Novo Toyota Yaris Cross está pronto para lançamento e será rival do T-Cross

Novo Toyota Yaris Cross terá cara de RAV4 no Brasil e estará abaixo do Corolla Cross no catálogo da marca
Por
09.12.2024 às 13:56 • Atualizado em 30.06.2025
Compartilhe:
Novo Toyota Yaris Cross terá cara de RAV4 no Brasil e estará abaixo do Corolla Cross no catálogo da marca

O Toyota Yaris Cross está pronto para ser lançado. O SUV compacto da marca japonesa foi flagrado mais uma vez ainda sob forte camuflagem, e deve ser apresentado no primeiro trimestre do próximo ano para tirar o sossego de Jeep Renegade, Hyundai Creta, Volkswagen T-Cross e companhia. 

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

Nas imagens foram cedidas gentilmente pelo perfil @placaverde, no Instagram, o novo flagra mantém o visual daquele primeiro feito em São Bernardo do Campo (SP), confirmando que teremos por aqui a cara do Toyota Yaris Cross já vendido no Chile. A expectativa é de que ele já seja lançado com as variantes 1.5 flex e 1.5 híbrida flex. 

Você também pode se interessar por:

O Toyota Yaris Cross nacional usará uma versão atualizada do atual 1.5 flex aspirado dos Yaris Hatch e Sedan. Ainda não se sabe quanto isso alterará potência, torque e consumo da usina. Vale lembrar que essa motorização pertence à família NR, desenvolvida pela Daihatsu, subsidiária de baixo custo da Toyota.

Como referência, o 1.5 flex da família Yaris, que também serviu ao Etios, responde pelo código 2NR-FBE e rende 105 cv de potência e 14,3 kgfm de torque com gasolina, sendo 110 cv e 14,9 kgfm com etanol. Já o do Yaris Cross será 2NR-VBE, chegando a 106 cv e 14,4 kgfm com gasolina e, provavelmente, 111 cv e 15 kgfm com etanol. Resta saber agora como será a calibração para o Brasil

Isto na especificação de ciclo Otto, que será usada pelas versões de entrada do Yaris Cross nacional. O câmbio, nesse caso, será sempre automático do tipo CVT (continuamente variável), sem simulação de marchas.

Já a variante de ciclo Atkinson, aplicada nas versões híbridas, se chamará 2NR-VBEX. Sozinha, ela gera 91 cv de potência e 12,3 kgfm de torque com gasolina. Com etanol, a expectativa é que chegue perto de 95 cv.

Junta-se a ele um motor elétrico de 80 cv e 14,4 kgfm, curiosamente 5 cv mais potente do que o motor elétrico dos irmãos Corolla, embora 0,1 kgfm mais fraco em torque. Na Ásia, a potência combinada com gasolina é de 111 cv. Aqui, com etanol, a expectativa é que o número suba para 113 cv.

O câmbio é o mesmo de Corolla e Corolla Cross híbridos, do tipo transeixo, assim como a PCU (unidade de controle de potência), ambos explicados detalhadamente neste outro artigo. As baterias têm capacidade menor, de apenas 0,7 kWh, praticamente a metade do 1,3 kWh oferecido pelo conjunto dos primos maiores.

Porém, como dissemos, são de íons de lítio, mais densas e eficientes, o que permitirá uma autonomia similar em modo apenas elétrico.

Seu visual externo terá uma importante inspiração no RAV4, que fará o produto agradar mais aos olhos. Por dentro, o Yaris Cross deve ter linhas e peças parecidas com as do Toyota Corolla Cross para seguir a filosofia de design da marca>

Seu preço deve partir de R$ 130 mil e suas medidas serão praticamente as mesmas de um Hyundai Creta.

 Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Por

Gerente de conteúdo

Compartilhe este artigo:

Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.