Renault Pulse: o March francês com nome de SUV da Fiat
Na indústria automotiva é muito comum ter carros com nomes iguais e que sejam totalmente diferentes, à exemplo de Chevrolet Cobalt brasileiro e norte-americano, Ram Rampage, entre outros. Mas o exemplo de hoje é um modelo curioso, o Renault Pulse, hatchback compacto que tem o mesmo nome do SUV da Fiat e que na verdade se trata basicamente de um rebadge.
Como é possível notar na primeira imagem, fica claro que estamos diante de nada menos do que um Nissan March. Mas ainda assim temos algumas diferenças razoáveis que caracterizam principalmente a dianteira do Renault Pulse, um rebadge do hatch da marca japonesa que traz o mesmo nome do Fiat Pulse.
O tal do Renault Pulse foi uma solução da marca para a Índia, mercado no qual foi vendido entre 2012 e 2018 no país e que tinha a missão de ser o carro de volume da marca francesa num mercado que tinha acabado de chegar. Mas é conhecida a aliança entre Renault e Nissan, que compartilham alguns projetos e com o March com o losango da marca francesa não foi diferente. O tal Renault Pulse era baseado na variante pré-reestilização do March, com faróis redondos.
Vale dizer quais eram as diferenças do Renault Pulse em relação ao Nissan March (vendido como Micra na Índia): a maior alteração ficava para a dianteira, que contava com uma grade própria, com uma entrada estreita na porção superior emendada a um acabamento preto que preenche toda a dianteira, sem contar o losango que ficava metade para fora da grade. No para-choque havia uma tomada de ar inferior que ligava os faróis de neblina.
Na traseira as mudanças eram mais sutis, com as lanternas mantendo o formato, mas com arranjo interno com elementos circulares. Já o logotipo da Renault ficava posicionado na parte central da tampa do porta-malas, enquanto o nome Pulse era destacado em letras até que grandes logo abaixo. O para-choque, por sua vez,
Por dentro o Renault Pulse tinha o mesmo interior do March de primeira fase, contando com saídas de ar redondas. As únicas alterações ficavam obviamente para o volante com o logotipo do losango e a padronagem de cores do interior, que misturava bege e marrom – uma preferência do mercado indiano. Mas também estava disponível o interior preto.
Comercializado por seis anos na Índia, o Renault Pulse convivia no país com o Nissan March, mas tinha preço um pouco mais caro na época para não canibalizar diretamente o hatch que cedia sua base. Em toda a sua história o Renault Pulse vendido por lá contou com apenas duas motorizações: 1.2 a gasolina que rendia 75 cv de potência e 10,6 kgfm de torque, bem como o 1.5 diesel de 61 cv e 16,3 kgfm de torque, ambos com câmbio manual.
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Por Diego Dias
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.