Ram Rampage Laramie 2.2 turbodiesel: o que saber antes de comprar uma

Vale a pena desembolsar R$ 284 mil pela versão topo de linha com o novo motor a diesel?
GS
Por
13.05.2025 às 15:40 • Atualizado em 24.06.2025
Compartilhe:
Vale a pena desembolsar R$ 284 mil pela versão topo de linha com o novo motor a diesel?

A Ram Rampage mal completou dois anos de mercado e já ganhou um novo motor a diesel como principal novidade da linha 2025 – que também trouxe a nova versão de entrada Big Horn. O propulsor de 2,2 litros foi adotado para que a picape intermediária atenda às novas regras de emissões do Programa de Controle de Emissões Veiculares (Proconve).

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

O novo 2.2 turbodiesel de quatro cilindros com injeção direta entrega 200 cv de potência e 45,9 kgfm de torque ante respectivos 170 cv e 38,8 kgfm do antigo 2.0 turbodiesel que a Rampage havia herdado da Fiat Toro.

Você atmbém pode se interessar por:

O câmbio automático de nove marchas fornecido pela ZF passou por ajustes na calibração e ganhou novos componentes para seguir gerenciando o propulsor em conjunto com o sistema de tração integral sob demanda.

O resultado é um conjunto mais eficiente em desempenho e consumo. De resto, a Ram Rampage Laramie segue sendo uma Fiat Toro mais refinada em termos de conteúdo e acabamento interno. Confira a seguir todos os detalhes da versão topo de linha como motorização a diesel da picape intermediária:

Preços da Ram Rampage (maio de 2025):

  • Rampage Big Horn 2.2 turbodiesel 200 cv AT9 4x4 – R$ 237.990
  • Rampage Rebel 2.2 turbodiesel 200 cv AT9 4x4 – R$ 270.990
  • Rampage Rebel 2.0 turbo gasolina 272 cv AT9 4x4 – R$ 270.990
  • Rampage Laramie 2.2 turbodiesel 200 cv AT9 4x4 – R$ 283.990
  • Rampage Laramie 2.0 turbo gasolina 272 cv AT9 4x4 – R$ 283.990
  • Rampage R/T 2.0 turbo gasolina 272 cv AT9 4x4 – R$ 299.990

Ram Rampage Laramie 2.2 turbodiesel – Principais características

Motor: 2.2 turbo de quatro cilindros a diesel com injeção direta, 200 cv de potência e 45,6 kgfm de torque.
Câmbio:
 automático de 9 marchas.
Tração: integral sob demanda.

Dimensões: 5.028 mm de comprimento, 1.886 mm de largura, 1.780 mm de altura, 2.994 mm de entre-eixos, caçamba de 980 litros e tanque de combustível de 60 litros.

Revisões até 60.000 km: R$ 4.603

Ram Rampage Laramie 2.2 turbodiesel – Pontos positivos

1. Motor: O novo motor, de fato, deu mais ânimo à picape. Embora o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h tenha diminuído apenas 1 segundo, de acordo com os dados de fábrica, a impressão é que a Rampage está bem mais disposta nas retomadas e ultrapassagens. Além do desempenho ter melhorado em relação ao do antigo 2.0 turbodiesel, o novo propulsor tem funcionamento mais silencioso e suave que o antecessor.

2. Suspensão: O conjunto independente nas quatro rodas confere um rodar bem mais confortável e preciso que o das desajeitadas picapes médias. Por conta disso, a Ram Rampage Laramie tem comportamento muito parecido com o de um carro de passeio.

3. Equipamentos: A Rampage Laramie é bem equipada de série, trazendo ar-condicionado automático digital de duas zonas, painel digital, central multimídia de 12,3 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay, carregador de celular por indução, chave presencial, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), assistente de permanência em faixa, sensor de ponto cego, faróis full-LED com acendimento automático, bancos revestidos de couro, entre outros. 

O único opcional da Ram Rampage Laramie 2.2 turbodiesel é o pacote Night (R$ 5 mil), que adiciona pintura preta brilhante nos retrovisores, nas rodas de 18 polegadas, nos emblemas da carroceria, na grade frontal e no para-choque traseiro. A forração da cabine também é na cor preta. As pinturas metálicas e perolizadas também são pagas à parte (R$ 2 mil cada), com exceção da tonalidade sólida vermelho Flame, que não tem custo adicional.

4. Capacidade de carga: Embora a Ram Rampage Laramie seja uma picape de porte intermediário e construída com estrutura monobloco, a sua capacidade de carga útil (1.015 kg) é bem próxima à das picapes médias com chassi de longarinas.

