Toyota Yaris Cross: 5 pontos do SUV que será o carro mais vendido da marca

SUV compacto híbrido chegará ao mercado no ano que vem e quer ser mais vendido da Toyota
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20.12.2024 às 19:20 • Atualizado em 24.06.2025
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SUV compacto híbrido chegará ao mercado no ano que vem e quer ser mais vendido da Toyota

O Toyota Yaris Cross já está pronto para chegar ao nosso mercado e fazer a marca japonesa ganhar mais representatividade nos emplacamentos. Ele será um SUV compacto rival de Hyundai Creta, Jeep Renegade, VW T-Cross, Nissan Kicks, Renault Duster e Chevrolet Tracker.

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O Toyota Yaris Cross será o SUV mais barato da marca vendido no Brasil, sendo posicionado abaixo do Corolla Cross. Por aqui, só não será mais barato que o Yaris Hatch, já que o Yaris Sedan será descontinuado pela marca, como a Mobiauto revelou em primeira mão.

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E isso é um ponto importante para a marca ganhar mais emplacamentos. O Yaris Cross é um bom candidato para estar entre os SUVs mais vendidos do nosso mercado, justamente na categoria que mais vende carros, sendo responsável por cerca de 50% de todos os emplacamentos.

Mas o que ele tem de diferente para conquistar os brasileiros? Vale lembrar que o produto chega ao Brasil em julho do ano que vem, como informou a revista Quatro Rodas.

Cara de mais caro: diferente dos outros modelos da Toyota nacionais, o Yaris Cross tem linhas próximas às do RAV4. E isso pode ser um grande trunfo para garantir mais vendas, já que o veículo tem linhas de um dos SUVs mais caros da marca, e o que mais faz sucesso mundialmente.

Bom pacote ADAS: assim como o Corolla Cross e o Corolla Sedan, o Yaris Cross deve ser vendido no Brasil com o pacote de assistências de condução e segurança Toyota Safety Sense. Atualmente, os dois modelos médios da marca contam com sistema de pré-colisão, assistente de permanência em faixa, farol alto automático, controle de velocidade adaptativo, alerta de ponto cego e alerta de tráfego cruzado traseiro. Caso o Yaris Cross também receba os itens, será um dos mais completos da categoria no quesito segurança.

Motorização híbrida: 1.5 híbrido flex deverá contar com sistema Dual VVT-i de variação dos tempos de admissão e escape. Por ser um motor do tipo ciclo Atkinson (e não Otto), a potência não será das maiores, ficando em cerca de 91 cv e o torque em 12,3 kgfm. Mas o motor elétrico dará uma ajudinha, pois são mais 80 cv – curiosamente, 5 cv mais potente do que o motor elétrico dos irmãos Corolla – e 14,4 kgfm extras. Esse conjunto estará presente nas versões mais caras do produto, já que as mais em conta terão o motor 1.5 aspirado flex.

Bom consumo de combustível: embora seja um híbrido flex mais em conta, não será do tipo leve. Sendo um pleno, o consumo de combustível será um dos grandes diferenciais do Yaris Cross frente aos concorrentes. A expectativa é de que ele faça mais de 20 km/l, já que no exterior ele chega a ter médias de 26 km/l - considerando gasolina, claro, e um circuito mais citadino.

Porta-malas: um ponto que fez alguns interessados torcerem o nariz na hora de trocar o sedan por um SUV é o porta-malas. Afinal, os utilitários nem sempre contavam com um compartimento tão vistoso. No Yaris Cross isso não será um problema, já que o volume do porta-malas declarado é de 471 litros, sendo maior até que o do Corolla Cross.

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Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.