Teste de segurança: como se saíram quatro dos SUVs mais vendidos do Brasil
O Volkswagen T-Cross segue como o SUV mais vendido do Brasil até abril. Mas o foco agora não são as vendas, mas sim a segurança dos SUVs que mais emplacaram no quarto mês desse ano no Brasil. Quantos desses modelos já passaram por um teste para averiguar sua segurança?
Como o título já adianta, dos 10 mais vendidos, apenas cinco dos modelos passaram por uma avaliação do Latin NCAP (Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe). O órgão é a entidade responsável por realizar os testes de segurança para os modelos vendidos no Brasil, por exemplo.
Veja como foi:
Volkswagen T-Cross
O mais recente a passar pelo teste foi o VW T-Cross, o qual obteve nota máxima, ou seja, cinco estrelas. Além de se sair bem nos impactos frontais e laterais, o SUV alemão foi avaliado quanto ao funcionamento dos seus seis airbags de série.
O T-Cross atingiu 92,31% de proteção para adultos,89,80% em proteção de crianças, 65,62% em proteção de pedestres e usuários vulneráveis das vias e 84,96% em sistemas de assistência à segurança
Volkswagen Nivus
O VW Nivus também recebeu cinco estrelas no Latin NCAP. Porém, estamos falando do Nivus antes da reestilização de 2024. O teste foi realizado em 2022 e o SUV conseguiu 92% de proteção para adultos, 92% para crianças, 49% de proteção para pedestres e 85% e sistemas de assistência de segurança.
Chevrolet Tracker
Também em 2022, foi a vez do Chevrolet Tracker passar pelo teste do Latin NCAP. 91% de segurança para adultos, 92% para criança, 54% para pedestres e 83% em assistentes de segurança. O resultado? Cinco estrelas.
Entretanto, há uma ressalva. No teste de impacto lateral, o SUV apresentou chamas do lado contrário ao impacto, próximo ao cinto de segurança. A Chevrolet chegou a realizar um recall para instalar uma proteção no isolador acústico do carpete próximos da coluna B.
Jeep Renegade
Esse é o teste mais polêmico e controverso. O Jeep Renegade foi testado em 2023 pelo Latin NCAP, que deu apenas uma estrela para o SUV. Porém, é preciso entender essa história.
No protocolo antigo, sem a análise de assistentes de segurança, o Renegade havia conseguido cinco estrelas no teste. No entanto, após a alteração no protocolo do Latin NCAP, com a inclusão da análise de assistentes de segurança, o SUV da Jeep recebeu a nota mínima.
Na ocasião, o Latin NCAP requisitou um Renegade para o teste, o que foi negado pela Jeep. Assim, o órgão comprou uma unidade do SUV ano 2021 no Panamá e realizou a avaliação polêmica de uma estrela.
Isso gerou uma explicação do Latin NCAP e praticamente invalidou o teste, já que em 2023 o Renegade já tinha algumas mudanças, inclusive seis airbags de série em vez dos dois inseridos no veículo testado.
O que é testado pelo Latin NCAP?
Entre os parâmetros utilizados pelo Latin NCAP estão:
- Teste de batida
- Controle eletrônico de estabilidade
- Frenagem autônoma de emergência
Nesses testes, os modelos são avaliados quanto à segurança oferecida para adultos e crianças a uma velocidade de 64 km/h em batidas frontais e a 50 km/h em batidas laterais. Outro ponto analisado é a proteção para pedestres em caso de colisão.
Dessa forma, ficaram de fora Toyota Corolla Cross, Honda HR-V, Hyundai Creta, Fiat Fastback, Jeep Compass e Nissan Kicks Play. No caso da Nissan, o novo Kicks que ainda não foi lançamento já foi testado pelo Latin NCap e obteve nota máxima, ou seja, cinco estrelas.
Confira a lista completa de emplacamentos:
1. Volkswagen T-Cross: 8.115
2. Toyota Corolla Cross: 6.232
3. Honda HR-V: 5.259
4. Hyundai Creta: 4.905
5. Fiat Fastback: 4.676
6. Jeep Compass: 4.542
7. Chevrolet Tracker: 4.297
8. Nissan Kicks Play: 3.896
9. Volkswagen Nivus: 3.615
10. Jeep Renegade: 3.380
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.