Toyota Corolla Cross mudará para esconder escapamento e terá item do sedan

Depois de quatro anos de lançamento SUV começa a receber suas primeiras alterações
LF
Por
24.01.2024 às 14:15
Depois de quatro anos de lançamento SUV começa a receber suas primeiras alterações

O Toyota Corolla Cross é o SUV híbrido mais vendido do Brasil. No entanto, com os recentes lançamentos e quase quatro anos após sua estreia, está defasado dos rivais. Além disso, o modelo ainda convive com o polêmico abafador do sistema de escapamento.

Isso porque, segundo o portal tailandês Auto Life, a fabricante japonesa está preparando um facelift para o modelo vendido no Sudeste da Asia, que é o mesmo vendido aqui no Brasil. Além do tempo de lançamento, outro motivo da reestilização seria justamente a chegada de novos concorrentes no continente oriental.

Você também pode se interessar por:

Porém, não estamos falando de apenas um tapinha no visual. Como informado pela Mobiauto em outubro de 2023, o modelo ganhará novos equipamentos, dando o fim de dois itens considerados bem polêmicos.

O primeiro é “pedal de freio de estacionamento”, que depois de anos finalmente deverá ter o seu fim, sendo substituído pelo freio de estacionamento eletrônico. Outra mudança que deve ocorrer é no abafador do escapamento, que finalmente será escondido atrás do para-choque traseiro.

Outra mudança é a chegada do painel digital de 12 polegadas, que recentemente foi adicionado ao sedan na linha 2024. Outros itens que serão herdados do irmão são: central multimidia sensível ao toque de 9 polegadas com tela antirreflexo, difusores de ar e tomadas de USB-C na parte traseira do interior do veículo.

Na Ásia ainda se aposta em algumas alterações no motor do veículo, que deixaria o SUV mais potente. Por aqui, o motor do modelo também deverá receber alterações, mas por razões diferentes.

Com o foco de se adequar as normas do Proconve L8, o motor 2.0 do SUV deverá ser recalibrado, se tornando mais econômico e menos poluente. Assim suas potências deverão ser, 167 cv de potência com gasolina e 175 cv com etanol, ao invés dos atuais 169 cv e 177 cv, respectivamente. O torque se manteria o mesmo: 21,5 kgfm independente do combustível. O câmbio será sempre o CVT com simulação de dez marchas.

As versões de motor híbrido flex devem continuar iguais, 98 cv de potência com gasolina e 101 cv com etanol, além de 14,5 kgfm de torque, unido a um motor elétrico de 72 cv e 16,6 kgfm de torque, gerando 122 cv de potência combinada.

Apesar do modelo já ser reestilizado em 2024 na Asia, por aqui todas essas mudanças devem chegar somente em 2026, já que o foco da marca em 2024 deve ser o lançamento de outro SUV, o Toyota Yaris Cross Hybrid, que já é especulado á tempos no Brasil.

Comentários