Renault Kardian: o que SUV herda do Sandero Stepway e o que é só dele

Após teasers, destrinchamos os detalhes do Renault Kardian 2024 que são aproveitados do irmão gringo e aqueles que são inéditos
LF
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11.10.2023 às 13:51
Após teasers, destrinchamos os detalhes do Renault Kardian 2024 que são aproveitados do irmão gringo e aqueles que são inéditos

A Renault divulgou nos últimos dias alguns teasers bem reveladores a respeito do Kardian, seu SUV de entrada que será revelado integralmente em 25 de outubro, com chegada às lojas prevista para janeiro de 2024. As imagens mostram quase por inteiro o visual externo do modelo, bem como o desenho da cabine.

Como a Mobiauto já explicou diversas vezes, o Renault Kardian é um projeto derivado diretamente do Dacia Sandero Stepway de terceira geração. Trata-se da mesma estratégia adotada pelo Fiat Pulse em relação ao Argo e pelo VW Nivus ante o Polo. A diferença é que o Sandero Stepway G3 não é vendido no Brasil, o que dará ao irmão SUV um maior caráter de ineditismo.

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Ainda assim, com as informações e fotografias já divulgadas pela Renault, mais as imagens de patente vazadas no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), é possível destrinchar quase na integralidade tudo que o Kardian herdará, efetivamente, do hatch aventureiro europeu e o que foi criado exclusivamente para ele.

Lembrando que o Kardian será comercializado no Brasil entre R$ 100.000 e R$ 130.000, com versões 1.0 turbo e, talvez, 1.6 aspiradas para encarar de frente o Fiat Pulse.

Teaser lateral do Renault Kardian (Divulgação/Renault)

O que o Renault Kardian herda do Dacia Sandero Stepway

Construído sobre a plataforma CMF-B Low, uma variante simplificada da matriz modular da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi voltada a veículos compactos, o Renault Kardian terá a mesma distância entre eixos do Dacia Sandero Stepway de terceira geração. São 2,60 metros, 4 cm a mais do que os 2,56 m do Nivus e quase 7 cm a mais do que os 2,53 m do Pulse.

Além disso, boa parte da estrutura monobloco e mecânica é a mesma, incluindo o teto, todo o underbody, suspensão dianteira (McPherson) e traseira (eixo de torção), freios, bitolas, tanque de combustível, arquitetura elétrica e base estrutural dos bancos.

Dacia Sandero Steway de terceira geração (Divulgação/Dacia)

Na “casca” da carroceria, o Kardian também aproveitará o para-brisa, as colunas A, B e C, vidros laterais e traseiro, o formato das portas laterais, as barras longitudinais de teto e as molduras plásticas laterais do novo Stepway, além do motor 1.0 turbo da família TCe, usado em algumas configurações do irmão europeu. Porém, haverá diferenças nas especificações e casamento com o câmbio, conforme falaremos mais adiante.

Por dentro, o último teaser divulgado pela Renault mostra que o painel do Kardian será basicamente o mesmo do Dacia Sandero Stepway, embora também com atualizações – as quais falaremos no tópico das diferenças entre eles.

Todavia, as saídas de ar dianteiras são exatamente as mesmas, assim como a central multimídia destacada, com tela aparentemente de 8 polegadas. O ar-condicionado com três comandos giratórios e telas digitais também é idêntico. Aliás, trata-se do mesmo comando de modelos maiores da marca, como o Duster.

Painel do Dacia Sandero Stepway G3 (Divulgação/Dacia)

Também é comum entre os dois modelos o posicionamento dos botões do painel, da tomada 12V e da entrada USB tipo A, bem como o porta-luvas e as guarnições das portas laterais dianteiras. Por fim, o Kardian trará os contestados comandos satélites para o sistema multimídia à direita da coluna de direção, como todos os outros Renault nacionais e o próprio Sandero Stepway feito pela romena Dacia.

Por fim, o freio de estacionamento eletrônico, item que a Renault deixou em destaque em seu teaser, já existe no novo Sandero Stepway, embora a tecla esteja posicionada de modo distinto no SUV a ser produzido em São José dos Pinhais (PR).


Itens inéditos ou exclusivos do Renault Kardian

Cabine do Renault Kardian (Divulgação/Renault)

Apesar de tantas similitudes, o Renault Kardian terá alguns elementos inexistentes no irmão de sangue. Na parte de estamparia, por exemplo, o capô e a tampa do porta-malas são exclusivos, enquanto as portas laterais e os para-lamas possui vincos diferentes do que se vê no Dacia.

Grade, conjunto óptico dianteiro – separado em três níveis no Kardian, com direito a DRL de LED iluminação principal por espelhos de LED nas versões de topo –, lanternas traseiras – também com guias de LED –, para-choques e desenho das rodas também mudam do modelo europeu para o brasileiro, conferindo ao Kardian um visual próprio, descolado do parente de sangue.

Com isso, o Kardian deve ter mudanças sutis nas dimensões em relação aos 4.099 mm de comprimento, 1.848 mm de largura, 1.587 mm de altura, 328 litros de porta-malas e pouco mais de 1.100 kg de peso em ordem de marcha do irmão gringo. Seus números devem ser bem parecidos, mas um pouco distintos.

Na parte mecânica, o Kardian terá como diferencial o uso de um câmbio automatizado de dupla embreagem usado pelo Dacia Duster, uma configuração inexistente na gama do Sandero Stepway G3.

Kardian estreará novo logotipo da Renault entre os carros nacionais da marca (Divulgação/Renault)

Por dentro, o volante é o mesmo da maioria dos Renault nacionais, como o extinto Sandero de segunda geração, além dos claudicantes Logan, Stepway e Captur, e dos irmãos Duster e Oroch. Trata-se de uma peça de apenas três raios, mais elegante que o miolo de quatro raios usado pela Dacia.

Porém, a grande novidade na cabine do Kardian está no console central elevado, promovendo um reposicionamento da tecla de freio eletrônico e um ganho de dois porta-copos centrais, além de um apoio de braço com porta-objetos. A manopla de câmbio tipo joystick é inédita entre os modelos da marca fabricados no Brasil.

Por fim, é possível perceber que os bancos dianteiros, apesar de iguais, recebem um acabamento diferente do Sandero Stepway, mais adequado ao gosto do consumidor brasileiro. E há um charme que o Dacia não tem: as portas dianteiras trazem um filete de LED com iluminação interna ambiente, que deve contar com diferentes tipos de cor.

E o cluster do Renault Kardian?

Esta é uma das únicas perguntas que restam sem resposta sobre o novo Kardian, junto com a potência oficial do motor 1.0 TCe, o número de marchas o câmbio (seis ou sete), a lista de versões e, claro, os preços do SUV.

O teaser não mostra se o quadro de instrumentos do Renault Kardian 2024 será analógico com computador de bordo digital monocromático, como no Dacia Sandero Stepway, ou se haverá a aplicação de um cluster digital, algo ainda inédito entre os Renault nacionais.

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