Motores, híbridos flex, novo Onix e SUV: onde a GM vai investir R$ 7 bilhões?
Em março deste ano, os anúncios dos investimentos acumulados das montadoras mais conhecidas ultrapassaram a casa dos R$ 100 bilhões. Depois disso, ainda tivemos montadoras chinesas que estão revelando seus aportes para o mercado brasileiro. Mas vamos falar de um investimento em específico, dos R$ 7 bilhões da General Motors.
No primeiro momento, a GM por meio da Chevrolet que opera por aqui, anunciou em janeiro os R% 7 bi para os próximos quatro anos. A ideia é partir com força para o mercado da eletrificação, mas primeiro com híbridos e híbridos flex na entrada da gama.
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Somente este ano, a Chevrolet já apresentou a renovação da Chevrolet Spin, S10, Trailblazer e Blazer. Ainda devem chegar o Chevrolet Equinox e um sexto produto ainda não revelado.
Mas como serão divididos esses R$ 7 bilhões?
Gravataí – R$ 1,2 bilhão
Primeiro, a Chevrolet anunciou que vai destinar R$ 1,2 bilhão para seu polo industrial em Gravataí (RS). De acordo com a marca, o aporte também será destinado na fabricação de um veículo novo em um segmento ainda não explorado pela fabricante.
Por lá, a GM ainda fabrica os Chevrolet Onix nas suas carrocerias hatch e sedan. Claro que o modelo será beneficiado com uma atualização, como a Mobiauto revelou neste outro artigo.
A Mobiauto acredita que o novo projeto será uma espécie de SUV do Onix, um caminho semelhante ao que a Volkswagen adotou no desenvolvimento de seu novo SUV, o A0 SUV, o qual utiliza a mesma base do VW Polo. Assim, o futuro SUV da Chevrolet deve ter a mesma base do Onix, já que também vai compartilhar a mesma plataforma de montagem.
São Paulo – R$ 5,5 bilhões
Sem especificar em qual polo paulista irá concentrar seus investimentos, a GM anunciou R$ 5,5 bilhões para o estado de São Paulo. Isso, teoricamente, engloba, São Caetano do SUL (SP) e São José dos Campos (SP).
A montadora detalhou que o investimento compreende atualização da sua gama de veículo, desenvolvimento de motores híbridos flex e atualização do seu complexo fabril. Essa injeção de capital é a maior fatia do investimento bilionário.
A GM ainda tem uma unidade em Mogi das Cruzes (SP) responsável pela produção de componentes, além do centro logístico em Sorocaba (SP) e campo de provas em Indaiatuba (SP).
Mas não se engane, São Caetano do Sul deve receber a maior parte do investimento previsto para o ciclo 2024 a 2028.
“Vamos iniciar a produção local com dois modelos híbridos leve, que vão permitir o acesso a esta nova tecnologia a um maior número potencial de consumidores’’, disse Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul.
Esses planos já são para 2025, quando a GM completa seu centenário. A Mobiauto entende que o modelo mais cotado para se tornar o primeiro híbrido da marca no mundo é o Chevrolet Tracker, que é produzido justamente na unidade do ABC paulista.
Joinville (SC) – R$ 300 milhões
Caso você não tenha feito a conta ainda, dos R$ 7 bilhões anunciados, restavam R$ 300 milhões. Agora, já sabemos onde eles serão empregados. A fábrica catarinense de Joinville (SC) será agraciada. Por lá a GM fabrica motores, mas além de trens de força a combustão, a unidade vai produzir motores híbridos flex.
O polo será modernizado para entregar o coração do conjunto híbrido. Inicialmente, a GM deve entregar híbridos leves, conhecidos como MHEV. Posteriormente, a montadora promete ter o híbrido plug-in (PHEV).
Mas o híbrido plug-in deve chegar aqui já pronto como importado, enquanto o sistema híbrido leve pode ser integrado com os motores 1.0 e 1.2 turbo flex de três cilindros, que equipam Onix, Tracker e Montanta, sendo o 1.2 somente a picape intermediária e as versões mais caras do SUV.
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IMAGENS: @KDESIGNAG
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.