Yamaha Lander e Fazer FZ25 ganham novo visual na linha 2025
A Yamaha apresentou nesta quarta-feira (9) as linhas 2025 da Lander e da Fazer FZ25. As duas motos receberam atualizações no visual das carenagens, além de novos equipamentos. A street chega renovada já em novembro às lojas, enquanto a trail começa a ser vendida em dezembro na linha 2025.
Entre os dois modelos, a XTZ Lander 250 foi a que mais mudou. Chamada de Lander Connected pela marca, ela ganhou um design de para-lama e farol que remete ao adotado na Crosser, com bico mais fino e menor. Porém, diferentemente da irmã menor, há um DRL de LED posicionado ali, além da moto contar com farol de LED com projetor. As carenagens laterais do tanque estão com ângulos mais pontiagudos e, assim como na FZ25, o painel digital agora é 59% maior em comparação com o anterior, além de ser estilo blackout. Contudo, ainda não há indicador de marcha em nenhuma das duas.
Você também pode se interessar por:
- Scooter elétrica da Yamaha que roda 80 km chegará em fevereiro
- Vendas de motos caem em setembro, mas crescimento se mantém comparado a 2023
- Batmoto? Honda lança série especial limitada toda preta da CBR Fireblade
- BYD pode lançar scooter elétrica ainda este ano
As mudanças nas carenagens da FZ25 foram mais sutis, sendo a maior abertura das entradas de ar nos flancos do tanque e a peça que envolve o farol as mais destacadas. Os piscas agora são de LED, assim como já eram o farol e a lanterna.
Assim como a Lander, a FZ25 também ganhou o “sobrenome” Connected, pois as duas contam com compatibilidade com o aplicativo Y-Connect da marca. Ele permite que o usuário pareie a motocicleta ao smartphone para acompanhar dados e funcionalidades, como quilometragem e status do óleo. Além disso, há funções de navegação, consumo e alertas de falhas e manutenções.
No que diz respeito ao motor, não há nenhuma novidade, além do fato da usina de 249 cm³ ter passado por adequações para se enquadrar na regulamentação do Promot M5 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares), que controle a emissão de gases poluentes. Isto é, a Lander continua com 20,9 cv e 2,1 kgfm, enquanto a FZ25 tem 21,3 cv e 2,1 kgfm.
A FZ25 Connected chegará às concessionárias em novembro, partindo de R$ 23.590, enquanto a Lander Connected custará R$ 27.490, com data para chegar a partir de dezembro. Estes preços não incluem frete, nem taxas.
FZ15 também está “conectada”
A FZ15 foi outro modelo da Yamaha que agora conta com a vantagem do aplicativo Y-Connect. Além disso, ela ganhou uma tomada de 12V e painel 100% digital estilo blackout.
Assim como no caso das outras duas, não houve mudanças mecânicas na FZ15, que continua com o motor de 149 cm³ de 11,7 cv e 1,3 kgfm.
A linha 2025 da FZ15 chega somente ano que vem, em janeiro, e o preço ainda não foi divulgado.