O inacreditável Veloster com cara de Civic e motor V8 Mercedes

Base e motor V8 de Mercedes-Benz Classe E + carroceria de Hyundai Veloster + frente de Honda Civic = a maior gambiarra já vista em um carro
Diego Dias
Por
03.07.2023 às 16:55
Base e motor V8 de Mercedes-Benz Classe E + carroceria de Hyundai Veloster + frente de Honda Civic = a maior gambiarra já vista em um carro

Estamos falando de uma mistura que envolve nada menos do que três carros de perfis totalmente distintos: Hyundai Veloster, Mercedes-Benz Classe E e Honda Civic. Dentre vários projetos já publicados aqui da Mobiauto, sem dúvidas este que você vai conferir adiante é um dos mais diferentes.

Foi essa a ideia de uma empresa de Campinas (SP), que aproveitou um antigo Mercedes-Benz Classe E da geração W210 como base para o projeto, utilizando tanto a plataforma como o motor V8 do sedan médio-grande alemão. Vale ressaltar que o trabalho ainda está em andamento, mas desde já um projeto desse desperta muita curiosidade.

Também pode te interessar:

Como é o Veloster-Mercedes-Civic

Lançado no Brasil em 2012, o Hyundai Veloster foi um cupê de três portas que fez sucesso por seu estilo no mercado nacional, mas que ficou devendo em relação ao desempenho, assim saiu de linha pouco tempo depois. Mas esse projeto tocado pela empresa Multirodas de Campinas, no interior de São Paulo, quer dar uma nova cara para o hatch - literalmente.

A base é do Mercedes-Benz Classe E W210, sedan médio-grande comercializado pela marca na década de 1990. Acredite: ela serviu de apoio para receber a carroceria do Hyundai Veloster, que foi adaptada por aqui, enquanto a dianteira foi transplantada diretamente de um Honda Civic de 10ª geração (famoso G10). Faróis, grade e para-choque, tudo veio do sedan japonês.

Com diferenças consideráveis de entre-eixos entre o Classe E e o Veloster, o capô teve que ser “esticado” com peças adaptadas e o visual ficou curiosamente harmônico. E se a dianteira veio do Civic, a traseira manteve as formas do cupê sul-coreano, mas recebendo um para-choque com um enorme difusor e quatro saídas de escape.

Embora o projeto esteja em andamento, ele vem ganhando forma e já tem até nome: Projeto Fusão e seu proprietário, Robson, vai contando o passo a passo no perfil @projetofusao no TikTok. Apesar da aparente “salada”, o mais interessante é que os três carros parecem estar bem alinhados, com direto a bodykit, o que nos levou a esse visual alargado na carroceria. Está previsto ainda uma saída de ar, logo atrás da caixa de rodas dianteira.

O carro três em um conta também com belas rodas de liga-leve de seis raios que, curiosamente, traz um conjunto com furação de seis furos sendo que o Mercedes originalmente tem rodas com cinco furos. É outro ponto que foi adaptado pela empresa responsável pelo projeto. Vale lembrar que tais rodas podem ser substituídas por um jogo aro 20 polegadas da Vossen no futuro.

Motor V8 Mercedes-Benz

Debaixo do capô será mantido o motor V8 original do Mercedes-Benz Classe E W210. Resta saber se o propulsor é um V8 4.2 do E 420 ou V8 4.3 do E 430, já que até o momento o projeto não teve suas especificações técnicas reveladas – ou talvez definidas.

O que podemos dizer é que o motor V8 Mercedes-Benz (sem assinatura da AMG, vale destacar) facilmente vai superar os 275/279 cv originais, já que em um dos vídeos é revelado que o Veloster receberá ao menos um turbocompressor para ganho de potência.

A potência original não chama a atenção hoje, já que temos hatches esportivos quatro-cilindros turbo próximos dos 300 cv atualmente. Por isso podemos esperar boas novidades desse motor V8 debaixo do capô do Veloster que, certamente, deverá ser mais leve que o Classe E original.

Podemos apostar também numa suspensão totalmente nova, com acerto mais firme do que conhecemos nos sedans da marca alemã nos anos 90. Agora é aguardar o resultado final dessa verdadeira salada deste carro 3 em 1 que, surpreendentemente, parece que vai render boas histórias.

Fotos:  TikTok @carrosbrasiil

Comentários