Por que o Fiat Argo não vende tão bem como rivais Polo, Onix e HB20

Com 32 mil vendas a menos do que o líder da categoria, Fiat Argo só não faz mais sucesso porque a Stellantis tem estratégia diferente
SQ
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08.12.2023 às 13:00 • Atualizado em 12.11.2024
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Com 32 mil vendas a menos do que o líder da categoria, Fiat Argo só não faz mais sucesso porque a Stellantis tem estratégia diferente

O Fiat Argo é um bom carro e vende bem, mas só teve um momento de brilho em sua história. Foi durante a pandemia, quando o Chevrolet Onix ficou cinco meses sem produção e o Argo se tornou o hatch mais vendido do País. Hoje, se acomodou no quarto lugar do segmento.

Com 61.500 vendas entre janeiro e novembro de 2023, o Fiat Argo está bem distante do líder da categoria, VW Polo, que já acumula 93.246 vendas no mesmo período, segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). O Chevrolet Onix, com 91.204, e o Hyundai HB20, com 79.278, também disputam a liderança. Mas por que o Fiat Argo não vende tão bem quanto seus rivais?

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Dos quatro hatches citados, o Fiat Argo é o mais barato. Ele atua numa faixa que vai de R$ 81.000 a R$ 98.000, com uma opção de câmbio automático por R$ 94.500. Veja abaixo a faixa de atuação dos cinco hatches mais vendidos.

  • Fiat Argo - R$ 81.000 a R$ 94.500
  • Hyundai HB20 - R$ 82.900 a R$ 120.500
  • Chevrolet Onix - R$ 85.300 a R$ 115.200
  • VW Polo - R$ 87.000 a R$ 150.000

O fato de ser o mais barato, por incrível que pareça, é ruim para o Argo, pois ele deixa de atuar na faixa dos consumidores mais endinheirados, que efetivamente estão comprando carros no varejo. O Argo é o único dos quatro hatches que não tem motor turbo em sua linha.

Novamente, por quê? Se quisesse, a Fiat poderia equipar o Argo com o motor 1.0 turbo de até 130 cv que já está disponível nos modelos Pulse, Fastback e Strada. Mas a Fiat “não pode”. Por quê? A razão se chama Stellantis, ou mais exatamente Peugeot 208.

Na visão da Stellantis (dona das marcas Fiat e Peugeot), o Peugeot 208 é um carro mais competitivo para brigar no patamar superior do segmento B-Hatch. Por isso, ele custa de R$ 90.000 a R$ 115.000 e tem motor turbo. Embora esteja ainda mais longe da liderança, o Peugeot 208 já acumula 25.994 vendas em 2023.

Somando Fiat Argo e Peugeot 208, a Stellantis tem 87.494 registros no segmento B-Hatch, portanto apenas 3,7 mil a menos do que o Chevrolet Onix e 2,2 mil a mais do que o Hyundai HB20.

Há outro motivo para o Fiat Argo ficar dentro de uma caixinha na distante quarta posição da categoria: seu tamanho. Quando surgiu no mercado, em 2017, com 3.998 mm de comprimento, o Argo superava em tamanho o VW Gol (3.895 mm), o HB20 (3.925 mm) e o Onix (3.933 mm). Também era maior do que o Peugeot 208 (3.975 mm).

Mas todos os rivais tiveram novas gerações e/ou foram substituídos. Portanto, o Fiat Argo agora é o único desses cinco que tem menos de 4 m de comprimento.São diferenças mínimas, mas isso influi no posicionamento dos carros. Compare abaixo.

  • Onix - 4.163 mm
  • Polo - 4.074 mm
  • 208 - 4.055 mm
  • HB20 - 4.015 mm
  • Argo - 3.998 mm

O Fiat Argo, portanto, único que não ganhou nova carroceria, desempenha um papel dentro da Stellantis: serve de ponte entre o Fiat Mobi, (subcompacto que já emplacou 66 mil unidades até novembro), o Citroën C3 (quase 25 mil) e o Peugeot 208. Na soma dos três, a Stellantis tem 178.000 vendas. Não parece mal, embora o Argo esteja sendo sacrificado neste momento.

Este texto contém análises e opiniões pessoais do colunista e não reflete, necessariamente, a opinião da Mobiauto.

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