VW Polo elétrico é confirmado com versão esportiva GTI; T-Cross é o próximo
A Volkswagen mudou sua estratégia para chamar seus próximos veículos elétricos. O ID permanece, mas agora seguido de nomes que estão mais na “boca do povo”. O ID. 2all agora é ID. Polo, assim como a versão esportiva ID. GTI Concept passa a se chamar ID. Polo GTI. Eles não serão os únicos, no lugar do ID. 4, um SUV elétrico, a marca vai adotar o ID. Cross.
A dupla de hatches elétricos será apresentado no Salão do Automóvel de Munique, na Alemanha, assim como o ID. Cross. Ambos ainda são chamados de conceitos, mas com a chegada confirmada para 2026, os ID. Polo primeiro e no final do próximo ano o ID. Cross. No caso do Brasil, a Mobiauto já revelou que a marca ter seu compacto elétrico por aqui, inclusive com fabricação nacional.
Divulgação/ Volkswagen
Você também pode se interessar:
- Volkswagen terá carro elétrico de entrada mais barato que BYD Dolphin Mini
- Segredo: VW já cota peças de carro elétrico que será fabricado em São Paulo
- VW ID.2 é cheio de truques à lá Honda Fit e carrega 72 garrafas escondidas
- Nova base de carros elétricos da Volkswagen não matará motores a combustão
Ainda com o nome antigo, o ID. Polo foi anunciado para produção como o primeiro a utilizar a plataforma MEB para elétricos da marca com tração dianteira. Como divulgado, o compacto terá um motor elétrico de 166 kW (226 cv), com uma autonomia de 450 km no ciclo WLTP, algo que pode cair para 315 km no ciclo brasileiro do Inmetro.
Divulgação/ Volkswagen
Outro ponto importante é que o futuro Polo elétrico pode oferecer 490 litros de porta-malas, bem acima dos 300 litros da versão a combustão, mais próximo de um SUV como o Citroën Basalt.
A versão esportiva ID. Polo GTI é baseada na opção sem a sigla esportiva, mas com a possibilidade do motorista ajustar, por exemplo, o trem de força, com bloqueio do diferencial dianteiro, o chassi, a direção, a experiência sonora e até mesmo os pontos de troca de marcha simulados. Tudo isso ainda não foi revelado em detalhes como vai funcionar de fato.
Divulgação/ Volkswagen
A montadora alemã posiciona a dupla na Europa como modelos de baixo custo, os quais vão custar por volta dos 25.000 euros, o que representa R$ 158.000 na conversão direta sem impostos.
Ainda não foram fornecidos muitos dados pela Volkswagen sobre o ID. Cross. O modelo será um SUV e foi definido pela marca como o T-Cross elétrico. O modelo também terá um perfil mais popular no mercado europeu, mas que será maior que o ID. Polo.
Por Vinicius Moreira
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.
