5 carros de “playboy” com muito estilo a partir de R$ 30.000

Lista tem desde hatch esportivo dos anos 1990 e até cupê francês com motor turbo, e inclui até uma opção 0 km entre R$ 30.000 e R$ 150.000
Diego Dias
Por
17.11.2023 às 12:00
Lista tem desde hatch esportivo dos anos 1990 e até cupê francês com motor turbo, e inclui até uma opção 0 km entre R$ 30.000 e R$ 150.000

No mercado automotivo, sempre tivemos aqueles carros com proposta esportiva ou estilo nada discreto. São os chamados carros de “playboy”, que podem ser desde modelos que tenham um público-alvo jovem com o bolso cheio em sua época original, ou que atravessaram anos ou até décadas ocupando uma valorizada lista de desejos dos entusiastas do setor.

No Brasil, não faltam exemplos de veículos com este perfil, principalmente a partir da década de 1990, por conta da abertura do mercado nacional para importações. Quem tem mais de 30 anos vai lembrar dos BMW Série 3 ou Mitsubishi Eclipse rodando pelas nossas ruas nessa época.

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Dito isso, vamos à lista de autênticos carros de “playboy” que podem ser adquiridos a partir de R$ 30.000 até um teto de R$ 150.000. Podem ser esportivos de entrada, cupês ou hatches e até mesmo um SUV esportivo.

1.       Chevrolet Corsa GSi 1996 – R$ 30.000 (Fipe: R$ 21.384)

Foto: Divulgação/Reginaldodecampinas

Eis aqui um dos esportivos mais aclamados que o mercado brasileiro já teve: o Chevrolet Corsa GSi. O hatch foi o terceiro GSi vendido pela GM no país, chegando em 1995, depois de Kadett GSi e Vectra GSi. Era um verdadeiro carro de playboy principalmente na sua época, já que custava muito mais que as versões Wind e Super.

Hoje em dia, é um dos carros da década de 1990 que não pegaram tanto preço, principalmente quando comparamos ao VW Gol GTi. Ele conta com um motor exclusivo 1.6 16V da família Ecotec, que entregava bons 108 cv de potência a 6.200 rpm e 14,8 kgfm de torque a 4.000 rpm, isso em um carro de apenas 945 kg.

Um verdadeiro hot hatch, que ainda ostenta um estilo diferente e difícil de se ver por aí: rodas aro 14, para-choque com spoiler, faróis de neblina e o clássico logotipo GSi 16V, parcialmente em vermelho, que caracteriza de longe a versão. O teto solar equipa uma boa parcela dos exemplares encontrados em anúncios por aí, que variam entre R$ 24.000 a R$ 40.000, sempre dependendo do estado de conservação do veículo.

2.       Renault Sandero RS 2016 - R$ 50.000 (Fipe: R$ 52.498)

Sim, por R$ 50.000 já é possível encontrar o Renault Sandero RS 2015, modelo da primeira safra que estreou no Brasil. A Tabela Fipe fica em R$ 52.498 e, sem dúvidas, é um dos carros de “playboy” mais indicados para quem dá valor ao prazer de dirigir e gosta de ir no autódromos durante os finais de semana de trackday.

Traz todo o espaço e praticidade de um hatch de quatro portas, com medidas próximas às de um modelo médio, mas soma um pacote esportivo de verdade. Traz suspensão, motor e câmbio preparados pela divisão Renault Sport (atual Alpine), o que acabou fazendo a fama do hatch.

Que pode ser usado sem dó e tranquilamente nas pistas fechadas, para depois voltar rodando para casa. O motor 2.0 flex herdado do Duster de primeira geração gera até 150 cv a 5.750 rpm e 20,9 kgfm a 4.000 rpm, trabalhando sempre com um câmbio manual de seis velocidades.

3.       Audi A3 Sportback 2012 – R$ 70.000 (Fipe: R$ 73.142)

Podemos dizer que o Audi A3 Sportback é o eterno carro de playboy, ainda mais quando pegamos seu histórico aqui no Brasil. Foi sucesso de vendas em sua primeira geração, com design bem acertado, teto solar e motor turbo.

Na faixa de R$ 70.000, temos um modelo mais novo: o A3 Sportback 2012, modelo de segunda geração do hatch com carroceria quatro portas e balanço traseiro alongado, com grandes vigias laterais, característica que trazia ao carro alemão ares de perua.

Debaixo do capô, o famoso motor 2.0 TFSI turbo a gasolina da família EA888, que no A3 Sportback de 11 anos atrás entregava 200 cv de potência a 5.100 rpm e 28,5 kgfm de torque a 1.800 rpm. O câmbio é o igualmente consagrado S-Tronic, automatizado de dupla embreagem com seis marchas banhada a óleo. É o carro mais potente da lista e um dos que trazem mais status.

4.       Peugeot RCZ 2013 - R$ 100.000 (Fipe: R$ 103.661)

Enquanto o Audi A3 Sportback é o único carro da lista com status de premium, por conta das quatro argolas que carrega na grade, é provável que o raro Peugeot RCZ seja o modelo que traz o maior impacto visual e sensação de valor.

Isso se dá por conta da carroceria tipo cupê, com linhas que envelheceram bem. Destaque para as lanternas espichadas e para-lamas traseiros encorpados. A única pena é que o motor 1.6 THP turbo a gasolina é o mesmo usado por outros modelos da Peugeot-Citroën, a exemplo dos Peugeot 308 e 408, e do Citroën DS3, só para citar alguns.

Ou seja, ele entrega seus 165 cv de potência a 6.000 rpm e 24,5 kgfm de torque a 1.400 rpm, o que pode ser considerado pouco em relação ao que seu visual nos faz imaginar. Apesar disso, quem tem um Peugeot RCZ certamente não passa despercebido. Mesmo sendo um carro de uma década atrás, continua virando pescoços por aí.

5.       Fiat Pulse Abarth 2024 – R$ 150.000 (Catálogo 0 km: R$ 149.990)

Logicamente, não podíamos deixar de ter um carro zero-quilômetro nesta lista. E o escolhido foi o Fiat Pulse Abarth. Pois é, o esportivo da marca de performance da Stellantis foi lançado no ano passado como primeiro SUV da Abarth produzido no mundo!

Sob o capô está o mesmo motor turbo Turbo 270 usado por Fiat Toro, Fiat Fastback, Jeep Renegade, Jeep Compass e até Jeep Commander. São nada menos do que até 185 cv de potência a 5.750 rpm e 27,5 kgfm de torque a 1.750 rpm. Porém, no caso do Pulse Abarth, a entrega é ais instigante, por conta do câmbio automático de seis marchas recalibrado.

Isso sem contar na maior rigidez da suspensão e no modo Poison, que muda o peso da direção, a resposta do acelerador e o próprio mapeamento do câmbio. Um legítimo Abarth!

O visual chama a atenção pelos logotipos do escorpião, molduras pretas nas caixas de roda e rodas de liga leve de 17 polegadas pintadas de preto. Isso sem falar do difusor traseiro, que agrega uma ponteira dupla para o escapamento. As faixas laterais da Abarth e o spoiler traseiro completam o visual venenoso.

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