Volvo EX30 Plus 2025: o que saber antes de comprar

Elétrico impressiona em desempenho e tecnologia, mas sua ergonomia demanda tempo para se acostumar
GS
Por
23.06.2025 às 04:26
Compartilhe:
Elétrico impressiona em desempenho e tecnologia, mas sua ergonomia demanda tempo para se acostumar

O Volvo EX30 estreou no Brasil há cerca de um ano para competir contra carros elétricos que custam entre R$ 200 mil e R$ 300 mil, faixa de preços dominada, principalmente, por modelos de marcas chinesas. Apesar do DNA sueco, o EX30 também é importado da China, uma vez que o seu projeto é liderado pela Geely, marca local dona da Volvo desde 2010.

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

Com porte de SUV compacto, o EX30 chama a atenção pelo visual minimalista, que disfarça o alto nível de tecnologia embarcada. Concebido com uma proposta de sustentabilidade, o Volvo EX30 utiliza diversos componentes feitos de material reciclado. O acabamento interno, por exemplo, é fabricado com fibras de tecido e plástico reaproveitados.

Você também pode se interessar por:

No caso do modelo testado, na versão intermediária Plus, o EX30 é equipado de série com chave presencial, sistema de som Harman Kardon, abertura elétrica do porta-malas e rodas aro 19”, itens ausentes na configuração de entrada Core. Na topo de linha Ultra, o Volvo EX30 adiciona partida à distância, bancos dianteiros com regulagem elétrica, teto solar panorâmico, rodas de 20”.

Além dos seis airbags e do pacote de equipamentos de segurança, as três versões compartilham o motor traseiro de 272 cv de potência e 35 kgfm de torque. Esse propulsor permite acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5,6 segundos.

A diferença “mecânica” fica por conta do tamanho das baterias. Na versão Core, o componente de 51 kWh tem autonomia média de 250 km, de acordo com as medições do Inmetro. Na Plus e na Ultra, a bateria de 69 kWh amplia o alcance para 338 km.

Preços do Volvo EX30 (junho de 2025)

  • EX30 Core – R$ 229.950
  • EX30 Plus – R$ 269.950
  • EX30 Ultra – R$ 299.950

Volvo EX30 Plus 2025 – Características

Motor: traseiro, elétrico, 272 cv de potência, 35 kgfm de torque

Dimensões: 4.233 mm de comprimento, 1.836 mm de largura, 1.555 mm de altura, 2.650 mm de entre-eixos, porta-malas de 318 litros.

Revisões até 60.000 km: R$ 849

Volvo EX30 Plus 2025 – Pontos positivos

Guilherme Silva/Mobiauto

Guilherme Silva/Mobiauto

1.      Equipamentos de segurança: Para honrar o legado da Volvo, o elétrico é repleto de diversos recursos de segurança, como controle de cruzeiro adaptativo com detecção de pedestres e ciclistas, frenagem autônoma, assistente de direção ativo, só para citar alguns deles.

2.      Desempenho: Independentemente da versão, o Volvo EX30 precisa de apenas 5,6 segundos para ir da imobilidade aos 100 km/h. Porém, a entrega instantânea dos 35 kgfm de torque confere ótima agilidade no trânsito urbano.

3.      Dirigibilidade: Para compensar a ergonomia peculiar, que exige algum tempo de convivência com o carro para se acostumar, o Volvo EX30 tem uma dirigibilidade muito bem acertada. A direção elétrica é precisa e as suspensões são muito bem calibradas para as condições brasileiras, combinando estabilidade exemplar e bom nível de conforto, mesmo calçado com rodas cujo diâmetro varia entre 18” e 20”, dependendo da versão.

4.      Sistema de som: Desde a versão Plus, o EX30 é dotado do excelente sistema assinado pela Harman Kardon com dez alto-falantes, incluindo a “soundbar” sobre o painel.

Guilherme Silva/Mobiauto

Guilherme Silva/Mobiauto

5.      Custo por recarga: Na prática, é possível rodar cerca de 400 km nas versões de 69 kWh, com um custo bem inferior ao de um carro a combustão. Considerando o valor atual do kWh na cidade de São Paulo (R$ 0,75), carregar a bateria de 0% a 100% sai por volta de R$ 51,75. O consumo médio do EX30 é de 16,9 kWh a cada 100 km, segundo o Inmetro. Para rodar a mesma distância com gasolina em um carro flex que faz médias de 10 km/l, a despesa fica em R$ 258,24, de acordo com o preço médio do litro do combustível (R$ 6,456) verificado em maio pelo Índice de Preços Ticket Log. Se o motorista optar por etanol (R$ 4,478 o preço médio por litro), o custo é de R$ 179,12.

Além disso, as revisões até 60.000 km saem por cerca de R$ 850, sem considerar eventuais despesas com possíveis reparos.

Volvo EX30 Plus 2025 – Pontos negativos

1.      Ergonomia: A concepção focada no minimalismo influenciou no visual limpo e na redução de componentes internos. Não há painel de instrumentos, pois todas as informações e comandos do carro ficam concentrados na central multimídia. Como não há botões físicos, o motorista é obrigado a acessar menus específicos na tela vertical de 12,3 polegadas para acender os faróis, ajustar a intensidade dos limpadores de para-brisa, regular os espelhos retrovisores e até mesmo abrir o porta-luvas.

Guilherme Silva/Mobiauto

Guilherme Silva/Mobiauto

2.      Preço de compra: Embora seja vendido por valores competitivos em comparação com a concorrência, pagar entre R$ 230 mil e R$ 300 mil por um carro elétrico ainda é um negócio arriscado para quem prioriza a liquidez no mercado, visto que modelos movidos somente a bateria tendem a desvalorizar consideravelmente mais que os carros a combustão.

Volvo EX30 Plus 2025 – Ficha técnica

Motor: traseiro, elétrico
Bateria: 69 kWh
Potência: 272 cv
Torque: 35 kgfm
Peso/potência: 
6,80 kg/cv
Peso/torque: 52,86 kg/kgfm
Tração: traseira
0 a 100 km/h:
5,6 segundos
Velocidade máxima: 
180 km/h (limitada eletronicamente)

Consumo Inmetro: 16,9 kWh/100 km

Dimensões: 4.233 mm de comprimento, 1.836 mm de largura, 1.555 mm de altura, 2.650 mm de entre-eixos, porta-malas de 318 litros.

Dados técnicos: direção elétrica; suspensão McPherson (dianteira) e multilink (traseira); freios a discos ventilados na dianteira e a discos sólidos na traseira; vão livre do solo, 16,5 cm; ângulo de ataque, 17,9°; peso em ordem de marcha, 1.850 kg, pneus 245/45 R19.

Volvo EX30 Plus 2025 – Principais equipamentos de série

Guilherme Silva/Mobiauto

Guilherme Silva/Mobiauto

  • Seis airbags
  • Controles de estabilidade e tração
  • Rodas de liga leve de 19”  
  • Ar-condicionado automático digital de duas zonas
  • Banco do motorista com regulagem de altura
  • Alerta de colisão frontal
  • Detector de fadiga do motorista
  • Sensor de ponto cego
  • Monitoramento de mudança de faixa
  • Frenagem autônoma de emergência
  • Faróis full-LED com acendimento automático do facho alto
  • Assistente de prevenção de mudança de faixa
  • Travamento automático das portas
  • Chave presencial e de partida
  • Sensor de chuva
  • Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro
  • Central multimídia com tela de 12,3 polegadas
  • Câmera de ré
  • Apple Carplay sem cabo
  • Google Maps integrado
  • Carregador de celular por indução
  • Sistema de som Harman Kardon com 10 alto-falantes
  • Bancos e volante parcialmente revestidos de couro
  • Abertura elétrica do porta-malas

O que saber antes de comprar

Este é um novo quadro da Mobiauto, que trabalha como um Guia de Compra para quem pensa em trocar de carro. Basta digitar o nome do veículo que deseja e a sequência “o que você deve saber antes de comprar um” no buscar, que saberá tudo o que precisa sobre o produto.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp