Por que SUVs e picapes a diesel seminovos estão encalhados e desvalorizando
Os preços de carros, especialmente falando em veículos seminovos, está caindo. Um fator é o juro mais alto do mundo, que tem preocupado também a indústria automotiva, levando até a paralisação de fábricas.
A redução nos preços é confirmada por um estudo minucioso da Mobiauto que envolve todos os estratos do mercado brasileiro. Para apurar essa variação de preços, a equipe fez uma média das cotações nos três primeiros meses de 2022 e repetiu a pesquisa no mesmo período deste ano.
Você também pode se interessar por:
- Nova Ram Rampage revela seus primeiros detalhes em teaser
- Ford Ranger: brasileiro faz geração antiga virar nova com kit de R$ 31 mil
- Chevrolet S10: os principais problemas, segundo os donos
Na média de todo o mercado nacional, ao considerar seminovos 2020, 2021 e 2022, a depreciação neste período foi de 5,64%. Confira a desvalorização de cada categoria:
- Furgão e Van: - 3,34%
- Conversível: -3,83%
- Hatch: -4,70%
- Coupê: -5,16%
- SW e Perua: -5,41%
- Sedan: -6,24%
- Monovolume: -7,04%
- Picapes: -7,42%
- SUV: -7,58%
Alta do diesel é vilã
No entanto, chamou atenção da nossa área de estatísticas a desvalorização consideravelmente acima da média para picapes e SUVs. Procurando entender os motivos, a Mobiauto separou os modelos flex ou a gasolina dos movidos a diesel.
Resultado: as picapes e os SUVs abastecidos com esse último combustível perderam 8,34% e 10,36% de valor, respectivamente. Na comparação com as médias gerais (-7,42 e -7,58%), nota-se o quanto as unidades a diesel perderam cotações.
Um dos grandes fatores, ainda de acordo com a pesquisa, está na expressiva alta do diesel, comparando com a gasolina. Enquanto o preço da gasolina subiu 5% no ano, o diesel subiu mais de 50%.
No total, o levantamento considerou cotações de 18 veículos de 12 marcas diferentes. Confira abaixo os cinco que mais desvalorizaram:
- Ford Ranger Cabine Dupla 2022: - 13,09%
- Toyota Hilux Cabine Dupla 2022: - 13,50%
- Volkswagen Amarok 2020: -13,97%
- Land Rover Discovery 2020: -14,48%
- Mercedes-Benz GLC 220d 2020: -15,78%
Tem veículo valorizando
Apesar os números revelados nesta pesquisa, nem todos perderam valor acima da média. Considerando a média entre as versões, cinco modelos registraram perdas inferiores aos 5,41%, entre eles, dois conseguiram ganhar valor de um ano para cá. Confira:
- Toyota Hilux Cabine Simples 2020: 8,60%
- Troller T4 2021: 1,08%
- Mitsubishi Pajero Sport 2020: -4,33%
- RAM 2500 2020: -4,59%
- Mitsubishi L200 Triton Sport 2021: -5,23%
De acordo com Sant Clair Castro Jr., consultor automotivo e CEO da Mobiauto, a presença de Troller T4, mesmo fora de linha há dois anos, e RAM 2500, revelam a importância de atacar nichos específicos do mercado brasileiro.
Editor de conteúdo
Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.