Volkswagen terá carro elétrico de entrada mais barato que BYD Dolphin Mini
A Volkswagen, por meio do seu CEO, Tomas Schäfer, revelou planos do seu futuro carro elétrico de entrada para seus funcionários na fábrica de Wolfsburg, Alemanha. Trata-se de um produto global, que será apresentado ao mundo no início do mês de março, assim como o nosso Volkswagen Tera.
Pouca coisa foi revelada, mas a montadora afirmou que o preço do novo carro elétrico ficará em torno de 20.000 euros, cerca de R$ 120.232 em uma conversão direta. Valor esse mais em conta que a versão de cinco lugares do BYD Dolphin Mini vendida aqui no Brasil por R$ 122.800.
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O BYD Dolphin, por exemplo, é vendido no mercado europeu por 30.000 euros, o que representa R$ 180.000 na conversão sem considerar impostos.
A montadora fez questão de reforçar o caráter “popular” do novo veículo elétrico. Além disso, o novo modelo usará a versão evoluída da plataforma de elétricos da marca, a modular MEB.
“O novo modelo de entrada totalmente elétrico será um Volkswagen no sentido genuíno do termo.”, disse a presidente do Conselho Geral e de Trabalhadores do Grupo da Volkswagen, Daniela Cavallo.
O novo modelo também vai fazer parte da família ID da Volkswagen e tem previsão de chegada em 2026 no mercado europeu. Além disso, o elétrico ficará abaixo do ID.2 All, que terá a mesma plataforma MEB.
A versão de produção do ID.2 All deve ter sua versão de produção apresentada ainda este ano. De acordo com a própria marca, o compacto possui um motor elétrico que rende 226 cavalos de potência e até 450 km de autonomia no ciclo europeu. Sem falar na previsão de 490 litros de porta-malas, a mesma litragem de um Citroën Basalt aqui no Brasil.
Claro que essa data está prevista para o mercado europeu, para só depois outros mercados serem cogitados. Entre eles, o Brasil, que atualmente conta com o Renalt Kwid E-Tech (R$ 99.999) e o BYD Dolphin Mini de quatro lugares (R$ 118.800). Mas vale lembrar que a Volkswagen já tem planos para um compacto elétrico fabricado no Brasil, como antecipado pela Mobiauto neste outro artigo.
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Por Vinicius Moreira
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.