Por que SUVs e picapes a diesel seminovos estão encalhados e desvalorizando
Os preços de carros, especialmente falando em veículos seminovos, está caindo. Um fator é o juro mais alto do mundo, que tem preocupado também a indústria automotiva, levando até a paralisação de fábricas.
A redução nos preços é confirmada por um estudo minucioso da Mobiauto que envolve todos os estratos do mercado brasileiro. Para apurar essa variação de preços, a equipe fez uma média das cotações nos três primeiros meses de 2022 e repetiu a pesquisa no mesmo período deste ano.
Você também pode se interessar por:
- Nova Ram Rampage revela seus primeiros detalhes em teaser
- Ford Ranger: brasileiro faz geração antiga virar nova com kit de R$ 31 mil
- Chevrolet S10: os principais problemas, segundo os donos
Na média de todo o mercado nacional, ao considerar seminovos 2020, 2021 e 2022, a depreciação neste período foi de 5,64%. Confira a desvalorização de cada categoria:
- Furgão e Van: - 3,34%
- Conversível: -3,83%
- Hatch: -4,70%
- Coupê: -5,16%
- SW e Perua: -5,41%
- Sedan: -6,24%
- Monovolume: -7,04%
- Picapes: -7,42%
- SUV: -7,58%
Alta do diesel é vilã
No entanto, chamou atenção da nossa área de estatísticas a desvalorização consideravelmente acima da média para picapes e SUVs. Procurando entender os motivos, a Mobiauto separou os modelos flex ou a gasolina dos movidos a diesel.
Resultado: as picapes e os SUVs abastecidos com esse último combustível perderam 8,34% e 10,36% de valor, respectivamente. Na comparação com as médias gerais (-7,42 e -7,58%), nota-se o quanto as unidades a diesel perderam cotações.
Um dos grandes fatores, ainda de acordo com a pesquisa, está na expressiva alta do diesel, comparando com a gasolina. Enquanto o preço da gasolina subiu 5% no ano, o diesel subiu mais de 50%.
No total, o levantamento considerou cotações de 18 veículos de 12 marcas diferentes. Confira abaixo os cinco que mais desvalorizaram:
- Ford Ranger Cabine Dupla 2022: - 13,09%
- Toyota Hilux Cabine Dupla 2022: - 13,50%
- Volkswagen Amarok 2020: -13,97%
- Land Rover Discovery 2020: -14,48%
- Mercedes-Benz GLC 220d 2020: -15,78%
Tem veículo valorizando
Apesar os números revelados nesta pesquisa, nem todos perderam valor acima da média. Considerando a média entre as versões, cinco modelos registraram perdas inferiores aos 5,41%, entre eles, dois conseguiram ganhar valor de um ano para cá. Confira:
- Toyota Hilux Cabine Simples 2020: 8,60%
- Troller T4 2021: 1,08%
- Mitsubishi Pajero Sport 2020: -4,33%
- RAM 2500 2020: -4,59%
- Mitsubishi L200 Triton Sport 2021: -5,23%
De acordo com Sant Clair Castro Jr., consultor automotivo e CEO da Mobiauto, a presença de Troller T4, mesmo fora de linha há dois anos, e RAM 2500, revelam a importância de atacar nichos específicos do mercado brasileiro.
Por Renan Rodrigues
Editor de conteúdo
Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.