VW Polo: como hatch antes desprezado virou fenômeno de vendas

Depois da chegada da versão que substituiu o Gol, hatch da Volkswagen alcançou a liderança em vendas
SQ
Por
27.07.2023 às 14:45
Depois da chegada da versão que substituiu o Gol, hatch da Volkswagen alcançou a liderança em vendas

E o Volkswagen Polo, hein? Quem diria! De carro desprezado pela própria fabricante e estigmatizado pelos consumidores, acabou se tornando o novo líder de vendas em julho!

Líder, não. Líder disparado! Muitos, muitos e muitos carros à frente dos últimos campeões nacionais, Chevrolet Onix e Fiat Strada, e está dando um banho no Hyundai HB20. Será que a Volks finalmente achou um novo fenômeno de vendas?

Pode ser. Afinal, o fabricante alemão recuou do layoff na fábrica de Taubaté, SP, com o argumento de que o Polo está tendo muita procura no mercado. Até o dia 25 já eram mais de 12,5 mil emplacamentos, enquanto os rivais patinavam na casa dos 10 mil (HB20) ou dos 8 mil (Onix e Strada).

Você pode se interessar por:

Como se sabe, houve um momento em que nem a Volkswagen acreditava no Polo. Preferiu deixar o carro em “banho-maria” enquanto apostava suas fichas em três SUVs: T-Cross, Nivus e Taos. Dos três, só o T-Cross bombou no mercado.

Depois, para causar um certo burburinho, a Volkswagen fez uma propaganda que associava o Polo ao público LGBTQIA+. Como o Brasil é um país com muita gente preconceituosa, o carro ficou estigmatizado.

Mas a verdade é que o Polo deu a volta por cima desde a parte final do ano passado. A Volkswagen só fez coisas certas com o carro. Primeiro, apresentando o Novo Polo, com boas mudanças, inclusive a troca do motor 200TSI pelo 170TSI.

É verdade que houve perda de potência e torque, mas isso foi acompanhado de uma boa redução de preço na versão topo de linha. Melhor ainda: o Novo Polo ficou muito mais econômico do que o anterior.

A segunda grande tacada da Volks foi lançar o Polo Track. Apesar de muitos insistirem que a marca alemã terá um Gol SUV, alguns executivos já deixaram claro que o verdadeiro substituto do Gol é o Polo Track. E o carro ficou bom! Faltam equipamentos, claro, mas a ideia foi ter um carro de entrada mesmo.

Além disso, o Novo Polo também tem a versão GTS, com motor TSI 250. Ou seja: é a família de carros mais completa em seu segmento. Tem Polo para todos os gostos!

Da mesma forma que fazia com o Gol G4 e o Gol G5 quando o carro era imbatível no mercado, a Volkswagen passou a computar as vendas do Polo Track e do Novo Polo como um único produto.

Normal, pois outras marcas já fizeram isso. Um dos casos recentes foi o da GM, com o Onix Joy e o Novo Onix Hatch na linha Chevrolet.

Recentemente, com os incentivos do governo, o Volkswagen Polo passou a bombar nas vendas. Foi vice-líder em junho e está fechando julho disparado na liderança.

Resta saber se o esse bom momento no mercado é apenas passageiro ou se a Volkswagen finalmente achou um fenômeno de vendas com potencial para assustar a concorrência, como fez o Gol durante 27 anos seguidos, de 1987 a 2013.

Em breve saberemos! Deixe sua opinião sobre este momento do Volkswagen Polo: novo fenômeno de vendas ou cavalo paraguaio?

Este texto contém análises e opiniões pessoais do colunista e não reflete, necessariamente, a opinião da Mobiauto.

Comentários