Toyota Yaris Cross europeu ganha o motor híbrido que queríamos no Brasil

Propulsor entrega mais de 130 cv, superior ao motor 1.5 híbrido que será disponibilizado ao SUV por aqui
Diego Dias
Por
21.11.2023 às 15:05
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Propulsor entrega mais de 130 cv, superior ao motor 1.5 híbrido que será disponibilizado ao SUV por aqui

Esperado como principal lançamento da marca japonesa no Brasil em 2024, o Toyota Yaris Cross tem novidades para o mercado europeu. Embora divida o nome com o SUV compacto que teremos ano que vem por aqui, o Yaris Cross do velho continente nada tem a ver com o nosso futuro SUV, mas traz novidades importantes que gostaríamos de ter, à exemplo do recém-lançado motor Hybrid 130.

O motor Hybrid 130 se trata da quinta geração da tecnologia híbrida da Toyota, que continua formada pelo motor 1.5 aspirado combinado a outro elétrico como antes, porém o carro traz um novo transeixo com motor-gerador elétrico maior e mais potente. Houve ainda ajustes na unidade de controle de potência do veículo.

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Com essas alterações, segundo a Toyota, a potência passou de 116 cv para 132 cv, o que representa um aumento prático de 16 cv de potência (14% no total). Houve ainda evoluções no torque em toda a faixa de rotação, subindo de 14,38 kgm para 18,86 kgfm – um acréscimo de 31%.

Além de leves ganhos de emissões, o SUV vendido na Europa teve melhoras na aceleração de 0 a 100 km/h, essa completada em 10,7s (meio segundo a menos que antes), bem como na retomada de 80 a 120 km/h.

Vale lembrar que a nova motorização Hybrid 130 será aplicada nas versões mais caras do Yaris Cross na Europa, como a Premiere Edition e a com pegada esportiva GR Sport. É importante dizer que o motor 1.5 híbrido de potência inferior segue em produção, sendo chamado de Hybrid 115 e equipando as versões mais simples.

Motor 1.5 híbrido será outro no Brasil

Embora seja híbrido também, o motor 1.5 híbrido do Yaris Cross que será feito no Brasil será diferente do europeu e terá menos força, pertencendo a uma família que chamará 2NR-VBEX. Por aqui a variante híbrida flex terá 91 cv de potência e 12,3 kgfm de torque com gasolina. A ele se aliará um motor elétrico de 80 cv – curiosamente, 5 cv mais potente do que o motor elétrico dos irmãos Corolla – e com 14,4 kgfm.

A potência combinada com gasolina será de 111 cv e o torque combinado, como de praxe na Toyota, não é divulgado. Com etanol, a expectativa é que o número suba para 113 cv – menos que os 132 cv da nova motorização Hybrid 130 do mercado europeu, que pertence à família M15A-FXE – conhecida popularmente como Dynamic Force. O câmbio será o mesmo de Corolla e Corolla Cross híbridos vendidos no Brasil, do tipo transeixo, assim como a PCU (unidade de controle de potência).

Como antecipamos no início deste texto, o novo Yaris Cross europeu nada tem a ver com o nosso futuro SUV homônimo. Enquanto o SUV do velho continente é montado com base na plataforma TNGA, a mesma do Corolla, o Yaris Cross brasileiro terá como base a base DNGA, uma variante simplificada desta plataforma cujo projeto pertence à marca Daihatsu, subsidiária de baixo custo da Toyota e voltada para mercados emergentes.

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