Novo VW Meteor: maior caminhão do marca, gigante aguenta até 125 toneladas

Confira detalhes da nova família de caminhões Volkswagen. Extrapesados transportam até 125 toneladas.
Camila Torres
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01.09.2020 às 17:54
Confira detalhes da nova família de caminhões Volkswagen. Extrapesados transportam até 125 toneladas.

Em meio à recuperação da crise causada pelo novo coronavírus, a Volkswagen faz o segundo grande lançamento do ano, logo após o SUV cupê Nivus. E ponha grande nisso: afinal, o extrapesado Meteor é o novo maior caminhão da marca no país.

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O modelo estreia a nova geração do motor MAN-D26 de 13 litros. O propulsor era fabricado apenas no continente europeu, até começar a ser produzido no Brasil. O novo motor, além de mais potente, teve redução significativa nos níveis de emissão de poluentes, segundo a fabricante.

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Preço VW Meteor

A nova família de extrapesados da Volkswagen é composta por Meteor 29.520 6×4, Meteor 28.460 6×2 e ainda o Constellation 33.460 6×4, que chega ao mercado com valores entre R$ 520.00 e R$ 590.000. Isso sem considerar o custo de equipamentos opcionais. 

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Conjunto mecânico 

O Volkswagen Meteor é munido do motor MAN-D26 seis-cilindros em linha 13.0 com duas opções de desempenho: 460 cv e 234,5 kgfm ou 520 cv e 254,9 kgfm. A caixa de câmbio pode ser de 12 ou 16 marchas e o extrapesado também conta com configurações 6x2 ou 6x4. 

Toda a nova gama é equipada com dois tanques, com capacidades entre 630 litros (dois de 315 litros, em plástico) e 940 litros (dois de 470 litros, em alumínio). O tamanho varia de acordo com o entre eixos escolhido. Vale citar que todas as configurações do Constellation contam com tanque de alumínio. 

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Três versões e inúmeras finalidades

VW Meteor 28.460 6x2: com semirreboques de três eixos com PBTC de 48,5 a 53 toneladas, essa versão pode atender mais de dez segmentos, segundo a fabricante. Entre eles estão: basculante, baú carga geral, baú frigorífico, carga seca, cegonheiro, graneleiro, porta-contêiner, sider, silo e tanque, entre outros.

VW Meteor 29.520 6x4: com combinações veiculares de carga de sete e nove eixos, com PBTC de 57 a 74 toneladas, esse veículo é destinado para o transporte de longa distância de cargas médias. 

VW Constellation 33.460 6x4: voltado para o segmento off-road e também a aplicações on highway, em uso misto e com PBTC e CMT de 74 e 125 toneladas, o modelo é ideal para o transporte de cargas pesadas em estradas de terra ou asfalto. 

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 Principais tens de série:

O VW Meteor conta com: freios EBS, que tem como função regular eletronicamente a pressão da frenagem, proporcionando paradas mais eficazes e com risco reduzido de as rodas travarem. 

Ajuste dos faróis, USB, tomadas 12V e 24 V e assistente de partida em rampa são outros itens que recheiam o modelo. As configurações 6x2 e 6x4 contam ainda com função ASR, para controlar a tração, rádio com tela de 7 polegadas e sistema multimídia opcional.

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Já o Constellation acrescenta itens como a função Rocking free, que é um auxílio para quando o veículo está atolado em terrenos com baixa tração, como areia ou lama. Esse sistema tem melhor aproveitamento quando casado com o bloqueio de diferencial e ATC Off, que estão disponíveis em todos os modelos da nova linha de extrapesados.

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Linha de caminhões VW

A estratégia da Volkswagen é crescer no segmento de caminhões, já que é o que mais se expande no Brasil, segundo a marca. Com o novo VW Meteor, a fabricante passa a oferecer uma gama completa de extrapesados de 3,5 a 125 toneladas, tornando-se a mais ampla do mercado.

Para se ter ideia da expressividade do lançamento da nova linha de extrapesados para a Volkswagen, antes da chegada do Meteor, a Volkswagen chegava ao máximo de 63 toneladas. 

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Investimento

Um time de aproximadamente 150 especialistas trabalhou nos últimos quatro anos no desenvolvimento da nova gama de caminhões. A Volkswagen investiu cerca de R$ 1 bilhão no projeto. 

Até uma nova linha de montagem de cabines de extrapesados foi feita para produzir o VW Meteor. A fábrica está localizada em Resende (RJ). São mais de 18 mil metros quadrados dedicados à produção do caminhão. 

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