5 esportivos (ou quase isso) que não ganhariam de um Up! TSI na arrancada
O Volkswagen Up! é um carro polêmico. Muito amado por alguns e motivo de crítica para outros. Apesar das controvérsias, o hatch se garante em uma coisa: arrancada. Para a surpresa de muitos (ou não), o modelo vendido no Brasil entre 2014 e 2021 tem um motor de três cilindros turbo com desempenho que não deixa a desejar para carros maiores.
E não é a Mobiauto que está dizendo, mas sim os dados de fábrica. O Volkswagen Up! TSI – a configuração mais rápida do hatch – leva sob o capô um motor 1.0 turbo flex de até 105 cv de potência e 16,8 kgfm de torque, associado ao câmbio manual de cinco marchas.
Você também pode se interessar por:
- Toyota Corolla G10 usado é confortável e robusto mais barato que Fiat Mobi
- Ford Ka que rodou 17 mil km em 28 anos está à venda com preço de Kwid 0 km
- Chevrolet Tracker usado é SUV econômico e bom de guiar a preço de hatch 0 km
- 5 carros da Fiat de até R$ 50 mil que são boas opções de primeiro carro
Esse conjunto proporciona ao Up! TSI uma aceleração de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos. Essa marca pode não parecer grande coisa entre os carros esportivos, mas é praticamente um sonho para modelos com motorização original mais potente que a do Up! TSI.
Para exemplificar, a Mobiauto traz aqui cinco modelos que perdem para o Volkswagen Up! TSI na arrancada. E vale ressaltar que a velocidade máxima do hatch, segundo a montadora, é de 181 km/h – número que, teoricamente, faria o compacto perder uma disputa após percorrer determinada distância.
5- Honda Civic 2.0 (G10)
Reprodução/Marcela Cavirro
- 0 a 100 km/h: 10,9 segundos
Mais lento que muito modelos 1.0 turbo, o Honda Civic aspirado tem muitas qualidades, mas nenhuma delas é a arrancada, que deixa a desejar em algumas situações. São quase 11 segundos para ir da imobilidade aos 100 km/h. No entanto, entre seus pontos fortes está a velocidade máxima que, segundo os dados de fábrica, alcançar até 195 km/h. Considerando esses números, o Civic comeria poeira do Up! na arrancada, mas passaria o compacto numa disputa.
O câmbio automático CVT de sete marchas simuladas é um dos culpados para que o sedan largue atrás do Up! TSI. Apesar de ser benéfico para o conforto de dirigibilidade no dia a dia, limita o desempenho do carro.
- Motor: 2.0 aspirado flex
- Potência: 155/ cv/150 cv (E/G)
- Torque: 19,5 kgfm/ 19,3 kgfm (E/G)
- Câmbio: automático CVT de sete marchas
- Velocidade máxima: 195 km/h
4- Mitsubishi Lancer 2.0
Divulgação/Mitsubishi
- 0 a 100 km/h: 10,7 segundos
Rival direto do Honda Civic, junto com o Toyota Corolla, o Mitsubishi Lancer possui mais que alguns segundos de vantagem. Além do tempo de arrancada menor, o sedan é mais potente. Seu motor 2.0 movido apenas a gasolina é capaz
de levá-lo aos 198 km/h de velocidade final. No entanto, não é o suficiente para ganhar do motor 1.0 turbo do VW Up! numa arrancada.
E, assim como o Civic, ele é equipado com câmbio automático CVT, mas neste caso são seis marchas.
- Motor: 2.0 aspirado a gasolina
- Potência: 160 cv
- Torque: 20,1 kgfm
- Câmbio: automático CVT de seis marchas
- Velocidade máxima: 198 km/h
3- Chevrolet Onix RS
Divulgação/Chevrolet
- 0 a 100 km/h: 10,5 segundos
À frente dos sedans que precisam de “projetinho” para superar o Up! TSI está a versão esportivada do Chevrolet Onix, a RS. Disponível para compra nas lojas, o carro que um dia já o mais vendido do Brasil, também é equipado com o motor 1.0 turbo flex, assim como o hatch da marca alemã. Mas, neste caso, o Onix RS perde por um segundo, com uma vantagem de quatro e cinco centésimos, respectivamente, contra os modelos japoneses citados acima.
Mas, apesar da diferença, a potência dos dois carros é bastante parecida. Então, a disputa entre eles para buscar a posição é acirrada.
Vale ressaltar que, além da configuração RS, outras versões do Onix também possuem esse propulsor. O maior diferencial de fato da versão está no visual “esportivo”, marcado pelos detalhes escurecidos e itens como spoiler traseiro.
- Motor: 1.0 turbo flex
- Potência: 115 cv (E/G)
- Torque: 16,8 kgfm/16,3 kgfm (E/G)
- Câmbio: automático de seis marchas
- Velocidade máxima: 180 km/h
2- Fiat Argo HGT
Divulgação/Fiat
- 0 a 100 km/h: 10,4 segundos
Outrora concorrente do Onix RS, a versão “esportivada” do Fiat Argo deixa os modelos citados anteriormente comendo poeria, mas não é páreo para o VW Up! TSI, que arranca na frente com folga.
No entanto, apesar da vantagem do Up! TSI na saída, o Argo é o hatch mais potente da lista. O único que supera os 120 cv de potência. E sua velocidade máxima, segundo o fabricante, de 191 km/h, é digna de buscar os sedans japoneses na disputa pela melhor colocação.
Moto: 1.8 aspirado flex
Potência: 139 cv/ 135 cv
Torque: 19,3 kgfm/18,8 kgfm
Câmbio: automático de seis velocidades
Velocidade máxima: 191 km/h
1-Chevrolet Opala Diplomata
Divulgação/Chevrolet
- 0 a 100km/h: 10,4 segundos
Um dos clássicos mais lendários das décadas de 1970 a 1990, o Chevrolet Opala Diplomata, apesar do 4.1 de seis cilindros em linha sob o capô, perderia em uma arrancada contra o VW Up! TSI. Embora o sedan seja mais potente, jogam
contra ele o maior peso e a tração traseira, que consome parte da energia produzida pelo motor. Segundo os dados de fábrica, o Opala 4.1 atingia a velocidade máxima de 182 km/h, número próximo ao do Up! TSI.
- Motor: 4.1 aspirado seis cilindros em linha, a gasolina
- Potência: até 141 cv
- Torque: 32,8 kgfm
- Câmbio: manual de cinco marchas
- Velocidade máxima: 182 km/h
Por Marcela Cavirro
