Renault Kardian não terá versão manual no Brasil (mas só por enquanto)

SUV compacto será lançado inicialmente só com câmbio automatizado EDC, mas terá uma versão mais simples com embreagem
Diego Dias
Por
20.02.2024 às 19:02
SUV compacto será lançado inicialmente só com câmbio automatizado EDC, mas terá uma versão mais simples com embreagem

Nesta semana foi anunciada a pré-venda do novo Renault Kardian 2025, que será vendido inicialmente em três versões: Evolution Turbo TCe, Techno Turbo TCe e a Premiere Edition Turbo TCe. Em comum, todas essas opções virão equipadas com câmbio automatizado de dupla embreagem EDC, mas o pequeno SUV também contará com uma versão manual, que foi confirmada discretamente pela marca durante o lançamento da pré-venda do modelo.

Durante a sessão de perguntas e respostas para jornalistas, a Renault foi questionada sobre a versão com câmbio manual do Kardian. O responsável por responder tal pergunta foi Aldo Costa, Diretor de Marketing da Renault Brasil, que acabou iniciando sua frase com um hesitante “sim”, falando que o SUV realmente terá a opção, mas no meio do caminho voltou os holofotes para as três versões automáticas do Kardian e que elas eram as versões que serão trabalhadas no momento de lançamento oficial do SUV compacto, a ser realizado dia 20 de março.

Você também pode se interessar por:

Kardian de entrada com câmbio manual

O novo Kardian de entrada foi flagrado neste ano conforme mostramos nessapublicação em janeiro, mas até então apostávamos que a variante básica se chamaria Evolution. No entanto, a Renault aplicou esse nome na configuração inicial com motor turbo e automática, batizada de Kardian Evolution Turbo TCe EDC, que será vendida por R$ 112.790.

A questão é que tal versão é mais equipada e diferente daquelas fotos do carro flagrado no mês passado, que certamente se trata da versão realmente mais básica do inédito SUV da Renault. Visualmente a nova variante ficará marcada por rodas aro 16 com calotas e para-choques sem pintura, ou seja, com plásticos pretos aparentes na seção inferior da peça e nas molduras dos para-lamas.

O mais provável é que a novidade será chamada de Kardian Evolution TCe, mas aqui com câmbio manual. Porém, nada impede a marca francesa de usar uma nova assinatura para a configuração mais básica – ou deixa-la sem nome, como a Jeep faz com o Renegade mais simples.

O interessante vai ser o resultado da combinação do câmbio manual ao motor três-cilindros 1.0 turbo flex com injeção direta, cuja potência máxima com etanol fica em 122 cv. O torque fica em 22,4 kgfm, sendo, portanto, o maior do segmento ao superar os 20,4 kgfm do 1.0 turbo do Fiat Pulse e VW Nivus – que só trabalham com transmissão automática nas motorizações turbo.

Equipamentos

Espera-se que o novo Kardian Evolution 1.0 turbo manual tenha um bom pacote de equipamentos. Assim pode esperar um nível próximo ao da versão automática que tem 6 airbags (frontal, lateral e de cortina), piloto automático, assistente de partida em rampas, sensores de estacionamento traseiro, câmera de ré, painel digital de 7 polegadas, central multimídia com tela de 8” com Android Auto e Apple CarPlay com espelhamento sem fio, faróis full-LED, sistema start-stop e ar-condicionado digital automático, só para citar os principais.

O lançamento do novo Kardian ocorre dia 20 de março em suas três primeiras versões com a transmissão automatizada de dupla embreagem EDC, sem contar com versão manual, mas só por enquanto. O esperado é que a novidade com câmbio manual, não prevista inicialmente nos planos da marca, rode mais algum tempo em testes e seja lançada ainda no primeiro semestre.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários