VW T-Cross Sense 2021: SUV só existe nas lojas com kit opcional a R$ 63.000
ATUALIZAÇÃO: novos relatos de consumidores e concessionários nas últimas horas apontam que lojistas já estão disponibilizando o T-Cross Sense sem o kit Tech aos consumidores. Entretanto, enquanto a versão com o opcional demora cerca de 90 dias para faturamento, sem o pacote o prazo chega a 180 dias.
O sucesso nas vendas do Volkswagen T-Cross Sense - versão voltada ao público PCD - fez com que a marca mantivesse a configuração do modelo para sua linha 2021, apesar de relatos de que ela dá prejuízo para a fabricante.
A opção seguirá no catálogo com valor sugerido de R$ 69.990, abaixo do teto de R$ 70.000 para que pessoas com deficiência consigam ter isenção de IPI e ICMS na hora da compra.
No entanto, para seguir na especificação de preço, o SUV perdeu diversos itens de série, como central multimídia, rodas de liga leve de 16 polegadas e até emblema 200 TSI na traseira, que passaram a ser vendidos como opcionais. Até a garantia foi reduzida, de três para um ano.
Mas o fato do veículo ter perdido itens de série não atrapalhou as vendas. Na verdade, outro motivo tem deixado os interessados no modelo irritados: concessionárias só oferecem o T-Cross Sense em venda casada com o Kit Tech - que adiciona central multimídia de 6,5 polegadas, câmera de ré e assinatura 200 TSI por R$ 5,370.
Após analisar as reclamações nas redes sociais, a reportagem da Mobiauto entrou em contato com várias concessionárias da rede Volkswagen no país, e confirmou que a versão Sense PcD do T-Cross 2021 é oferecida apenas com Kit Tech já instalado.
Com isso, o valor de compra oferecido aos clientes é sempre o de R$ 63.000. Nenhuma revenda tinha disponível a versão básica sem o pacote, oferecida a R$ 57.630 com as isenções.
Questionados sobre a possibilidade de adquirir o modelo sem o pacote com central e câmera de ré, vendedores afirmaram que todas as unidades do primeiro lote do T-Cross Sense 2021 pela Volkswagen já vêm de fábrica com o kit para ser instalado.
A ação poderia infringir o Artigo 39 da Lei nº 8.078/1990 do Código de Defesa do Consumidor, que trata sobre vendas casadas.
De acordo com o CDC, “é vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas, condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos.”
Ou seja, o T-Cross Sense 2021 não pode ser ofertado com a condição de que o comprador adquira também o Kit Tech de R$ 5.370 com central multimídia e câmera de ré. O SUV teria de ser oferecido tendo o pacote como opcional.
Até porque, vale a lembrança, o pacote vem faturado numa nota à parte, justamente para que o preço do veículo não extrapole o teto que permite o desconto integral de IPI e ICMS.
Procurada, a Volkswagen no Brasil afirmou que oferece, sim, o T-Cross Sense em configuração sem os pacotes opcionais, mas que os prazos de entrega podem variar de acordo com a demanda. Veja na íntegra o posicionamento da marca sobre o modelo:
O Volkswagen T-Cross é o líder de vendas no segmento de SUVs em 2020. Parte desse sucesso se deve à versão Sense, reforçando que o modelo oferece excelente custo-benefício para o público PcD.
O modelo oferece uma lista de equipamentos de série completa, com 6 airbags, controles de tração (ASR) e estabilidade (ESC), assistente de partidas em rampa, direção elétrica, faróis com função ‘Coming & Leaving Home’, faróis de neblina com função ‘Cornering Light’, DRL (Daytime Running Light) em LED na região dos faróis de neblina, lanternas traseiras em LED, rack de teto, alarme anti-furto, ISOFIX e top tether para fixação da cadeirinha infantil, banco do passageiro dianteiro com encosto rebatível, freio à disco nas rodas traseiras, entre outros. E agora, complementando a lista, a linha 2021 ganha regulagem de altura dos faróis dianteiros. O T‑Cross Sense vem com motor 200 TSI de até 128 cv e transmissão automática de 6 marchas.
A linha 2021 do T-Cross Sense está disponível para pré-reserva por R$ 69.990, dentro da faixa de isenção completa para o público PcD. Uma lista de acessórios adicionais pode ser ofertada pelas concessionárias no momento da venda, para que o cliente tenha a livre opção de adquirir um veículo ainda mais equipado, em seus aspectos estéticos, funcionais e tecnológicos., o que é uma demanda relevante para o segmento PcD .
A alta demanda do T-Cross Sense 2021 pode impactar em prazos de entrega superiores a 90 dias, após a formalização da compra na concessionária.
Adicionalmente, a empresa disponibiliza também os modelos Polo 1.6 MSI Automático e Virtus Sense 200 TSI, oferecendo uma ampla gama de produtos para o público PcD em diferentes segmentos de mercado.
Portanto, a VW do Brasil esclarece que todo seu processo de vendas está respaldado na transparência e cumprimento de todas as normas.
SUV bom de loja
Graças à versão Sense, o T-Cross foi o líder de vendas de julho no mercado nacional, com 10.211 emplacamentos realizados no período. Do total, a versão Sense foi responsável por 70% das vendas, com 7.113 unidades comercializadas.
Em agosto, foram 6.447 emplacamentos, que deixaram o modelo ainda como o SUV mais vendido no país, em quinto lugar no ranking geral.
Na linha 2021, o T-Cross Sense manteve o motor três-cilindros 1.0 turbo de 128/116 cv e 20,4 kgfm de torque, aliado ao câmbio automático de seis marchas, e pode demorar mais de 90 dias para ser entregue.
Embora tenha perdido alguns itens em comparação ao modelo 2020, a versão para PcD do SUV compacto ainda vem de série com:
- Seis airbags;
- Controle tração;
- Controle estabilidade;
- Assistente de saída em rampa;
- Ar-condicionado;
- Direção com assistência elétrica;
- Retrovisores, travas e vidros elétricos nas quatro portas.
Já os itens perdidos podem ser adquiridos nos pacotes Essential, Tech e Style.
- Essential (R$ 1.400): Tampão do porta-malas, jogo de tapetes, soleira de alumínio e sensor de obstáculos na traseira;
- Tech (R$ 5.370): Emblema 200 TSI na tampa do porta-malas, central multimídia com conexão com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay e câmera na traseira;
- Style (R$ 4.050): Rodas de liga leve de 16 polegadas com parafusos antifurto e capas dos parafusos das rodas.
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Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.