5. Consumo: As médias declaradas pelo Inmetro, que utiliza parâmetros mais rigorosos, são de 10,6 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada (o 2.0 turbodiesel fazia 9,8 km/l e 12,4 km/l, respectivamente). Durante a nossa avaliação, verificamos médias de 8 km/l em uso urbano e 15,8 km/l em rodovia.

6. Sistema de som premium: Fornecido pela Harman Kardon, o sistema com 10 alto-falantes e subwoofer proporciona ótima experiência na hora de curtir as listas de músicas dos aplicativos, que podem ser controlados pela central multimídia por meio das conexões Android Auto ou Apple CarPlay sem fio.

Ram Rampage Laramie 2.2 turbodiesel – Pontos negativos

1. Preço: Talvez este seja o principal ponto negativo da Ram Rampage Laramie. Apesar do bom nível de equipamentos e do novo motor, o preço sugerido de R$ 283.990 a coloca no mesmo patamar de picapes médias, que são maiores e construídas sobre chassis de longarinas, como a Ford Ranger XLS 2.0 turbodiesel automática 4x4 (R$ 274.900).

2. Espaço no banco traseiro: Pelo fato de ser derivada da plataforma Small Wide, compartilhada com a Fiat Toro e os Jeep Renegade, Compass e Commander, a Rampage tem uma cabine consideravelmente mais estreita que a das picapes médias. O espaço para as pernas de quem viaja no banco traseiro também é mais limitado.

3. Sistema de tração: Diferentemente das picapes médias, que utilizam tração 4x4 de acionamento temporário, a Ram Rampage conta com um sistema que atua sob demanda, entrando em ação automaticamente quando detecta a perda de aderência em uma das rodas. Esse pode não ser o recurso mais eficiente em uso extremo, que exige a entrega da força do motor às quatro rodas enquanto o sistema de tração 4x4 estiver acionado.

Ram Rampage Laramie 2.2 turbodiesel – Ficha técnica

Motor: 2.2 turbo de quatro cilindros com injeção direta, 16 válvulas, duplo comando no cabeçote com variação na admissão e escape, acionamento por correia dentada
Potência: 200 cv de potência a 3.500 rpm
Torque: 45,9 kgfm a 1.500 rpm
Peso/potência: 
9,76 kg/cv
Peso/torque: 42,5 kg/kgfm
Câmbio: 
automático de 9 marchas
Tração: 
integral sob demanda
0 a 100 km/h: 
9,9 segundos
Velocidade máxima: 
196 km/h

Consumo Inmetro: 10,6 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada

Dimensões: 5.028 mm de comprimento, 1.886 mm de largura, 1.780 mm de altura, 2.994 mm de entre-eixos, caçamba de 980 litros e tanque de combustível de 60 litros.

Dados técnicos: direção elétrica; suspensão McPherson (dianteira) e multilink (traseira); freios a discos ventilados na dianteira e discos ventilados na traseira; vão livre do solo, 22,3 cm; peso em ordem de marcha, 1.951 kg, pneus 235/65 R17.

Ram Rampage Rebel 2.2 turbodiesel 4x4 – Itens de série

  • Sete airbags
  • Controles de estabilidade e tração
  • Assistente de partida em rampas
  • Controle de cruzeiro adaptativo (ACC)
  • Frenagem autônoma de emergência
  • Sensor de ponto cego
  • Sensor de estacionamento traseiro
  • Assistência de permanência em faixa
  • Assistente de frenagem em descida
  • Rodas de liga leve de 18 polegadas
  • Pneus 235/60 R18
  • Ar-condicionado automático digital de duas zonas
  • Bancos do motorista e do passageiro com regulagem elétrica
  • Bancos de couro
  • Faróis e lanternas full-LED
  • Faróis de neblina com função de iluminação em curvas
  • Travamento automático das portas
  • Chave presencial
  • Partida remota do motor
  • Painel de instrumentos com display central de 10,3 polegadas
  • Central multimídia com tela de 12,3 polegadas
  • Android Auto e Apple Carplay sem cabo
  • Carregador por indução
  • Sistema de som Harman / Kardon com 10 alto-falantes e subwoofer
  • Luz na caçamba
  • Protetor de caçamba
  • Capota marítima
  • Monitoramento de pressão dos pneus
  • Limitador de velocidade
  • Grade frontal com acabamento cromado

O que saber antes de comprar

Este é um novo quadro da Mobiauto, que trabalha como um Guia de Compra para quem pensa em trocar de carro. Basta digitar o nome do veículo que deseja e a sequência “o que você deve saber antes de comprar um” no buscar, que saberá tudo o que precisa sobre o produto

 Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp