lo? Tudo bem: basta clicar aqui e assistir direto em nosso canal do YouTube.

Ficha técnica – Honda WR-V EXL 1.5 CVT 2021

Preço: R$ 94.700. Pintura azul metálica: R$ 1.500. Total: R$ 96.200.

Motorização e desempenho: 1.5 flex i-VTEC 16V, 115/116* cv (a 5.750 rpm) e 15,2/15,3 kgfm (a 4.000/4.750 rpm), respectivamente com gasolina/etanol. Câmbio CVT, simulação de 6 marchas. Tração dianteira. 0 a 100 km/h em 12,3 s.

Consumo: 8,1 e 8,8 km/l com etanol; 11,7 e 12,4 km/l com gasolina, respectivamente nos ciclos urbano e rodoviário.

Dimensões: 4.068 mm comprimento, 2.555 mm entre-eixos, 1.695 mm largura, 1.599 mm altura, 363 litros de porta-malas, 45 litros do tanque de combustível, 1.138 kg de peso.

Dados técnicos: direção elétrica progressiva, suspensões McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira), freios a disco (dianteiros) e tambor (traseiros), 10,6 m diâmetro de giro, Cx não divulgado, 207 mm vão livre do solo, carga útil 452 kg.

Itens de série:

  • Chave canivete;
  • Quatro airbags;
  • Controles de estabilidade e tração com assistente de partida em rampas;
  • Ar-condicionado automático digital; 
  • Câmera de ré;
  • Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros; 
  • Sensores de luminosidade e chuva; 
  • Sistema de som com quatro alto-falantes e dois tweeters;
  • Central multimídia de 7 polegadas com projeção de celulares;
  • Volante e bancos revestidos em couro; 
  • Banco do motorista com regulagem de altura;
  • Volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade; 
  • Rodas aro 16 com acabamento escurecido;
  • Faróis com projetor e luzes diurnas em LED;
  • Faróis de neblina em LED; 
  • Faróis e limpadores de para-brisa automáticos; 
  • Painel com acabamento em preto brilhante e porta-copos; 
  • Bancos dos passageiros moduláveis;
  • Quadro de instrumentos parcialmente digital monocromático com indicador de eficiência em consumo;
  • Retrovisores externos com rebatimento elétrico e interno antiofuscante
  • Vidros elétricos com função um-toque nas quatro portas.

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