Por que SUVs e picapes a diesel seminovos estão encalhados e desvalorizando

Levantamento exclusivo da Mobiauto revela que desvalorização é puxada por alta do diesel, e que SUVs foram os que mais perderam valor
Renan Rodrigues
Por
17.04.2023 às 07:58 • Atualizado em 18.04.2023
Levantamento exclusivo da Mobiauto revela que desvalorização é puxada por alta do diesel, e que SUVs foram os que mais perderam valor

Os preços de carros, especialmente falando em veículos seminovos, está caindo. Um fator é o juro mais alto do mundo, que tem preocupado também a indústria automotiva, levando até a paralisação de fábricas. 

A redução nos preços é confirmada por um estudo minucioso da Mobiauto que envolve todos os estratos do mercado brasileiro. Para apurar essa variação de preços, a equipe fez uma média das cotações nos três primeiros meses de 2022 e repetiu a pesquisa no mesmo período deste ano. 

Você também pode se interessar por:

Na média de todo o mercado nacional, ao considerar seminovos 2020, 2021 e 2022, a depreciação neste período foi de 5,64%. Confira a desvalorização de cada categoria:

  • Furgão e Van: - 3,34%
  • Conversível: -3,83%
  • Hatch: -4,70%
  • Coupê: -5,16%
  • SW e Perua: -5,41%
  • Sedan: -6,24%
  • Monovolume: -7,04%
  • Picapes: -7,42%
  • SUV: -7,58%

Alta do diesel é vilã

Levantamento exclusivo da Mobiauto revela que desvalorização é puxada por alta do diesel, e que SUVs foram os que mais perderam valor

No entanto, chamou atenção da nossa área de estatísticas a desvalorização consideravelmente acima da média para picapes e SUVs. Procurando entender os motivos, a Mobiauto separou os modelos flex ou a gasolina dos movidos a diesel. 

Resultado: as picapes e os SUVs abastecidos com esse último combustível perderam 8,34% e 10,36% de valor, respectivamente. Na comparação com as médias gerais (-7,42 e -7,58%), nota-se o quanto as unidades a diesel perderam cotações.

Um dos grandes fatores, ainda de acordo com a pesquisa, está na expressiva alta do diesel, comparando com a gasolina. Enquanto o preço da gasolina subiu 5% no ano, o diesel subiu mais de 50%. 

Anuncie seu carro na Mobiauto 

No total, o levantamento considerou cotações de 18 veículos de 12 marcas diferentes. Confira abaixo os cinco que mais desvalorizaram: 

  • Ford Ranger Cabine Dupla 2022: - 13,09%
  • Toyota Hilux Cabine Dupla 2022: - 13,50%
  • Volkswagen Amarok 2020: -13,97%
  • Land Rover Discovery 2020: -14,48%
  • Mercedes-Benz GLC 220d 2020: -15,78%

Tem veículo valorizando

Levantamento exclusivo da Mobiauto revela que desvalorização é puxada por alta do diesel, e que SUVs foram os que mais perderam valor

Apesar os números revelados nesta pesquisa, nem todos perderam valor acima da média. Considerando a média entre as versões, cinco modelos registraram perdas inferiores aos 5,41%, entre eles, dois conseguiram ganhar valor de um ano para cá. Confira:

  • Toyota Hilux Cabine Simples 2020: 8,60%
  • Troller T4 2021: 1,08%
  • Mitsubishi Pajero Sport 2020: -4,33%
  • RAM 2500 2020: -4,59%
  • Mitsubishi L200 Triton Sport 2021: -5,23%

De acordo com Sant Clair Castro Jr., consultor automotivo e CEO da Mobiauto, a presença de Troller T4, mesmo fora de linha há dois anos, e RAM 2500, revelam a importância de atacar nichos específicos do mercado brasileiro. 


Comentários