Volvo EX30 Plus 2025: o que saber antes de comprar
O Volvo EX30 estreou no Brasil há cerca de um ano para competir contra carros elétricos que custam entre R$ 200 mil e R$ 300 mil, faixa de preços dominada, principalmente, por modelos de marcas chinesas. Apesar do DNA sueco, o EX30 também é importado da China, uma vez que o seu projeto é liderado pela Geely, marca local dona da Volvo desde 2010.
Com porte de SUV compacto, o EX30 chama a atenção pelo visual minimalista, que disfarça o alto nível de tecnologia embarcada. Concebido com uma proposta de sustentabilidade, o Volvo EX30 utiliza diversos componentes feitos de material reciclado. O acabamento interno, por exemplo, é fabricado com fibras de tecido e plástico reaproveitados.
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No caso do modelo testado, na versão intermediária Plus, o EX30 é equipado de série com chave presencial, sistema de som Harman Kardon, abertura elétrica do porta-malas e rodas aro 19”, itens ausentes na configuração de entrada Core. Na topo de linha Ultra, o Volvo EX30 adiciona partida à distância, bancos dianteiros com regulagem elétrica, teto solar panorâmico, rodas de 20”.
Além dos seis airbags e do pacote de equipamentos de segurança, as três versões compartilham o motor traseiro de 272 cv de potência e 35 kgfm de torque. Esse propulsor permite acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5,6 segundos.
A diferença “mecânica” fica por conta do tamanho das baterias. Na versão Core, o componente de 51 kWh tem autonomia média de 250 km, de acordo com as medições do Inmetro. Na Plus e na Ultra, a bateria de 69 kWh amplia o alcance para 338 km.
Preços do Volvo EX30 (junho de 2025)
- EX30 Core – R$ 229.950
- EX30 Plus – R$ 269.950
- EX30 Ultra – R$ 299.950
Volvo EX30 Plus 2025 – Características
Motor: traseiro, elétrico, 272 cv de potência, 35 kgfm de torque
Dimensões: 4.233 mm de comprimento, 1.836 mm de largura, 1.555 mm de altura, 2.650 mm de entre-eixos, porta-malas de 318 litros.
Revisões até 60.000 km: R$ 849
Volvo EX30 Plus 2025 – Pontos positivos
Guilherme Silva/Mobiauto
1. Equipamentos de segurança: Para honrar o legado da Volvo, o elétrico é repleto de diversos recursos de segurança, como controle de cruzeiro adaptativo com detecção de pedestres e ciclistas, frenagem autônoma, assistente de direção ativo, só para citar alguns deles.
2. Desempenho: Independentemente da versão, o Volvo EX30 precisa de apenas 5,6 segundos para ir da imobilidade aos 100 km/h. Porém, a entrega instantânea dos 35 kgfm de torque confere ótima agilidade no trânsito urbano.
3. Dirigibilidade: Para compensar a ergonomia peculiar, que exige algum tempo de convivência com o carro para se acostumar, o Volvo EX30 tem uma dirigibilidade muito bem acertada. A direção elétrica é precisa e as suspensões são muito bem calibradas para as condições brasileiras, combinando estabilidade exemplar e bom nível de conforto, mesmo calçado com rodas cujo diâmetro varia entre 18” e 20”, dependendo da versão.
4. Sistema de som: Desde a versão Plus, o EX30 é dotado do excelente sistema assinado pela Harman Kardon com dez alto-falantes, incluindo a “soundbar” sobre o painel.
Guilherme Silva/Mobiauto
5. Custo por recarga: Na prática, é possível rodar cerca de 400 km nas versões de 69 kWh, com um custo bem inferior ao de um carro a combustão. Considerando o valor atual do kWh na cidade de São Paulo (R$ 0,75), carregar a bateria de 0% a 100% sai por volta de R$ 51,75. O consumo médio do EX30 é de 16,9 kWh a cada 100 km, segundo o Inmetro. Para rodar a mesma distância com gasolina em um carro flex que faz médias de 10 km/l, a despesa fica em R$ 258,24, de acordo com o preço médio do litro do combustível (R$ 6,456) verificado em maio pelo Índice de Preços Ticket Log. Se o motorista optar por etanol (R$ 4,478 o preço médio por litro), o custo é de R$ 179,12.
Além disso, as revisões até 60.000 km saem por cerca de R$ 850, sem considerar eventuais despesas com possíveis reparos.
Volvo EX30 Plus 2025 – Pontos negativos
1. Ergonomia: A concepção focada no minimalismo influenciou no visual limpo e na redução de componentes internos. Não há painel de instrumentos, pois todas as informações e comandos do carro ficam concentrados na central multimídia. Como não há botões físicos, o motorista é obrigado a acessar menus específicos na tela vertical de 12,3 polegadas para acender os faróis, ajustar a intensidade dos limpadores de para-brisa, regular os espelhos retrovisores e até mesmo abrir o porta-luvas.
Guilherme Silva/Mobiauto
2. Preço de compra: Embora seja vendido por valores competitivos em comparação com a concorrência, pagar entre R$ 230 mil e R$ 300 mil por um carro elétrico ainda é um negócio arriscado para quem prioriza a liquidez no mercado, visto que modelos movidos somente a bateria tendem a desvalorizar consideravelmente mais que os carros a combustão.
Volvo EX30 Plus 2025 – Ficha técnica
Motor: traseiro, elétrico
Bateria: 69 kWh
Potência: 272 cv
Torque: 35 kgfm
Peso/potência: 6,80 kg/cv
Peso/torque: 52,86 kg/kgfm
Tração: traseira
0 a 100 km/h: 5,6 segundos
Velocidade máxima: 180 km/h (limitada eletronicamente)
Consumo Inmetro: 16,9 kWh/100 km
Dimensões: 4.233 mm de comprimento, 1.836 mm de largura, 1.555 mm de altura, 2.650 mm de entre-eixos, porta-malas de 318 litros.
Dados técnicos: direção elétrica; suspensão McPherson (dianteira) e multilink (traseira); freios a discos ventilados na dianteira e a discos sólidos na traseira; vão livre do solo, 16,5 cm; ângulo de ataque, 17,9°; peso em ordem de marcha, 1.850 kg, pneus 245/45 R19.
Volvo EX30 Plus 2025 – Principais equipamentos de série
Guilherme Silva/Mobiauto
- Seis airbags
- Controles de estabilidade e tração
- Rodas de liga leve de 19”
- Ar-condicionado automático digital de duas zonas
- Banco do motorista com regulagem de altura
- Alerta de colisão frontal
- Detector de fadiga do motorista
- Sensor de ponto cego
- Monitoramento de mudança de faixa
- Frenagem autônoma de emergência
- Faróis full-LED com acendimento automático do facho alto
- Assistente de prevenção de mudança de faixa
- Travamento automático das portas
- Chave presencial e de partida
- Sensor de chuva
- Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro
- Central multimídia com tela de 12,3 polegadas
- Câmera de ré
- Apple Carplay sem cabo
- Google Maps integrado
- Carregador de celular por indução
- Sistema de som Harman Kardon com 10 alto-falantes
- Bancos e volante parcialmente revestidos de couro
- Abertura elétrica do porta-malas
O que saber antes de comprar
Este é um novo quadro da Mobiauto, que trabalha como um Guia de Compra para quem pensa em trocar de carro. Basta digitar o nome do veículo que deseja e a sequência “o que você deve saber antes de comprar um” no buscar, que saberá tudo o que precisa sobre o produto.