Golf, Astra, Corsa: carros mais vendidos na Alemanha não existem no Brasil há anos
Carros que saíram de linha no Brasil há anos seguem fazendo sucesso em outros países mundo afora. O Volkswagen Golf, por exemplo, lidera as vendas na Alemanha há décadas, feito que nunca chegou perto de realizar no mercado brasileiro.
Volkswagen Golf
De acordo com a consultoria Focus2Move, o Golf vendeu nada menos que 100.183 unidades em seu país de origem em 2024 - quase 25 mil unidades a mais que o segundo modelo mais vendido da Alemanha, o SUV Volkswagen T-Roc.
O Volkswagen Golf saiu de linha no Brasil em 2020, após 27 anos, quando teve a fabricação de sua sétima geração encerrada em São José dos Pinhais (PR) para dar lugar ao SUV T-Cross na linha de produção paranaense.
A Volkswagen tomou essa decisão devido à queda nas vendas do Golf, uma vez que os hatches médios já vinham perdendo espaço no mercado para os SUVs compactos, que têm maior apelo com o público e são mais rentáveis para os fabricantes.
Volkswagen Passat
O quinto modelo mais vendido na Alemanha no ano passado é outro modelo da Volkswagen com nome bastante conhecido entre os brasileiros. O Passat vendeu 47.720 unidades, ficando à frente dos Opel Astra (47.601 unidades) e Corsa (43.467 unidades), dois hatches cujos nomes também fizeram história no Brasil.
O Volkswagen Passat de primeira geração foi fabricado em São Bernardo do Campo (SP) entre 1974 e 1988 – a segunda geração foi vendida como Santana. A partir da década de 1990, a quarta geração do modelo passou a vir da Alemanha nas carrocerias sedan e perua (Variant). Mais sofisticado, o Passat alemão chegara para competir contra os compatriotas da Audi, BMW e Mercedes-Benz, além de carros japoneses, que desembarcaram no país com a reabertura das importações promovida pelo governo do ex-presidente Fernando Collor de Mello.
O Passat deixou de ser vendido no Brasil em 2020. A oitava geração do sedan sofria com a desvalorização do real, que comprometia a sua competitividade diante de modelos de marcas premium, como Audi e BMW.
Opel Astra
Outro modelo de longa data no Brasil, o Astra chegou ao Brasil como modelo da Chevrolet em meados da década de 1990. Importado da Bélgica nas versões hatch e perua, o modelo competia principalmente contra o Fiat Tipo e o Volkswagen Golf.
A segunda geração começou a ser fabricada no Brasil em 1998, nas carrocerias hatchback e sedan. Posicionado abaixo do Vectra, o Astra sofreu uma reestilização, em 2003, e perdurou até 2011, quando saiu de linha para dar lugar ao malsucedido Sonic, que vinha do México.
A General Motors encerrou o seu vínculo com o Astra em 2017, quando vendeu a Opel ao grupo francês PSA Peugeot Citroën. Desde 2021, o modelo é construído a partir de uma plataforma desenvolvida pela PSA.
Opel Corsa
O Corsa tem história parecida com a do Astra. O compacto revolucionou o segmento de carros populares no Brasil, em 1994, quando a sua segunda geração estreou no país com qualidade de construção e acabamentos superiores em relação aos defasados Fiat Uno e Volkswagen Gol vendidos à época.
Também desenvolvido pela Opel na Europa durante o período no qual a marca alemã pertencia à GM, o Corsa chegou a ter variantes de quatro portas, sedan, perua e até picape. Em 2002, ganhou uma nova geração, que saiu de linha em 2012, substituída pelo Onix.
A exemplo do Astra, o Opel Corsa europeu também passou a ser projetado pela PSA. A geração atual tem até versão elétrica, construída sobre a plataforma compartilhada com o Peugeot 208.
Os carros mais vendidos da Alemanha em 2024:
- Volkswagen Golf – 100.183 unidades
- Volkswagen T-Roc – 75.398 unidades
- Volkswagen Tiguan – 67.507 unidades
- Skoda Octavia – 50.817 unidades
- Volkswagen Passat - 47.720 unidades
- Opel Astra – 47.601 unidades
- Opel Corsa – 43.467 unidades
- BMW X1 – 37.154 unidades
- Seat Leon – 37.129 unidades
- Volkswagen Polo – 36.757 unidades
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp
Por Guilherme Silva