Patente da Honda pode prever dispositivo “anti-queda” no guidão
O registro de patentes é comum e corriqueiro na indústria motociclística. A prática serve para proteger as ideias e novas tecnologias que as fabricantes estão desenvolvendo, independentemente do estágio em que elas estiverem, tampouco precisam ter confirmação de que, de fato, serão implementadas nas motos. Portanto, nem tudo o que é visto nestes registros deve ser tomado como fato consumado. Porém, ainda assim, acompanhar estes movimentos pode servir para se ter uma ideia do que está por vir em termos de tecnologia na indústria.
E um caso interessante de se especular sobre foi levantado pelo site Ride Apart. A publicação americana flagrou um registro da Honda que, ao que parece (pelo menos para os editores do site), pode se referir a um dispositivo inédito de segurança nas motos para evitar quedas.
Você também pode se interessar por:
- CFMoto estuda trazer suas motos ao Brasil; veja quais poderiam vir
- Triumph lança supernaked com mais de 180 cv
- KTM pode correr risco de ir à falência se não encontrar investidor a tempo
- Honda Pop 110i é a moto mais barata do Brasil; veja preços até os R$ 30 mil
Segundo a análise do site, com base no desenho da patente, a Honda está trabalhando em um tipo de amortecedor de guidão com atuação elétrica. A primeira evidência para este palpite está na justificativa do dispositivo apresentado no registro, descrito pela Honda, que discorre sobre como veículos de duas rodas podem provocar desconfortos e riscos ao piloto pela natureza das trocas de direção sequenciais as quais uma moto está sujeita.
A descrição do dispositivo continua com um longo parágrafo técnico que diz, resumidamente, que o tal recurso aplicaria um torque no suposto amortecedor (aparentemente, por impulso elétrico) a partir de determinado ângulo do guidão, de inclinação e da velocidade da moto.
Ou seja, considerando que o tema da patente, ao que parece, é sobre segurança e que o dispositivo elétrico atuaria diretamente no amortecedor do guidão, com base em diversos dados em tempo real da moto, este conjunto de informações leva a crer que a tecnologia poderia servir para que o guidão recebesse um torque contrário ao sentido que o piloto estaria tentando virar a moto, caso este sistema detectasse a iminência de uma queda. Afinal, você já viu aqui na Mobiauto que a função doamortecedor de guidão é, justamente, ajudar no controle da moto, para mantê-laem trajetória segura, como nos casos das temidas “shimadas”.
Isto serviria, principalmente, em situações de baixa velocidade, quando um ângulo de esterçamento muito fechado da moto pode levar à sua queda. Faz mais sentido ainda se lembrarmos que a Honda já lançou a tecnologia e-clutch que atua eletronicamente na embreagem da moto para fazer as trocas de marcha. Um controle eletrônico no guidão para evitar esterçamento de risco em baixa velocidade junto com o controle eletrônico para não deixar a moto morrer (o e-clutch) parece uma solução inteligente para evitar quedas.
De qualquer maneira, ainda não há nenhuma informação oficial confirmando ou não esta especulação proposta pelo site Ride Apart.
Imagem: Reprodução/patentscope.