5 carros econômicos por até R$ 30.000

Selecionamos cinco diferentes carros que vão poupar seu bolso na hora de abastecer no posto sem te falir na hora da compra
Diego Dias
Por
25.08.2023 às 10:11 • Atualizado em 16.01.2024
Selecionamos cinco diferentes carros que vão poupar seu bolso na hora de abastecer no posto sem te falir na hora da compra

Quem procura por um carro na faixa dos R$ 30 mil geralmente o terá como único veículo da família ou mesmo está em busca de uma opção econômica, não sendo raro combinar as duas características. Pensando nisso elaboramos uma lista de 5 carros econômicos à venda no mercado brasileiro e que certamente são possíveis de entrar no seu orçamento.

Nesta relação de modelos buscamos os famosos compactos, já que eles são em sua maioria modelos com manutenção mais barata e com boa confiabilidade – algo mais do que essencial para quem está na caça de um carro neste perfil.

Voce também pode se interessar por:

Vale lembrar que colocamos aqui veículos com quase 10 anos de uso, então sempre fica aquela dica de ver o carro pessoalmente e conferir todos os detalhes, levando inclusive seu mecânico de confiança para identificar qualquer barulho ou anormalidade. Fazendo isso, você evita de cair numa roubada, ou seja, do barato acabar saindo caro. Dito isso, vamos à lista.

1) Fiat Uno Vivace 1.0 8V Evo 2013/2013 4P – Fipe R$ 29.817

Não podíamos começar a lista sem ele: o Fiat Uno. Escolhemos a segunda geração do hatch compacto, que já vem equipada com o motor 1.0 Fire Evo, versão que tem mais força e, principalmente, maior economia de combustível. Dados do Inmetro da época indicam consumo de até 12,3 km/l na cidade com gasolina, enquanto na estrada ele alcança até 14,5 km/l.

O hatch também traz bom nível de confiabilidade, afinal, o motor Fire está equipando os carros da marca no Brasil desde os anos 2000, quando estreou no Fiat Palio em uma versão de 1,3 litro. Embora a segunda geração do Uno não tenha obtido o mesmo sucesso da primeira, vendida entre 1984 e 2013, o modelo é uma boa alternativa por ter espaço interno suficiente para uma família pequena (ao contrário do Mobi), sem contar que traz um desenho autoral na temática quadrado-redondo que, se não marcou época como o Uno original, também é carismático.

  • Motor: 1.0 flex de 73/75 cv e 9,5/9,9 kgfm de torque (G/E)
  • Câmbio manual de cinco marchas
Consumo Etanol Gasolina
Cidade 8,3 km/ 12,3 km/l
Estrada 9,4 km/l 14,5 km/l


2) Renault Clio Expression 1.0 16V 4P – 2014/2014 – Fipe R$ 30.239

Apesar de não ser um modelo com projeto mais moderno como o Fiat Uno, o Renault Clio tem seu valor no mercado, especialmente por oferecer na versão equipada com motor 1.0 um consumo muito interessante. Números do Inmetro aferidos nessa variante Clio Expression 1.0 de 2014 apontam consumo de até 13,1 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada, isso logicamente com gasolina.

Equipado com um motor 1.0 flex de 16V, o Clio Expression tem como vantagem ainda seu bom espaço interno, conforto e até mesmo uma dinâmica mais aprimorada – que é lembrada principalmente por conta das adoradas configurações anteriores com o motor 1.6. Essa safra do Clio já contava com a reestilização aplicada em 2012, quando o hatch ganhou grade maior, para-choques, faróis e nova tampa traseira.

  • Motor: 1.0 flex de 77/80 cv e 10,1/10,4 kgfm de torque (G/E)
  • Câmbio manual de cinco marchas
Consumo Etanol Gasolina
Cidade 9,1 km/l 13,1 km/l
Estrada 9,6 km/l 14,3 km/l


3) Honda Fit LXL 1.4 8V automático 2008/2008 = Fipe R$ 31.326

Eis aqui o carro mais antigo da lista, com nada menos do que 15 anos de uso. Porém estamos falando do confiável Honda Fit LXL 2008, modelo que pertence à primeira geração do monovolume e que fez bastante sucesso em terras tupiniquins. Equipado com motor 1.4 de 80 cv, o Fit é o único da lista com câmbio automático e mesmo assim tem ótimas médias: faz até 11,8 km/l no circuito urbano e 15 km/l no rodoviário.

Os bons números também são por conta de um detalhe: este Fit 2008 tem motor 1.4 movido somente a gasolina. As versões com motorização flex chegaram para ele somente no ano seguinte, mas como sabemos que o combustível derivado do petróleo ainda é o mais usado em boa parte do Brasil, isso acaba não fazendo muita diferença por aqui, pois o foco aqui é o consumo e nisso o carro da Honda se sai muito bem.

  • Motor: 1.4 gasolina de 80 cv e 11,8 kgfm de torque
  • Câmbio automático CVT
Consumo Gasolina
Cidade 11,8 km/l
Estrada 15 km/l


4) Volkswagen Up! Take 1.0 12V 3P– 2014/2014 – Fipe R$ 30.347

Não podíamos deixar de colocar o Volkswagen Up! nesta seleção, já que o compacto é um dos carros mais econômicos do mercado nacional. É verdade que todo mundo se lembra do “pote de sorvete mais rápido do mundo” por sua versão TSI, mas o Up! MPI tem seu valor.

Equipado com motor 1.0 MPI flex, o Up! Take 2014 é uma boa pedida quando o assunto é economia de combustível, pois faz bons 13,5 km/l na cidade e até 14,6 km/l na estrada – sempre usando gasolina. Mas não é incomum se deparar com proprietários por aí que ultrapassam os 18 km/litro com carrinho. Ele soma esses bons números a uma boa qualidade de construção e segurança, sem contar a boa dirigibilidade da marca e o câmbio com engates precisos e curtos.

  • Motor: 1.0 flex de 75/82 cv e 9,7/10,4 kgfm de torque (G/E)
  • Câmbio manual de cinco marchas
Consumo Etanol Gasolina
Cidade 9,2 km/l 13,5 km/l
Estrada 10,2 km/l 14,6 km/l


5) Chevrolet Classic LS 1.0 8V 2014/2014 – Fipe R$ 29.806

É claro que não podíamos deixar de ter um sedan na lista de carros econômicos: o Chevrolet Classic 2014. Nessa faixa de R$ 30 mil é possível encontrar a versão LS do sedan compacto, que traz debaixo do capô o famoso motor 1.0 da Família I da GM com até 78 cv de potência. Os números de consumo da época apontavam 13,5 km/l na cidade e até 14,6 km/l no circuito rodoviário, claro, sempre com gasolina.

O Classic 2014 já traz a reestilização feita em 2010, quando passou a trazer os faróis mais pontiagudos no lugar dos antigos arredondados, bem como as novas lanternas horizontais. Mas o famoso interior do Corsa datado de 1994 continua, trazendo volante de três raios, painel de instrumentos curvado e o razoável espaço interno, sem contar o bom porta-malas de 390 litros.

  • Motor: 1.0 flex de 77/78 cv e 9,5/9,7 kgfm de torque (G/E)
  • Câmbio manual de cinco marchas
Consumo Etanol Gasolina
Cidade 7,4 km/l 10,4 km/l
Estrada 9,2 km/l 13 km/l


Comentários