Novo Renault Duster estreia conjunto híbrido que teremos no Brasil
Apresentado mundialmente no final do ano passado em sua versão Dacia, o Renault Duster agora estreia sua configuração com motor híbrido no mercado europeu. O SUV já aparece em alguns sites europeus da marca francesa e antecipa detalhes do que poderemos ter no mercado brasileiro.
Antes de detalharmos a versão híbrida do novo Duster, vale dizer que em maio do ano passado a Mobiauto antecipou que a Renault teria um motor 1.6 híbrido flex e que ele estaria presente na terceira geração do Duster, entre outros SUVs compactos-médios.
Você também pode se interessar por:
- Avaliação: sucesso do Renault Kardian depende exclusivamente do seu câmbio
- Novo Renault Duster muda tudo e dá detalhes de como será no Brasil
- Exclusivo: Renault terá motor híbrido flex de 145 cv que faz 20 km/l
- Novo Peugeot 2008: o que sabemos sobre a segunda geração do SUV
A única diferença, obviamente, é que o propulsor 1.6 híbrido usado no novo SUV vendido no velho continente agora é que ele pode ser abastecido somente a gasolina, enquanto a variante 1.6 híbrida que ainda chegará no Brasil poderá beber etanol e/ou gasolina.
Assim como o Toyota Corolla Cross, o novo Renault Duster que começa a chegar na Europa se trata de um híbrido pleno (HEV), ou seja, que dispensa a recarga externa por meio de tomada. O conjunto híbrido é formado pelo 1.6 aspirado de 94 cv associado a dois motores elétricos, sendo um que atua como gerador de partida e outro de tração com 69 cv e 20,9 kgfm de torque.
A potência combinada fica em bons 143 cv no Duster europeu, mas quando a configuração flex em desenvolvimento no Brasil ficar pronta, estima-se que tal motor 1.6 híbrido pode chegar na casa dos 145 cv e 150 cv. Mais interessante é que o consumo pode chegar nos 20 km/litro.
O visual do novo Renault Duster
Baseado na nova plataforma CMF-B, que no Brasil traz uma configuração chamada de RGMP por conta de diferentes ajustes de distância entre-eixos, balanços e bitolas, o Duster de terceira geração traz um estilo bem interessante. Os destaques são as formas mais quadradas, os faróis afilados, grade dianteira sem o losango da Renault e as lanternas em forma de V.
Para quem tem dúvidas em relação ao seu porte, o SUV conta com 4.343 mm de comprimento, 1.810 mm de largura, 1.656 mm de altura e 2.657 mm de entre-eixos. No porta-malas, é possível levar até 472 litros, mas o site turco da Renault curiosamente aponta um espaço no bagageiro de até 594 litros.
Na cabine o novo Duster também ostenta linhas mais retas e um estilo mais minimalista, trazendo painel digital com tela de 7 com grafismo azul diferente do Dacia Duster e central multimídia com display de 10,1 polegadas voltada para o motorista. Destaque ainda para o nome Duster em baixo relevo no painel.
Vale lembrar que o novo Renault Duster híbrido já pode ser reservado na Europa em países como a Turquia, enquanto no Brasil a terceira geração do SUV ainda está longe do horizonte, pois o Duster acabou de passar por uma reestilização por aqui. É importante ressaltar ainda que o novo motor 1.6 híbrido flex pode estrear no Brasil primeiro em um SUV cupê inédito ainda a ser revelado em terras tupiniquins.
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.