Rolls-Royce troca luxo por brutalidade com caminhão minerador de 2.216 cv
Caminhões que enfrentam diariamente o solo árido e rústico de pedreiras e carregam toneladas e toneladas de pedras na caçamba poderão aderir ao sofisticado sistema híbrido da marca de luxo britânica Rolls-Royce, feito em parceria com a indústria de motores elétricos americana Flanders.
As empresas divulgaram esta semana imagens e informações de um caminhão-conceito para anunciar seu serviço de retrofit, termo usado para o processo de transformar um caminhão a diesel em híbrido ou elétrico.
Por enquanto, o foco será apenas nos gigantescos caminhões de mineração fora-de-estrada. A tecnologia promete uma redução de até 30% de CO₂.
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O motor híbrido da Rolls-Royce tem 35,7 litros de capacidade cúbica e rende absurdos 2.216 cv de potência, sendo 520 kgfm de torque. O sistema de bateria MTU Energy Pack recupera a energia através da frenagem. Basicamente, a energia será regenerada ao acionar o freio enquanto o caminhão desce a pedreira.
Segundo a fabricante, trata-se de um sistema modular e escalável para caminhões de todos os portes. A Rolls-Royce ainda afirma que o sistema híbrido, além de ser altamente seguro, tem fácil manutenção.
A fabricante já é reconhecida há décadas no mundo dos pesados, graças aos motores diesel usados em veículos de carregamento, como escavadeiras e carregadeiras de rodas e veículos de transporte, como caminhões, plataformas de perfuração e outras máquinas de mineração.
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Vale citar que, nesse segmento, o consumo não é medido por km/litro, como estamos acostumados, mas sim por hora/litro. Um caminhão como esse trabalha 12 horas por dia, o que quer dizer que consome 2 milhões de litros de diesel por ano.
A economia financeira e os benefícios para o planeta são gigantescos. Por isso, a empresa U&M Mineração já adquiriu 30 motores híbridos.
John Oliver, CEO e presidente do Conselho de Flanders, mostrou entusiasmo ao falar do projeto para hibridizar caminhões de mineração: “Melhorar as operações de nossos clientes, reduzindo seus custos e, ao mesmo tempo, aumentando sua pegada energética, é uma vitória para a indústria de mineração e para o meio ambiente como um todo”.
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A Rolls-Royce e a Flanders não concentrarão suas forças em fabricar os caminhões, mas em fornecer o conjunto híbrido. Ao instalar o sistema em um caminhão usado, a fabricante garante que a perda de eficiência é mínima, de apenas 8%.
Pensando nas proporções dos caminhões de mineração e nos custos, seria inviável substituí-los por completo. O caminhão-conceito foi produzido para ser apresentado na MINExpo 2021, uma convenção de mineração que acontecerá de 26 a 29 de setembro, em Las Vegas (EUA).
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A faculdade me fez jornalista, a vida me fez aficionada por carros esportivos e adrenalina. Unindo paixão e profissão, realizo a missão de conectar pessoas com o universo automotivo, mas confesso que já tentei pilotar um kart e não deu muito certo.