Volkswagen Polo com motor 1.0 aspirado fica mais econômico, segundo o Inmetro
As versões Track e MPI do Volkswagen Polo tiveram os números de consumo atualizados pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) Inmetro. De acordo com a entidade, o hatch está ligeiramente mais econômico que à época do lançamento dessas configurações.
Ambas as versões equipadas com o motor MPI 1.0 flex aspirado de três cilindros tinham consumo médio declarado de 9,3 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada com etanol. Quando abastecido com gasolina, o hatch fazia 13,5 km/l em ciclo urbano e 15 km/l em percurso rodoviário. Números do hatch desde o lançamento, em 2022.
Você também pode se interessar por:
- Segredo: VW Tera 2026 é flagrado e terá receita do Polo contra o Pulse
- Novo VW Tera: o que o SUV tem do Gol para fazer sucesso no Brasil
- VW A0 SUV: como um hatch virou SUV sem parecer o Nivus
- Volkswagen prepara sete novos lançamentos para os próximos anos no Brasil
Agora, o Volkswagen Polo equipado com o motor MPI atinge as seguintes médias, de acordo com o Inmetro:
- Consumo urbano etanol: 9,4 km/l
- Consumo rodoviário etanol: 10,8 km/l
- Consumo urbano gasolina: 13,7 km/l
- Consumo rodoviário gasolina: 15,2 km/l
O consumo energético do hatch também foi reduzido, passando de 1,51 MJ/km para 1,48 MJ/km.
Já o índice de emissões de CO2 (dióxido de carbono) por quilômetro rodado, no Polo Track, caiu de 227 mg/km para 150 mg/km. No Polo MPI, subiu de 140 mg/km para 150 mg/km. O modelo manteve as notas A na Comparação Relativa na Categoria, e B na Comparação Absoluta Geral.
Apesar da melhoria no consumo, o motor 1.0 MPI segue entregando 77 cv de potência a 6.450 rpm e 9,6 kgfm de torque a 3.000 rpm com gasolina ou 84 cv e 10,3 kgfm com etanol. O câmbio MQ200 manual de cinco marchas também não foi alterado.
De acordo com os dados de fábrica, também não houve mudança no desempenho do hatch, que acelera de 0 a 100 km/h em 13,4 segundos e atinge a velocidade máxima de 169 km/h.
O Volkswagen Polo Track tem preço inicial de R$ 92.990, sem contar as pinturas metálicas cinza Platinum e prata Sirius (R$ 1.650 cada) e a sólida branco Cristal (R$ 900). Apenas a cor sólida preto Ninja não é cobrada à parte. O único opcional disponível é o pacote VW Play (R$ 1.660), que adiciona a central multimídia de 10 polegadas e conexão sem fio com telefones celulares, quatro alto-falantes e duas luzes internas de leitura.
O Polo MPI parte de R$ 96.490, com a mesma oferta de cores externas do Track, com a opção da pintura metálica vermelho Sunset (R$ 1.650). nesta versão, o pacote VW Play custa R$ 100 e adiciona luzes nos para-sóis.