SUV cupê da Toyota é flagrado na Europa; o que tem a ver como Brasil?
A Toyota vai fazer um movimento ousado. A próxima e quinta geração do Harrier (também chamada do Venza nos Estados Unidos) vai se transformar em um crossover de porte médio, híbrido e luxuoso. E o site Carscoops flagrou a mula do futuro crossover rodando em testes. Mas o que isso tem a ver com o Brasil?
De acordo com o site Autos Segredos, teremos um inédito modelo cupê, também a categoria de SUVs, lançado por aqui, mas fabricado em Sorocaba (SP) ao lado da família Corolla e do compacto Yaris Cross. Isso porque o SUV usará a plataforma modular TNGA, que pode ser ter uma variante denominada TNGA-K.
Você também pode se interessar por:
- Toyota apresenta teaser do Corolla diferentão que antecipa futuro SUV
- Fábrica destruída: Toyota importará motores
- Por que a Toyota não considera híbridos de Fiat e Peugeot, híbridos de verdade
- Toyota prepara nova investida contra BYD e GWM com SUV misterioso
Publicações no exterior, no entanto, apontam que o SUV cupê esperado por lá será maior que o Corolla. O comprimento pode chegar perto dos 4,80 m e o entre-eixos, subir de 2,70 metros para os 2,75 m. Já a estreia lá fora está prevista para 2027 e, segundo o site brasileiro, o lançamento do SUV cupê nacional ocorrerá em meados de 2028.
Reprodução/CarScoops
Ainda que sejam esperados em momentos diferentes, e até com tamanhos diferentes. Uma coisa é certa: eles terão muito do visual compartilhado.
Dentro, os futuros crossovers podem pegar emprestado elementos da nova geração do RAV4, como a nova central multimídia 12,9 polegadas, e se inspirarem também no acabamento do Lexus. Vale lembrar que o Toyota Harrier serve de base também para o Lexus RX.
Reprodução/CarScoops
Detalhes de motorização também são escassos, mas o Carscoops especula que o crossover use um motor 1.5 turbo lá fora. Já a aposta do Autos Segredos é que o SUV brasileiro use, nas opções mais caras, a versão flex do sistema do novo Prius, que usa um 2.0 a combustão e mais um unidade elétrica. Somados, fornecem 223 cv.
Nas configurações mais baratas, o veículo pode vir equipado com a tecnologia HEV de Corolla, Corolla Cross e Yaris Cross. Ou seja, o 1.8 flex de até 101 cv e dois motores elétricos, levando a potência para 122 cv.
Crédito de imagens: CarScoops
Por Renan Bandeira
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.
