VW Golf GTI: marca veta divulgação de preço e restringi compradores
A Volkswagen anunciou a volta da do VW Golf ao Brasil somente na versão GTI. No site da marca, o slogan “exclusividade para poucos” chama atenção, mas parece que a montadora levou a exclusividade para outro patamar ao expor as regras para os interessados no hatch esportivo.
Já em pré-venda a partis do próximo dia 6 de setembro , a VW colocou algumas regras, que foram reveladas na internet para quem quer um Golf GTI:
- 1 Carro por DN elegível (PAC Jetta em 2025)
- Limite máxima de 5 carros por grupo-região
- Comprovação de histórico de posse de GTI, GLI e GTS
- Contrato de preferência de recompra VW
- 2 ondas de abertura de vendas (com fila de espera FIFO)
- Processo de pré-venda pela cota VW
- Depósito confirmação de 10% do valor do carro
- Vedada comunicação e/ou anúncio de preço (perda da cota)
VW/ Divulgação
Caso o desejo de compra seja pelo primeiro GTI da garagem, esqueça. Uma das condições acima é justamente já ter sido dono de algum volkswagen com perfil esportivo, seja GLI, GTS e GTI. Outra regra é assinar um termo de preferência de compra, o qual o veículo só poderá ser revendido para a própria Volkswagen.
Além disso, outro ponto que desperta curiosidade é a perda da cota, ou seja, do “lugar na fila” de compra em caso de divulgação do preço do Golf GTI, que não foi anunciado pela marca durante o lançamento, mas que já é cogitado em torno dos R$ 400.000.
Em contato com concessionários, as informações acima foram confirmadas. Além disso, foi informado que a modelo de compra do Golf será completamente diferente do que já vemos na marca alemã. Serão 400 unidades para o país, das quais algumas concessionárias só contaram com uma unidade.
Para o Golf, a montadora prepara uma espécie de consultores fora da concessionária que vão analisar os interessados e, após todos os pré-requisitos preenchidos, poder se tornar elegível para ter o hatch esportivo. Só depois de tudo isso, o cliente vai receber um token de acesso ao site da Volkswagen e seguir com o processo de configuração do Golf.
A previsão de entrega das primeiras unidades está para o primeiro trimestre de 2026 e não será de qualquer forma. Ainda segundo os concessionários, o veículo será entregue ao comprador em um evento, com possibilidade de teste em pista.
Como será o Golf GTI?
Em sua geração MK 8,5, o Golf retorna ao Brasil exclusivamente na versão GTI com seu conhecido motor 2.0 turbo, o EA888, que entrega 245 cv de potência e 37,7 kgfm de torque, associado ao câmbio de dupla embreagem DSG de sete velocidade. O 0 a 100 km/h pode ser feito em 6,1 segundos de acordo com a marca.
No interior, o Golf chega mais equipado, inclusive com uma central multimídia de 12,9 polegadas, além de som com 480W de potência, nove auto-falantes e assinado pela Harman Kardon, que costuma equipar veículos da RAM e BMW por exemplo.
Por Vinicius Moreira
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.
