Scooter elétrico passa em enchente? Modelo indiano parece mostrar que sim

Vídeo mostra teste do scooter Rizta que ainda será lançado no país asiático
AD
Por
22.03.2024 às 07:55
Vídeo mostra teste do scooter Rizta que ainda será lançado no país asiático

Atravessar enchente de moto nunca é recomendável. O risco de danificar o motor do veículo de maneira permanente é muito alto. Porém, no caso das motos elétricas esse desafio parece ter um risco menor, ainda que ele exista.

 Você pode se interessar por: 

Quem demonstra isso na prática é o Ather Ritza. Ather é uma marca de scooters elétricos de Bengaluru, na Índia, que está perto de lançar mais um modelo naquele país, justamente o Ritza. Além de prometer entregar o scooter elétrico com o maior assento da categoria, para fazer valer o argumento de ser um scooter “familiar”, o Ritza parece ser valente o bastante para enfrentar uma enchente.

 

No vídeo publicado pelo canal RWDee no youtube, o scooter passa por um tanque cheio d’água, cuja profundidade parece atingir até a altura dos joelhos do piloto desempenhando o teste. De acordo com o conteúdo, o scooter aparentemente passou ileso pela submersão.

O maior risco para motos enfrentarem uma rua alagada é com relação à entrada de água no motor. Seja por meio do escapamento ou do filtro de ar, se a água conseguir atingir o bloco e entrar na câmara de combustão, a chance de ocorrer o chamado “cálcio hidráulico” é grande, porque a água força pistão, biela e virabrequim no processo de compressão, o que provoca a quebra do motor.

 

Mas esse risco, obviamente, refere-se às motos a combustão. No caso das elétricas (incluindo os scooters), em tese, este problema não existe, pois não há escapamento ou admissão de ar (na maioria dos casos) que invada o trem-de-força elétrico. Além disso, todo o conjunto de bateria, motor elétrico e plug de carregamento deve ser muito bem selado para suportar a água da chuva.

Contudo, ainda assim, dependendo do modelo de moto ou scooter elétricos pode haver algum mecanismo de resfriamento externo da bateria (o que seria uma brecha para entrada de água de enchente) e a exposição prolongada à submersão pode aumentar o risco de entrar água por alguma ponto na lataria. Portanto, é sempre prudente esperar a água baixar antes de passar por alguma rua alagada de moto, seja ela a combustão ou elétrica.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários