Yamaha lança nova R3 Connected com visual inspirado na MotoGP
A Yamaha anunciou nesta segunda-feira (10) a chegada da nova R3 Connected. A esportiva passou por uma renovação no visual, que foi inspirado na YZR-M1 da marca na MotoGP, além de receber itens inéditos como embreagem assistida e deslizante e conectividade com smartphone.
Até a chegada da irmã menor R15, a R3 era a moto esportiva mais vendida do Brasil. No ano passado, foram 1.901 unidades vendidas dela, atrás apenas das 6.721 da R15. Para a linha 2025, a R3 agora conta com novas carenagens, que, de acordo com a Yamaha, deixaram a moto mais estreita e aerodinâmica, por conta dos novos apêndices abaixo dos fachos de LED do DRL e da entrada de ar inspirada no desenho da M1 da MotoGP.
Você também pode se interessar por:
- Triumph abre pré-venda da Tiger Sport 800 no Brasil
- Primeira scooter elétrica da Yamaha chega por R$ 33.990
- Triumph instala quickshifter e adiciona mais tecnologia à naked Trident 660
- Patente da Honda pode prever dispositivo “anti-queda” no guidão
Sobre a iluminação, ela conta com farol de LED do tipo projetor, quatro LEDs para o DRL (dois de cada lado do farol), além de possuir lanterna e piscas de LED também.
Entre as principais novidades da R3 está a embreagem do tipo assistida e deslizante. Enquanto a assistência reduz em até 17% o esforço na utilização do manete (segundo a Yamaha), além de estar 5 mm mais perto do guidão, o recurso deslizante evita que a roda traseira trave em reduções de marcha. O câmbio continua com seis marchas.
O que se mantém, também, é o motor de 321 cm³, bicilíndrico, refrigerado a líquido. São 41,3 cv de potência a 10.750 rpm e torque de 3 kgfm a 9.000 rpm. O motor já se enquadra na nova legislação ambiental Promot 5 para motocicletas.
O novo sobrenome “Connected” da R3 significa que ela recebeu os mesmos recursos de conectividade que as demais motos da Yamaha que foram lançadas ou renovadas nos últimos meses. Significa que o proprietário por baixar o aplicativo Y-Connect e ter acesso a informações remotas da moto por meio do celular, além de receber alertas e avisos de manutenção. A conexão pode ser vista por meio do painel de LCD, que é novo e totalmente digital, do tipo blackout.
A nova R3 estará disponível nas cores branca perolizada (Tech White), com detalhes em azul que, de acordo com a fabricante, mudam de cor conforme a luminosidade; preta fosca (X-Black), com rodas pretas; e azul metálica (Racing Blue), com rodas azuis. O preço sugerido dela, sem levar em conta o frete e demais taxas, é de R$ 36.990.