Renault Arkana é SUV cupê que roda no Brasil escondendo segredo

Novo SUV cupê está longe do nosso mercado, mas novo motor aponta futuro não tão distante da marca
Diego Dias
Por
12.09.2024 às 20:55 • Atualizado em 27.11.2024
Compartilhe:
Novo SUV cupê está longe do nosso mercado, mas novo motor aponta futuro não tão distante da marca

A onda dos SUVs cupês de volume no Brasil poderia ter começado muito antes do VW Nivus, modelo que popularizou o segmento desde 2020. Para quem não se lembra, por muito tempo o Renault Arkana foi especulado para o Brasil e até cogitado, mas em 2023 a marca francesa descartou de vez a vinda do SUV cupê, como explicamos nesse artigo. Mas por que então o Renault Arkana foi flagrado recentemente no Brasil?

Você também pode se interessar por:

Como explicamos em uma matéria de pouco mais de um ano atrás, o Renault Arkana não vem para o Brasil. Basicamente, o cancelamento da vinda do SUV cupê ao país se deu por conta de custos, já que seria difícil posicionar o modelo em meio a outros SUVs à venda por aqui, como Toyota Corolla Cross produzido no Brasil, bem como outros como BYD Song Plus e Haval H6 HEV, de maior desempenho.

Renault Arkana novamente flagrado

Com porte um pouco maior que um Fiat Fastback, o Renault Arkana foi flagrado em Curitiba (PR) e teve sua imagem publicada pelo perfil @placaverde no Instagram. A imagem não deixa muito claro, mas parece que a unidade flagrada em questão se trata do modelo pré-facelift em relação ao vendido no mercado europeu, que por sua vez é comercializado em países vizinhos ao Brasil, como Uruguai e Colômbia, por exemplo.

Isso porque a traseira parece exibir o antigo losango clássico da Renault em vez do atual logo, que traz o mesmo formato, mas representado por linhas mais minimalistas. No restante, é o mesmo Renault Arkana de sempre, com a lanterna preenchendo boa parte da traseira com sua assinatura em LED marcante e o para-choque traseiro robusto.

Mas o que importa mesmo está debaixo do capô, já que a Renault provavelmente está utilizando o Arkana para rodar com sua motorização híbrida no Brasil. Importante lembrar que no final do ano passado a marca francesa anunciou um investimento de R$ 2,2 bilhões, aporte que terá como resultado oito novos carros até 2027, plano no qual inclui o Renault Kardian lançado em março deste ano e um inédito SUV cupê posicionado logo acima.

Emmaio de 2023, a Mobiauto antecipou com exclusividade sobre o novo motor híbrido flex que a Renault está desenvolvendo no Brasil. Tal propulsor está em testes e, provavelmente, é o mesmo conjunto que está debaixo do Arkana flagrado nesta semana.

Enquanto a Stellantis e a Volkswagen devem iniciar seu processo de eletrificação com a tecnologia híbrida-leve ou micro-híbrida, a Renault vai seguir um caminho diferente e começar pelo híbrido pleno, tal qual fez a Toyota com o Corolla lá em 2019.

Nas apurações que revelamos ano passado revelamos que tal motorização se trata do conjunto motriz que equipa os híbridos Clio E-Tech e Arkana E-Tech, esse último flagrado agora no Brasil. É o motor a combustão da família H4M, aquele mesmo 1.6 16V quatro-cilindros naturalmente aspirado utilizado em Duster, Oroch e Stepway vendidos no Brasil e que comercialmente atende pelo nome de SCe.

A questão é que, na versão híbrida deste motor 1.6, tal usina opera sob o ciclo Atkinson. Em suma, o motor de ciclo Atkinson aumenta a eficiência energética do motor e melhora o consumo de combustível, mas por outro lado reduz razoavelmente a potência e o torque.

Assim, o motor 1.6 H4M da Renault tem sua força reduzida de 118 cv (a 5.500 rpm) e 16,2 kgfm (a 4.000 rpm) com gasolina para 91 cv (a 5.600 rpm) e 14,7 kgfm (a 3.200 rpm). Mas temos um motor elétrico na jogada representado pelo propulsor de tração de 69 cv e 20,9 kgfm.

Dessa forma, a potência combinada é de 143 cv bebendo gasolina. Já quando abastecido com etanol, tal motor 1.6 híbrido flex em desenvolvimento no Brasil é esperado que o pico pode ficar entre 145 cv e 150 cv. A cereja do bolo mesmo será o consumo dessa motorização híbrida plena (que não depende de recarga externa): poderá chegar nos 20 km/litro.

 Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários