VW ID.4 será o primeiro carro elétrico da marca vendido no Brasil

Marca aproveitou a comemoração dos 70 anos de sua operação no Brasil e, na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), anunciou a novidade
Renan Bandeira
Por
23.03.2023 às 11:44
Marca aproveitou a comemoração dos 70 anos de sua operação no Brasil e, na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), anunciou a novidade

A Volkswagen anunciou nesta quinta-feira (23) que seu primeiro veículo elétrico no Brasil será o ID.4. O SUV de porte médio chegará ao mercado nacional no segundo semestre deste ano, mas ainda não tem preço definido pela montadora.

A marca já havia mostrado o produto algumas vezes aqui no Brasil, mas sempre com ar de mistério sobre a sua chegada definitiva. A mobiauto, inclusive, já testou esse veículo e você pode conferir a avaliação completa do VW ID.4 neste outro artigo.

O ID.4 faz parte do plano de lançamentos da Volkswagen no Brasil, que prometeu lançar 15 produtos até 2025, tendo híbridos, elétricos e outros flex, nesse pacote. O investimento será de R$ 7 bilhões para a América do Sul.


O que ja sabemos sobre o ID.4?

Marca aproveitou a comemoração dos 70 anos de sua operação no Brasil e, na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), anunciou a novidade

Como dito acima, a Mobiauto já teve contato com o SUV elétrico. O visual é diferente do que vemos atualmente na linha dos VW vendidos no Brasil, mas mantém as linhas já conhecidas da família ID vendida em outros países.

A carroceria é mais limpa e fluida, com maçanetas que se escondem na folha das portas. Na frente, destaque para os faróis ligados por uma linha de LED, mesma característica que vemos na traseira.

Marca aproveitou a comemoração dos 70 anos de sua operação no Brasil e, na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), anunciou a novidade

Por dentro, o acabamento mantém o velho é bom plástico, que é alvo de críticas por aqui. O painel de instrumentos é digital, embora pequeno, e o que chama atenção é a multimídia flutuante. 

Vale destacar que a tela pode ser comandada por gestos, que tem funcionamento confuso - as vezes ajuda, as vezes atrapalha - estilo BMW. E o comando da transmissão fica acima do volante, ao lado direito do cluster, parecido com os Mercedes.


Dimensões e motorização

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Seu porte é medio, um pouco maior do que o VW Taos. Temos 4.584 mm de comprimento, 2.771 mm de entre-eixos, 1.852 mm de largura e 1.640 mm de altura. E um generoso porta-malas de 543 litros de capacidade. 

Já o Taos tem 4.461 mm comprimento, 2.680 mm entre-eixos, 1.841 mm largura, 1.626 mm altura e 498 litros de porta-malas. 

Os motores elétricos rende 204 cv de potência e 36,1 kgfm de torque. Ele é alimentado por uma bateria de 77 kw, posicionado no assoalho, que garante uma autonomia de 522 km.

Segundo a Volkswagen, 30 minutos conectado a um ponto de recarga rápida é o suficiente para garantir 80% da bateria recarregada, ou seja, 417 km. Já em um carregador doméstico de 11 KW, são necessárias 7h30 para a recarga total das baterias. 

Ainda não há preço, mas Mobiauto prevê algo em torno de R$ 320 mil.


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